As línguas que os cristãos da bíblia falaram não tem nada a ver com sílabas desconexas faladas por grupos religiosos pentecostais, neopentecostais e carismáticos. Quem são estes grupos que dão ênfase a produção de tais sons sem sentido?
Segue-se a baixo uma lista com alguns dos seus nomes:
Assembléia de Deus;
Igreja do evangelho quadrangular;
Igreja pentecostal Deus é amor;
Igreja de Deus pentecostal;
Igreja pentecostal em obra de restauração;
Igreja pentecostal o Brasil para Cristo;
Igreja metodista wesleyana;
Congregação Cristã;
Igreja de Nova vida;
Igreja batista nacional.
Igreja presbiteriana renovada do Brasil;
Ministério apascentar;
Comunidade sara a nossa terra;
Igreja renascer em Cristo;
Renovação carismática católica.
Etc.
Todos estes grupos adotaram o hábito de pronunciar sons completamente sem sentido. São sílabas desconexas.
"Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar" [1 Coríntios 14.9].
Se as palavras não tiverem sentido, diz Paulo "como se entenderá o que se diz?". E, isso ele diz a cerca de "palavras". O que os grupos mencionados à cima pronunciam não pode ser chamado de palavras. São sons sem sentido. Completamente sem nexo. Sílabas desconexas. Definitivamente não tem nada a ver com as línguas que foram faladas pelos primeiros cristãos. De acordo com o Apóstolo eles estão "como que falando ao ar".
Na igreja verdadeira tem uma maneira correta de se falar em público:
"Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida" [1 Coríntios 14.19].
As palavras faladas devem ser palavras inteligíveis. A fim de que se "possa também instruir os outros". Os pentecostais e neopentecostais, porém, insistem num falatório sem sentido. Por isso o que eles chamam de línguas estranhas não é o mesmo que está na bíblia.
De onde surgiu está loucura deles?
Dos fundadores das seitas pentecostais.
E estes fundadores, de onde tiraram essa loucura?
Tiraram da idéia errada que formaram da expressão "LÍNGUAS ESTRANHAS" que aparece em traduções brasileiras da bíblia.
As línguas pentecostais não estão na bíblia da maneira observada e praticada por eles. São sílabas sem objetivo. As línguas que os primeiros discípulos falaram tinham um objetivo: "convencer os infiéis".
Para provar:
"De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis" [1 Coríntios 14.22].
as línguas são um sinal... para os infiéis. É transparente, muito claro. Se assim o é, essa língua tem que fazer sentido:
1 Coríntios 14
6. E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, de que vos aproveitarei, se vos não falar ou por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina?
7. Ora, até as coisas inanimadas, que emitem som, seja flauta, seja cítara, se não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca na flauta ou na cítara?
8. Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?
9. Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.
10. Há, por exemplo, tantas espécies de vozes no mundo, e nenhuma delas sem significação.
11. Se, pois, eu não souber o sentido da voz, serei estrangeiro para aquele que fala, e o que fala será estrangeiro para mim.
Os instrumentos devem formar sons distintos. A trombeta deve produzir o som certo para a batalha. O sentido da voz tem de ser sabido. As línguas das Escrituras tem sentido. A partir do momento que foi dada para convencer os infiéis ela possui sentido.
Se essa língua faz sentido só pode ser idioma. Logo, o que a bíblia chama de línguas estranhas são idiomas humanos. Vamos analisar o que realmente está na bíblia.
Qual é o sentido original da palavra "línguas "?
Em todas as passagens do novo testamento em que aparece a palavra "línguas" o termo grego é "glossa". E, a tradução dessa palavra significa "idioma".
É um idioma humano. Por isso que está escrito:
"Está escrito na lei: Por gente doutras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o SENHOR" [1 Coríntios 14.21].
"por gente doutras línguas". Quer dizer de outros idiomas. Essas foram as línguas faladas sobrenaturalmente pelos primeiros cristãos. Falaram idiomas humanos sem tê-los aprendido:
Atos 2:
4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
5 E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6 E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
7 E logo todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê? Não são galileus todos esses homens que estão falando?
8 Como pois os ouvimos cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
9 Partos e medas, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judeia, e Capadócia, Ponto e Ásia,
10 E Frígia e Panfília, Egipto e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
11 Cretenses e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
começaram a falar noutras línguas.
os ouvia falar na sua própria língua.
ouvimos cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos.
É muito claro. Agora, os pentecostais, neopentecostais e carismáticos podem falar que as supostas línguas que falam são ensinadas na bíblia? Absolutamente não está na bíblia! O que está neles não vem da parte de Deus, porque não vem de suas palavras escritas. Então o que está neles? O espírito da loucura!
" Ele morrerá, porque desavidamente andou, e pelo excesso da sua loucura se perderá" [Provérbios 5.23].
Excesso da sua loucura.
Excesso da sua loucura
irmão Anderson Veloso
Veja também nesse mesmo blog:
Igreja pentecostal. Parte 1:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/07/igrejas-pentecostais-sao-muitas.html?m=1
Igreja pentecostal. Parte 2:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/10/igreja-pentecostal-parte-2.html?m=1
Igreja pentecostal. Parte 3:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/10/igreja-pentecostal-parte-3.html?m=1
Irmão Anderson Veloso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário