Vamos deixar uma coisa bem clara. Qualquer homem que aceita ser chamado, reconhecido, venerado como pastor é bem provavel que esteja no caminho errado.
E por quê?
Não existe tal título nas Escrituras Sagradas dado a homens. Por isso se o indivíduo aceita tal título tão claramente contra o que está escrito é muito provável que esteja no caminho errado. Se algo tão simples não é enxergado por tal homem, com certeza os demais assuntos do verdadeiro evangelho será distorcido por ele.
Qualquer pessoa que aceita o título de diácono, diaconisa, bispo, bispa, presbítero, Apóstolo, apóstola, pastor, Pastora, não está de acordo com a vontade de Deus. O modelo de igreja verdadeira é o registrado no Novo Testamento. Nele não foi ensinado por Jesus Cristo, nem seguido pelos apóstolos o uso de tais títulos, inclusive pastor.
O ensinamento dado a eles era claro:
Mateus 20
25. Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.
26. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;
27. E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;
28. Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.
Os títulos colocam aqueles que os possuem em posição superior aos que não os possuem. É contra o evangelho!
NÃO SERÁ ASSIM ENTRE VÓS.
Entre os primeiros cristãos não havia títulos. O ensinamento era:
KING JAMES
Mateus 23
8. Vós, todavia, não sereis tratados de ‘Rabis’; pois um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos.
9. E a ninguém sobre a terra tratai de vosso Pai; porquanto só um é o vosso Pai, aquele que está nos céus.
10. Também não sereis chamados de líderes, pois um só é o vosso Líder, o Cristo.
11. Porém o maior dentre vós seja vosso servo.
É muito claro!
VÓS TODOS SOIS IRMÃOS!
Os verdadeiros cristãos são membros do mesmo corpo. Todos são pedras dum mesmo edifício. Todos são partes da lavoura de Deus. Todos são irmãos. Não há títulos. O título é coisa inventada por homens de mentes erradas. As Sagradas Escrituras são suficientes para colocar esta mentira por terra. Contudo, antes de mostrar mais fatos bíblicos, vamos provar com alguns fatos históricos.
"...Não há um só versículo em todo NT que apóie a existência do moderno
pastor dos nossos dias! Ele simplesmente nunca existiu na igreja primitiva...Nem mesmo a imaginação de um homem alucinado conceberia o moderno ofício pastoral no cristianismo do século I...Até o século II a igreja não teve nenhuma liderança oficial. Tais lideranças nas igrejas do século I eram certamente raras... Não havia uma hierarquia entre eles...O vocabulário sobre liderança no NT não permite nenhuma estrutura piramidal... As coisas funcionaram assim até Inácio de Antioquia (35-107 d.C.) entrar em cena. Inácio foi a primeira figura da história da igreja a dar o primeiro passo no escorregadio e decadente caminho da fixação de um líder único na congregação. Pode-se atribuir a ele a gênese do cargo de pastor e da hierarquia na igreja moderna... Inácio elevou um dos anciãos acima dos demais. O ancião promovido era agora chamado de “o Bispo”... Em 107 d.C., Inácio escreveu uma série de cartas enquanto seguia para Roma antes de ser martirizado. Seis de suas sete cartas tratavam do mesmo tema. Estavam carregadas de uma exaltação exagerada à autoridade e à importância da posição do Bispo... Já pela metade do século III a autoridade do Bispo se calcificou em um ofício fixo. Então apareceu
Cipriano de Cartago (200-258 d.C.) aumentando o dano. Cipriano era um ex-orador pagão e mestre de retórica. Quando ele se fez cristão, tornou-se também um prolífico escritor. Contudo, ele nunca abandonou algumas de suas idéias pagãs... Já pelo século IV, esta hierarquia imposta dominava a fé cristã... A cultura greco-romana que rodeou os primeiros cristãos reforçou a gradação hierárquica que lentamente
infiltrou na igreja... Assim, pois, entre os anos 100 e 300 d.C., a liderança da Igreja adotou o governo romano como modelo" (Cristianismo pagão pág 67-73).
“...as palavras bispo, presbítero, e diácono estão armazenadas com associações de quase dois mil anos. Para as pessoas que utilizaram estas palavras no princípio, as funções destas posições não poderiam significar mais do que inspetores, anciãos e ajudantes... Foi
quando significações teológicas inadequadas começaram a ser associadas a elas que a distorção do conceito do ministério cristão começou...” (Richard Hanson, Christian Priesthood Examined (Guildford and London: Lutterworth Press, 1979), pp. 34-35.).
Para maiores detalhes sobre este moderno título errado a que chamam "pastor" leia o livro CRISTIANISMO PAGÃO. Ali seu autor mostra muitos fatos históricos que comprovam que tal título moderno tem sua origem no paganismo. Portanto, não vieram das Escrituras Sagradas. Vamos provar:
EFÉSIOS 4
11. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.
ELE MESMO DEU UNS... PARA PASTORES.
A mente errada de muitos se apressa a usar está declaração para justificar a intitularização de homens. Vamos ler a bíblia direito! Isso aqui não é título. São dons. São funções. Basta se concentrar no verbo "DEU". Ele está conectado a mais uma palavra nos versículos anteriores. Veja:
EFÉSIOS 4
7. Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
8. Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.
A lista do versículo onze se refere a dons. Veja as expressões:
MEDIDA DO DOM DE CRISTO.
DEU DONS AOS HOMENS.
Deu dons, dos quais "pastores" estão inclusos. Não tem nada a ver com títulos. Pois, de acordo com a profecia, quando se cumprisse o estabelecimento da nova aliança só haveria um com título de pastor:
EZEQUIEL 34
23. E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor.
UM SÓ PASTOR.
ECLESIASTES 12
11. As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias, que nos foram dadas pelo único Pastor.
ÚNICO PASTOR.
A profecia se refere a nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é o único que possui este título:
1 PEDRO 2
25. Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.
É Falsos pastores do Brasil a situação de vocês é complicada! Mas, ainda há tempo para se arrependerem, e desistirem desse erro, e de tantos outros, a que se entregaram. E, isso se vocês fizeram tais coisas por ignorância. Do contrário...
Parte 1...
Se Deus quiser mais....
Irmão Anderson Veloso.
Vocês que estão acompanhando os estudos e querem aprender a verdade com mais profundidade faz contato conosco...
Email: irmoveloso@yahoo.com.br
Visite nossa página no facebook:
Está na bíblia?
Nenhum comentário:
Postar um comentário