domingo, 11 de outubro de 2015

Crenças parecidas com a verdade. Parte 1


Existem muitas crenças parecidas com a verdade. Contudo, camuflam enganos para os olhares menos prescrutadores e para os biblicamente desinformados. Crenças parecidas com a verdade. Parecidas, não são a verdade. Apenas se parecem com ela. Por isso é possível um homem como Bob Marley, por exemplo, que acreditava na existência de Deus ao mesmo tempo fumava maconha; ele era adepto da crença "rastafári". Crença parecida com a verdade, mas carregada de engano. Por isso é possível que ele falasse de coisas como "Todo-Poderoso", "mandamentos do livro", "matar nossos profetas", ao mesmo tempo que tais coisas estavam ligadas a idéias erradas. 



Por haver crenças parecidas com a verdade é que as testemunhas de Jeová "crêem" na Bíblia, ao mesmo tempo que pregam que a terra não será destruída; contradizendo-a. Aos olhos de muitos, aos ouvidos de muitos, uma quantidade enorme de crenças, de grupos religiosos, se passam por verdadeiros. Mas são falsos. Por isso no dia em que Deus há de julgar a todos, tais crenças errôneas os tornará passíveis de punição eterna. Eles não poderão obter a vida eterna por elas, pois são crenças parecidas; não são a verdade. São caminhos que parecem, mas não são direitos:

"Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte" [Provérbios 14:12].

Parece direito, mas conduz a morte e a condenação eterna. Este é o caminho das crenças parecidas com a verdade. Ligada a este assunto Tiago faz uma declaração carregada de verdade profunda:

"Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?" [Tiago 2:14].

Porventura a fé pode salvá-lo? Esta pergunta de Tiago traz consigo uma verdade incontestável. Uma crença pode até mesmo parecer verdadeira, ao mesmo tempo que é falsa. Esta é a fé que não pode salvar. Esta é a fé que não pode agradar a Deus:

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" [Hebreus 11:6].

Sem fé é impossível agradar-lhe. Ou seja, sem a verdadeira fé. Crenças parecidas com a verdade não podem agradar a Deus. Somente a fé verdadeira pode satisfazer ao Pai. Somente a fé verdadeira pode salvar o homem da perdição eterna. Esta fé vem da verdadeira palavra de Deus:

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" [Romanos 10:17].

Por isso é impossível a um rastafári (através da sua crença) ser recebido no reino de Deus nos céus. Eles falam de um Deus Criador. Falam contra opressão, mas são cheio de idéias errôneas, que enganam os homens e os desviam da verdade de Deus revelada nas Escrituras Sagradas. Um exemplo disso são as crenças relacionadas ao seu fundador (Haile Salassier). 


Para os rastafáris, Haile Selassie é a "manifestação humana de Deus". Isso é completamente contra a verdade. Quem foi que assumiu a forma humana enviado da parte de Deus Pai? Com toda certeza não foi Haile Selassie.

Filipenses 2

7. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

8. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

A verdadeira manifestação humana de Deus aos homens foi a manifestação do Deus Unigênito, Jesus. Manifestação em carne, ocorrida à mais ou menos dois mil anos atrás:

"E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória" [1 Timóteo 3:16].

A crença rastafári eleva Haile Selassie a posição do filho de Deus; só na mente deles! Não há ninguém igual ao filho Unigênito do Pai celestial. Nosso Senhor Jesus Cristo possui o nome à cima de todos os demais nomes do universo físico e espiritual:

Filipenses 2

9. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;

10. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

11. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Uma coisa pode parecer verdadeira. Pode parecer direita. Contudo, crenças parecidas com a verdade não são Verdadeiras. Ainda que falem de Deus, de Jesus Cristo, como católicos e evangélicos, provados à luz dos ensinamentos da verdade fica claro que são crenças falsas; inventadas por homens e ditadas por demônios.

Vamos entender uma verdade clara mostrada na bíblia. Existe a possibilidade de você fazer coisas relacionadas a religião em vão. Você pode:

Crer em vão

"Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão" [1 Coríntios 15:2];

Adorar em vão:

Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens [Mateus 15:9]

Tomar o nome de Deus em vão

Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão [Salmos 139:20];

Ter um tipo de religião em vão:

"Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã" [Tiago 1:26].

É destas coisas que se constituem as crenças que se parecem com a verdade. Crença em vão. Usar o nome de Deus em vão. Adoração em vão. Religião vã. Agora, porque tais crenças parecidas com a verdade são vãs? Porque seus adeptos aprenderam e seguem doutrinas de homens:

Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens [Mateus 15:9].

Ensinamentos de homens não são mandamentos de Deus. Doutrinas dos homens podem, no máximo, se parecer com a verdade. Mas é mentira! Fé e crença falsas, que não podem salvar. Não são doutrinas vindas da parte de Deus. O homem não pode comer carne de porco, mas pode fumar maconha. Isso ensina a crença a rastafári. Doutrinas de homens ditadas por demônios. Deus tem que te abençoar com riquezas, ensina a igreja Universal do Reino de Deus. Doutrinas de homens ditadas por demônios. Campanhas de orações em montanhas, pois elas são lugares sagrados, ensinam os pentecostais. Doutrinas de homens ditadas por demônios. Você entende a lógica do raciocínio, amigo leitor? As crenças parecidas com a verdade são as que mais condenarão os homens no dia do Juízo.

Qual é a origem destas crenças, parecidas com a verdade, mas que são mentiras?

Estas mentiras disfarçadas de verdades têm um origem. Seu provocador é Satanás. Ele é especialistas na sabotagem. Por isso Paulo não ignorava suas armadilhas:

"Porque não ignoramos os seus ardis" [2 Coríntios 2:11].

As ciladas do diabo são astutas. Porém, a maioria da humanidade as ignora. Ele é um perigoso sabotador da verdade. Ele disfarça a mentira, e a faz parecer verdade. No Éden se disfarçou de serpente para enganar. Entrou no coração até mesmo de um Apóstolo, para desviá-lo do caminho. Hoje ele está nos líderes das religiões falsas. Nos pastores da ganância. Está nos lugares que as pessoas menos imaginam. No tráfico de drogas todo mundo sabe que ele está. Mas, quem pode percebê-lo nos programas evangélicos da televisão? Quem pode enxergá-lo no islamismo extremista? Quem pode perceber suas atividades através de pessoas que parecem inocentes, como as testemunhas de Jeová? Quem vai vê-lo nas loucuras dos pentencostais? Ou nos delírios rastafáris? Quem pode enxergar suas atividades nos milhares de grupos religiosos que parecem inocentes? Há quase dois mil anos atrás Deus, Nosso Pai, já havia mostrado ao Apóstolo São Paulo que seria assim:

2 Coríntios 11

14. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

15. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

Meu sincero desejo é que alguém possa entender e se libertar das crenças que parecem verdade.

Se Deus quiser continua.

Irmão Anderson Veloso.

Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações:

Irmoveloso@yahoo.com.br
andersonvelosinho.av@gmail.com

Nenhum comentário: