No mundo antigo já haviam crenças parecidas com a verdade. No tempo em que viveram os profetas, nos dias de Jesus Cristo aqui na terra, no tempo dos apóstolos, a humanidade já sofria com as mentiras que Satanás disfarçou de verdade. Lembre-se que o Diabo já vinha desde a rebelião no céu desenvolvendo a arte do engano:
"E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho" [Apocalipse 12:4].
Para ele fazer crenças erradas parecer com a verdade conta com uma sabedoria maior do que a de Daniel:
"Eis que tu és mais sábio que Daniel; e não há segredo algum que se possa esconder de ti" [Ezequiel 28:3].
Ele é enganador com Sabedoria maior do que a de Daniel. Enganou um terço dos anjos, enganou Eva no Éden e engana todo o mundo, fazendo crenças erradas se parecerem com a verdade.
"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele" [Apocalipse 12:9].
Os povos antigos foram ludibriados por ele, pois já no mundo antigo se proliferavam as crenças erradas parecidas com a verdade. Para os egípcios a sua mitologia falsa era a verdade; acreditavam em Amon-rá, Ísis, Seth, Hórus, etc. O mesmo para os assírios, babilônios e gregos; que também tinham seu conglomerado de crenças erradas que se passavam por verdade. Religiões há hoje em dia que há milênios atrás já existia. O Zoroastrismo, por exemplo, é uma crença milenar que já existe mesmo antes da vinda de Jesus Cristo.
"antiga religião persa fundada no VII a.C. por Zoroastro (ou Zaratustra), caracterizada pelo dualismo ético, cósmico e teogônico que implica a luta primordial entre dois deuses, representantes do bem e do mal, presentes e atuantes em todos os elementos e esferas do universo, incluindo o âmbito da subjetividade e das relações humanas" (fonte: google).
O Zoroastrismo é uma crença parecida com a verdade, pois acreditavam na luta entre o bem e o mal; acreditavam na imortalidade da alma, no paraíso e no juízo final. Inclusive há quem acuse, injustamente, que as crenças cristãs foram influenciadas pelo Zoroastrismo.
(veja para maiores informações: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Zoroastrismo)
Outra crença muita antiga na humanidade é o budismo. Existe também muito antes da vinda de Jesus Cristo à terra. Os profetas bíblicos viveram em épocas nas quais estas crenças parecidas com a verdade já enganavam a muitos. Mesmo dentro da Israel antiga os profetas já combatiam contra movimento religioso falso que se passava por verdadeiro:
"Porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são guiados são destruídos" [Isaías 9:16].
Desde a antiguidade Deus também já se mostrava avesso áqueles que seguiam crenças falsas, inventadas, de ensinamentos e linguagem própria:
Não procederás desse modo para com o SENHOR, o teu Deus! Pois esses povos pagãos ofereciam a seus deuses tudo o que é abominação aos olhos de Yahweh: tudo o que Ele odeia e rejeita, como queimar seus próprios filhos e filhas em sacrifícios a seus ídolos [Deuteronômio 12:31 KJV];
Sim, declara Yahweh, estou contra os profetas que com as próprias línguas declaram oráculos [Jeremias 23.31 KJV].
Nos dias de Nosso Senhor Jesus Cristo aqui na terra, ele deixou muito claro que todas estas religiões que vieram antes dele eram falsas; apesar de muitos confundí-las com a verdade:
"Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram" [João 10:8].
Ainda no tempo de Jesus aqui na terra ele combateu ferrenhamente contra estas crenças parecidas com a verdade. A mais agressiva delas, os fariseus. Eram capazes de fazer viagens religiosas para converter pessoas à uma crença parecida com a verdade. Contudo, eles e os seus convertidos eram representantes do inferno, filhos do diabo:
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós [Mateus 23:15]
O que é um prosélito? É um convertido. Nosso Senhor Jesus afirma que tem convertidos que são duas vezes mais filhos do inferno do que aqueles que o chamaram a conversão. Quem são esses? são falsos pregadores. No tempo de Jesus eram os fariseus. Eles alegavam ser filhos de Abraão (Jo 8.33) e filhos de Deus. Jesus, porém, os chama de filhos do diabo (Jo 8.44). Os convertidos deles eram duas vezes mais filhos do inferno do que eles. Por quê? Por darem ouvidos a eles. Um fato interessante, ao mesmo tempo estarrecedor, é que esses pregadores do diabo percorrem a terra em sua missão de enganar.
Através das crenças parecidas com a verdade Satanás atravessou o mundo antigo e chegou aos nossos dias aqui no mundo Moderno. Ele continua mascarando a mentira em forma de verdade. O Apóstolo São João chama estas mentiras disfarçadas de verdade de profundezas de Satanás:
"Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei" [Apocalipse 2:24].
Contudo não se pode esquecer que nenhuma mentira vem da verdade. Por isso estes grupos religiosos se constituem fraude:
"Portanto, não vos escrevo porque vos falta o conhecimento da verdade, mas justamente porque a conheceis e, porquanto, nenhuma mentira tem origem na verdade" [1 João 2:21 KJV].
Quem são estes grupos religiosos falsos, cujas crenças são mentiras disfarçadas de verdade? Como diz o adágio popular "vamos dar nomes aos bois".
Zoroastrismo, budismo, hinduismo, Jainismo, xintuismo, Igreja católica romana, islamismo, igrejas protestantes, luterana, anglicana, presbiteriana, batista, metodista, igrejas pentecostais, igreja adventista, igreja Mórmon, testemunhas de Jeová, igreja Universal do Reino de Deus, igrejas neopentecostais, e tantos outros grupos. Se você pertence a estes grupos saia fora o mais rápido possível. Dê uma chance a sua alma! Estes grupos são falsos, apesar de muitos confundí-los com a verdade.
Por que eles são falsos?
Porque se desbocam em mentiras.
"A testemunha verdadeira livra as almas, mas o que se desboca em mentiras é enganador" [Provérbios 14:25].
Por que se desbocam em mentiras?
Porque são línguas enganadoras.
"SENHOR, livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora" [Salmos 102:2].
Por que são línguas enganadoras?
Porque mudam a verdade de Deus em mentira.
"Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém" [Romanos 1:25].
Por que mudam a verdade de Deus em mentira?
Porque não se conformam com a doutrina verdadeira.
"Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade" [1 Timóteo 6:3].
Das crenças erradas parecidas com a verdade, todos os seus falsos pregadores e todos os seus seguidores irão de mal a pior.
"Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados" [2 Timóteo 3:13].
Irão de mal a pior, porque distorcem as palavras de Deus nas Escrituras Sagradas para sua perdição e para perdição dos seus ouvintes.
"Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição" [2 Pedro 3:16].
Em breve mais, se Deus quiser
Irmão Anderson Veloso.
Veja também:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/07/pensamentos-do-diabo-em-forma-de-amor.html?m=1
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/10/crencas-parecidas-com-verdade-parte-1.html?m=1
Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações:
Irmoveloso@yahoo.com.br
andersonvelosinho.av@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário