"A Paz do Senhor Jesus. Eu gostaria que você escrevesse sobre as pessoas iguinorantes e que não estão nem interessados nos estudos da palavra e só aprenderam as gírias gospel que são, paz do senhor, o glória, vitória, mistério, varão, Varoa, abençoado, ungido, e outras mais. Eu creio que Deus vai te dar sabedoria pra escrever."
(Irmão Marcelo Rezende).
Resposta:
Caro irmão Marcelo Rezende, a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo. A bíblia tem todas as respostas suficientes para questões envolvendo fé e religião. E para sua sugestão não é diferente. Você está certo quando diz que os grupos religiosos falsos são cheio de "gírias Gospels". Como por exemplo:
"Vitória, mistério, varão, varoa, abençoado, ungido, e outras mais"
Apesar destas palavras aparecerem na bíblia, de fato estas coisas são usadas por grupos religiosos falsos como gírias. Mas, o pior de tudo isso é que eles confundem o fato de falarem estas coisas com fazer a vontade de Deus. E isto por quê? Porque coisas deste tipo é chamado na bíblia de "tradições religiosas". Não são mandamentos de Deus. O que Deus quer daquele que o deseja servir é que ele chegue ao pleno conhecimento da verdade:
"O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade" [1 Timóteo 2:4 ARA].
Deus quer que guardemos todos os seus mandamentos para nós:
"Quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus, para guardares todos os seus mandamentos que hoje te ordeno; para fazeres o que for reto aos olhos do SENHOR teu Deus" [Deuteronômio 13:18].
É da vontade de Deus que o homem guarde "todos os seus mandamentos". As gírias Gospels não são mandamentos de Deus. São hábitos praticados por aqueles que se entregaram à uma forma errada de religião, que eles confundem com o evangelho. Nenhum Cristão do primeiro século tinha o hábito de dizer coisas do tipo:
- É só vitória! Oi abençoado! Oi varoa! Etc.
Como já disse à cima a bíblia dá nome a estas gírias. Se chamam "tradições religiosas".
Mateus 15
2. Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.
3. Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?
Os fariseus eram ferrenhos praticantes de tradições religiosas. Não falavam estas gírias Gospels, pois elas são modernas. Contudo, transformavam em religião lavar as mãos para comer. Isso era parte da tradição religiosa deles. Ao se entregarem as estas coisas os fariseus se esqueciam de cumprir o que de fato Deus exigia, a observância dos seus mandamentos. discípulos verdadeiros de Jesus são transgressores de tradições religiosas. seguidores de tradições religiosas são transgressores dos mandamentos de Deus. O que eram as tradições dos anciãos? As tradições religiosas são mandamentos de homens.
Marcos 7
7. Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
8. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
Todos aqueles que se entregam a mandamentos e ensinamentos de homens estão seguindo tradições religiosas. Com isso negligenciam os mandamentos de Deus. Que é o que de fato deve ser praticado. Aqueles que se entregam as tradições religiosas estão vivendo em vão:
"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais" [1 Pedro 1:18].
A maneira "de viver que por tradição recebestes dos vossos pais", diz Pedro é "vossa vã maneira de viver". Pais aí são guias religiosos. Estes guias ensinam "tradição" religiosa; não os mandamentos de Deus. Quem recebe estas tradições se entrega a "vã maneira de viver". É o caso destes modernos grupos. Como você disse, eles não estão interessados no estudo cuidadoso das palavras de Deus, a fim de cumprí-las. Por isso com a tradição religiosa deles, recebida de falsos pregadores, fundadores de religião falsa, invalidam o mandamento de Deus:
"E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus" [Mateus 15:6].
Todas estas expressões, transformadas em religião, são entendidas errado por eles:
1. Varoa, Varão.
Para eles Varoa ou Varão é a mulher ou o homem de Deus. Este ensinamento não vem da bíblia. Na bíblia Varoa ou Varão é apenas uma designação para homem e mulher:
"Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada" [Gênesis 2:23 ARA].
Varão no hebraico é 'iysh. Significa "homem". Portanto, qualquer homem é um varão. E qualquer mulher é uma varoa.
2. Abençoado, abençoada.
Para eles os membros de suas seitas são abençoados. Outro conceito errado. De acordo com a palavra de Deus quem segue outro evangelho não é abençoado. É amaldiçoado:
"Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema" [Gálatas 1:9].
3. Vitória.
O conceito de vitória para eles é conseguir coisas neste mundo. O conceito cristão da bíblia é diferente. Vencedor é quem cumpre a vontade de Deus, e herdará a eternidade:
"Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono" [Apocalipse 3:21].
4. Ungido.
Para eles os seus falsos pastores são "ungidos". Na bíblia só tem um ungido: o filho de Deus:
"Levantaram-se os reis da terra, E os príncipes se ajuntaram à uma, Contra o Senhor e contra o seu Ungido" [Atos 4:26].
5. Mistério.
Essa é uma palavra que talvez eles nunca vão entender. Por isso para eles tudo é mistério. Mas o que a bíblia chama de mistério foi revelado no primeiro século para humanidade.
Romanos 16
25. Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,
26. Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé;
Os ensinamentos são muito claros. Qualquer pessoa que afirme estar seguindo a verdade, e não respeita esta verdade é mentirosa.
"Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus..." [1 Pedro 4:11].
Espero que tenha ficado claro para você, Deus te abençoe.
Irmão Anderson Veloso.
Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações:
Irmoveloso@yahoo.com.br
andersonvelosinho.av@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário