quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Resposta ao irmão Fábinho Siqueira.


Será que Deus sabe o que vamos fazer amanhã, ou daqui a quinze dias, ou um ano? Porque Deus criou o diabo? Porque deu a alguns pastores ministérios que escandalizam? Porque as guerras? Porque as corrupções?

(Irmão Fabinho Siqueira)

Caro irmão Fabinho Siqueira as palavras de Deus nas Escrituras Sagradas respondem a todas as questões necessárias envolvendo fé e religião. Não é diferente para os seus questionamentos. Suas perguntas são perfeitamente respondidas pela bíblia. Devo lhe dizer que é sábio da parte de um homem questionar e duvidar, para que assim ele possa chegar a verdade. O próprio Deus nos convida aos questionamentos a fim de chegarmos ao conhecimento correto:

"Todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam; quem dentre eles pode anunciar isto, e fazer-nos ouvir as coisas antigas? Apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem, e se ouça, e se diga: Verdade é" [Isaías 43:9].

E porque Deus convida as nações a investigarem e a questionarem as coisas, a fim de obter a verdade final, como ela é?

Porque é a vontade de Deus que os homens cheguem ao pleno conhecimento da verdade:

"o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade" [1 Timóteo 2:4 ARA].

Contudo, você deve lembrar que não é qualquer pessoa que pode te ensinar a palavra de Deus como ela realmente é, pois existem guias religiosos que a palavra de Deus não está com eles:

"E até os profetas serão como vento, porque a palavra não está com eles..." [Jeremias 5:13].

"A palavra não está com eles". Por isso que na profecia de Isaías Deus pergunta: "quem dentre eles pode anunciar isto, e fazer-nos ouvir as coisas antigas?"
Vamos lembrar também que a resposta verdadeira vem da boca do Senhor:

"Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da boca" [provérbios 16:1].

"mas do SENHOR a resposta da boca" . O que sai da boca de Deus é a sua palavra, revelada na bíblia e dada aos profetas antigos, ao nosso Senhor Jesus Cristo e aos apóstolos do primeiro século. Estando claro isso, vamos as suas perguntas.

1. Será que Deus sabe o que vamos fazer amanhã, ou daqui a quinze dias, ou um ano?

O Deus Todo-Poderoso é aquele que anuncia o fim desde o começo.

"Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade" [Isaías 46:10].

O que significa anunciar o fim desde o começo? Significa que Deus já sabia até o que você vai fazer daqui a cinco minutos, por exemplo, ir ao banheiro? Deus sabia que você ia ao banheiro daqui a cinco minutos? Não, não é isso que significa anunciar o fim desde o começo. As coisas que ele anuncia antes que elas venham a acontecer estão relacionadas, segundo ele, ao "meu conselho" e a "toda minha vontade". Isso significa dizer que tem coisas relacionadas a nós que não se passam pela mente de Deus. E, isso está na bíblia:

"Porque edificaram os altos de Baal, para queimarem seus filhos no fogo em holocaustos a Baal; o que nunca lhes ordenei, nem falei, nem me veio ao pensamento" [Jeremias 19:5].

Quem está falando neste versículo é o próprio Deus nosso Pai. Ele diz que os israelitas fizeram coisas que não se passaram pela mente dele: "nem me veio ao pensamento". Quem poderá contestar que Deus disse que os atos praticados por eles não se passaram pela mente de Deus? Agora, Deus foi perfeitamente capaz de ver o que eles fizeram. Isso deixa claro que tem coisas que Deus permite a você resolver, não se passando, necessariamente, pelo pensamento dele o que será feito por você no próximo minuto.

Você entende?

2. Por quê Deus criou o diabo?

Em nenhuma passagem da bíblia está escrito que Deus criou o diabo. Vamos lembrar que tudo que Deus criou é bom:

"E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto" [Gênesis 1:31].

"Viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom". Toda criação de Deus é boa, como também todas as criaturas que ele criou:

"Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças" [1 Timóteo 4:4].

Levando em consideração que "toda criatura de Deus é boa", podemos concluir que Deus não criou o diabo. Deus criou os anjos. E estes são criaturas boas, como boas foram as criaturas criadas na terra. Assim sendo, Deus criou um anjo bom. De acordo com a bíblia perfeito e cheio de formosura:

"... Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura" [Ezequiel 28:12].

O diabo é o resultado da sua rebelião a Deus. Ele se fez Satanás e pai da mentira. Para você entender isso convém dizer que, o que aconteceu com ele foi o mesmo que aconteceu com o homem. Deus fez ambos retos, mas eles se fizeram mal:

"Eis que isto tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas os homens buscaram muitos artifícios" [Eclesiastes 7:29].

Deus fez o homem reto. Foi o homem que se fez errado. O mesmo aconteceu com o anjo que hoje é chamado de satanás. Ele se fez errado. Lembre-se, nunca se esqueça tudo que Deus fez é bom:

"Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens... Tudo fez formoso em seu tempo" [Eclesiastes 3:10-11].

Tudo fez formoso. Você entende, irmão?

3. Porque deu a alguns pastores ministérios que escandalizam?

Deus não Deu ministério a estes pastores que escandalizam seu reino. Eles são falsos pastores, mercenários como diz a bíblia:

"Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas" [João 10:12].

O mercenário, diz o apóstolo João, "não é pastor". Por isso eles trazem escândalos. E não somente isso, e muito pior do que isso, eles ensinam falsas doutrinas e chamam estas falsas doutrinas de palavra de Deus. Portanto, não foi o Pai de Jesus Cristo quem deu ministério a eles. Quem os levantou foi Satanás. E, isto foi previsto pelo Apóstolo Paulo que aconteceria, ou seja, ministros seriam levantados pelo diabo, porém ministros disfarçados. São impostores. Vamos ler:

2 Coríntios 11

13. Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
14. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

É muito claro! São farsantes. Obreiros fraudulentos, fingindo ser de Cristo. Mas não são.

4. Por quê as guerras?

As guerras são basicamente a disputa pelo certo e pelo errado. Assim sendo, se alguém vem assaltar um país, por exemplo, é perfeitamente correto que esta nação se defenda. Neste caso a nação que assalta luta pelo errado. A nação que se defende luta pelo certo, por legítima defesa. Neste aspecto o rei Davi guerreva as guerras do senhor:

"Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão, porque certamente fará o SENHOR casa firme a meu senhor, porque meu senhor guerreia as guerras do SENHOR, e não se tem achado mal em ti por todos os teus dias" [1 Samuel 25:28].

Por que as guerras? Porque uma força do mal instiga para o errado. Quem é essa força? O diabo. Não se esqueça também que até o fim estão determinadas guerras pela profecia da bíblia:

"... e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações" [Daniel 9:26].

A guerra também é um sinal da volta de Jesus Cristo:

"E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim" [Mateus 24:6].

Mas não se esqueça que Deus é aquele que faz cessar as guerras:

"Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo" [Salmos 46:9].

E Ele determinou um tempo para que elas cheguem ao fim.

5. Por que a corrupção?

A corrupção existe porque o coração do homem é mau e ganancioso.

"E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente" [Gênesis 6:5].

"Toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má", por isso existe a corrupção. E existirá até o dia da volta de Jesus Cristo. Somente quando Jesus voltar a justiça será estabelecida por um tempo na terra, pois ele pegará as nações "e as regerá com vara de ferro" (AP 19.15). Estas são as respostas da bíblia para os seus questionamentos, espero que tenha ficado entendido.

Irmão Anderson Veloso.

Você tem alguma dúvida concernente as coisas de Deus? Nos envie sua pergunta:

Irmoveloao@yahoo.com.br

Veja também:

Resposta ao irmão Marcelo Rezende:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/10/resposta-ao-irmao-marcelo-rezende.html?m=1

Existe título de pastor?:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/07/existe-titulo-de-pastor.html?m=1

Existe apóstolo hoje?:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/07/no-brasil-existem-muitos-homens-auto.html?m=1

SALVAÇÃO SEM MERECIMENTO. Parte 5



Deus pode ou não voltar atrás duma decisão predestinada, predeterminada por ele a alguém especificamente?

Na mente errada dos calvinistas isso é improvável, quando defendem a predestinação absoluta. visto que, esta corrente defende que Deus predestinou indivíduos, incondicionalmente. Uns para serem salvos, outros para serem condenados; não dependendo do homem a escolha do seu destino final. Mas, vamos chamar como testemunhas três episódios na bíblia, que provam que o Pai celestial pode, sim, voltar atrás duma decisão antes determinada. E, a isso, a própria Escritura Sagrada nos respalda:

"Uma só testemunha contra alguém não se levantará por qualquer iniqüidade, ou por qualquer pecado, seja qual for o pecado que cometeu; pela boca de duas testemunhas, ou pela boca de três testemunhas, se estabelecerá o fato" [Deuteronômio 19:15].

Pela boca de três testemunhas, se estabelecerá o fato. Então quero invocar três episódios como testemunhas para estabelecer o fato de que Deus pode voltar atrás duma decisão antes determinada por ele. O primeiro ocorreu durante a peregrinação dos hebreus no deserto. O segundo, na antiga capital da Assíria, Nínive. O terceiro durante a história dos reis de Israel. Vamos ler:

Êxodo 32

9. Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
10. Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.
11. Moisés, porém, suplicou ao SENHOR seu Deus e disse: O SENHOR, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?
14. Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.

Preste atenção a declaração: "o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer". Deus aqui voltou atrás ou não duma decisão antes determinada? É claro que voltou. O mesmo aconteceu ao ninivitas, quando deram ouvidos a pregação de Jonas. O que estava determinado para eles era o juízo de Deus, mas Deus voltou atrás da sentença. Graças a escolha pessoal de cada um deles:

"E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez" [Jonas 3:10].

Isso revela que o destino final de cada pessoa é sentenciado por Deus com base nas atitudes e escolhas de cada uma delas. Sendo assim a predestinação bíblica é a predestinação de dois grupos: justos e injustos. Enquanto o homem for justo estará predestinado a vida eterna. Mas, se suas escolhas mudarem, ele pode passar a pertencer ao grupo dos que estão predestinados a condenação. Assim sendo, Deus pode voltar atrás duma decisão antes determinada para esta ou aquela pessoa, enquanto esta ou aquela pessoa pertencer a um destes dois grupos. Os calvinistas só lêem a bíblia de acordo com a posição cegamente adotada por eles. Por isso não conseguem enxergar que "Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez". Se o ninivitas permanecessem na postura maligna deles, já havia sido determinado o mal sobre eles; consequentemente a condenação eterna. Como eles, por decisão própria, "se converteram do seu mau caminho", também "Deus se arrependeu do mal que... lhes faria, e não o fez". A sentença divina será a retribuição da escolha humana. Vamos chamar nossa terceira testemunha para estabelecer o fato: a história do rei Manassés:

2 Crônicas 33

10. E falou o SENHOR a Manassés e ao seu povo, porém não deram ouvidos.

11. Assim o SENHOR trouxe sobre eles os capitães do exército do rei da Assíria, os quais prenderam a Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias, o levaram para babilônia.
12. E ele, angustiado, orou deveras ao SENHOR seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais;
13. E fez-lhe oração, e Deus se aplacou para com ele, e ouviu a sua súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que o SENHOR era Deus.

"Deus se aplacou para com" Manassés.

Você tem noção de quem foi esse homem, para que Deus voltasse atrás da sentença que estava determinada para ele?

Veja como as Escrituras descrevem o quanto Manassés era mau:

"Manassés... E fez o que era mau aos olhos do SENHOR..." (2Rs 21:1-2);

"levantou altares a Baal" (2Rs 21:3);

"Também edificou altares a todo o exército dos céus em ambos os átrios da casa do SENHOR" (2Rs 21:5);

"E até fez passar a seu filho pelo fogo, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro e ordenou adivinhos e feiticeiros..." (2Rs 21:6);

"Manassés de tal modo os fez errar, que fizeram pior do que as nações..." (2Rs 21:9);

Manassés, rei de Judá, fez estas abominações, fazendo pior do que tudo quanto fizeram os amorreus..." (2Rs 21:11);

"...Manassés derramou muitíssimo sangue inocente, até que encheu a Jerusalém de um ao outro extremo, afora o seu pecado, com que fez Judá pecar..." (2Rs 21:16).

Agora não subestime sua inteligência, se Manassés morre na condição de todos os pecados descritos no livro dos reis de Israel, ao o que estaria ele predestinado?

Ele estaria predestinado a condenação eterna. Ao mudar sua atitude em relação para com Deus, ao passar a respeitá-lo, e, também, a sua lei, a justiça de Deus foi satisfeita. "Deus se aplacou para com ele". Agora, outra será sua sorte no final. Portanto, predestinação absoluta? Só no cérebro de minhoca dos teólogos calvinistas. Existe, sim, a predestinação bíblica. E esta, se trata da predestinação de dois grupos. Deus é aquele que lança no inferno:

"Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei" [Lucas 12:5].

Agora, ele lança quem ele quer no inferno? Ele que escolhe quem vai lançar no inferno? Ele que predestina quem quer para o inferno? Não! Então quem é que ele lança no inferno? Todos aqueles que morrem fazendo parte de um grupo específico: os ímpios.

"Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus" [Salmos 9:17];

"Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos" [Salmos 1:6].

Os ímpios estão predestinados ao inferno, enquanto são ímpios. Mudada a escolha, alterado o estilo de vida, deixado de ser ímpio, a predestinação passa a ser outra. Para provar:

Ezequiel 33

11. Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?
12. Tu, pois, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; e quanto à impiedade do ímpio, não cairá por ela, no dia em que se converter da sua impiedade; nem o justo poderá viver pela sua justiça no dia em que pecar.
13. Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar a iniqüidade, não virão à memória todas as suas justiças, mas na sua iniqüidade, que pratica, ele morrerá.
14. Quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e praticar juízo e justiça,
15. Restituindo esse ímpio o penhor, indenizando o que furtou, andando nos estatutos da vida, e não praticando iniqüidade, certamente viverá, não morrerá.
16. De todos os seus pecados que cometeu não se terá memória contra ele; juízo e justiça fez, certamente viverá.

"Não tenho prazer na morte do ímpio", diz o Senhor. Mas (tenho prazer) "em que o ímpio se converta do seu mau caminho, e viva". Por isso "quanto à impiedade do ímpio, não cairá por ela, no dia em que se converter da sua impiedade". Quanto ao justo "confiando na sua justiça, praticar a iniqüidade, não virão à memória todas as suas justiças". Assim sendo o ímpio "se ele se converter do seu pecado, e praticar juízo e justiça... andando nos estatutos da vida... certamente viverá, não morrerá... juízo e justiça fez, certamente viverá". É muito claro! Sustentar a predestinação absoluta de cada pessoa especificamente é contrariar um contexto amplíssimo das Escrituras Sagradas. Vamos aos pontos que eles passam por cima para defender esta idéia errada:

1. Dizer que Deus é o responsável pela condenação de quem ele quer, significa culpá-lo do sangue dos condenados.

Quando um juiz condena alguém por um crime praticado, quem é o culpado da condenação? O criminoso é o culpado. O juiz apenas executa a justiça, retribuindo ao réu o previsto pela lei. Aquilo que a lei prevê como punição justa é o que o juiz determinará sobre o réu, sendo o réu o único culpado da sentença. Nem mesmo o pregador fiel a pregação da verdade poderá ser considerado culpado do sangue dos condenados:

Atos 18

5. E, quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, foi Paulo impulsionado no espírito, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo.
6. Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes, e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora parto para os gentios.

Paulo era um fiel pregador da verdade "testificando aos judeus que Jesus era o Cristo". Mas, havia aqueles que respondiam sua pregação "resistindo e blasfemando", por escolha pessoal e humana. Sobre a cabeça de quem este sangue deveria cair? Sobre a cabeça deles mesmos! Sangue sobre a própria cabeça é uma linguagem para sentença como retribuição de culpa por escolha pessoal. Significa que eles "resistindo e blasfemando" do caminho da verdade se fazem indignos para a vida eterna:

"Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios" [Atos 13:46].

Assim sendo não é Deus quem escolhe a pessoa que quer condenar. É a pessoa a própria culpada de ser privada da vida, por escolha humana e pessoal: "visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna". Portanto, enquanto o homem não crer, aprender, aceitar e seguir o caminho de Deus, apresentado em sua palavra, antes viver entregue aos mais diversos pecado, a espada de Deus estará contra ele. Mas se ele se converter do seu mau caminho, então será absolvido da culpa, porque Deus é um justo juiz e o sangue do condenado não está sobre sua cabeça. O que está sobre o controle Deus é a execução da sua justiça:

Salmos 7

10. O meu escudo é de Deus, que salva os retos de coração.
11. Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias.
12. Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado.

2. Dizer que Deus predestina quem ele quer contraria o ensinamento claro da Escritura, que prova existir a possibilidade do homem se desviar.

3. Afirmar a predestinação absoluta é contrariar o fato de que Deus não faz acepção pessoas.

4. Defender a predestinação absoluta é reduzir o ser humano a um autômato.

5. A crença da predestinação absoluta atropela a doutrina do julgamento final.

6. Defender a idéia de que Deus condena e salva quem ele quer é contra a doutrina da vontade dele.

7. Predestinação absoluta é contra a doutrina do amor de Deus.

8. Predestinação absoluta é contra a salvação pela fé.


Na próxima postagem sobre o assunto discutirei os outros pontos, se Deus quiser.

Irmão Anderson Veloso.

Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações. Nos envie também sua pergunta. 

Irmoveloso@yahoo.com.br
andersonvelosinho.av@gmail.com

Veja também:

Salvação sem merecimento. Parte 1:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/08/a-farsa-da-salvacao-sem-merecimento.html?m=1

Salvaçaparelhaerecimento. Parte 2:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/08/salvacao-sem-merecimento-parte-2.html?m=1

Salvação sem merecimento. Parte 3:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/08/salvacao-sem-merecimento-parte-3.html?m=1

Salvação sem merecimento. Parte 4:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/10/salvacao-sem-merecimento-parte-4.html?m=1

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Resposta ao irmão Marcelo Rezende.



"A Paz do Senhor Jesus. Eu gostaria que você escrevesse sobre as pessoas iguinorantes e que não estão nem interessados nos estudos da palavra e só aprenderam as gírias gospel que são, paz do senhor, o glória, vitória, mistério, varão, Varoa, abençoado, ungido, e outras mais. Eu creio que Deus vai te dar sabedoria pra escrever."

(Irmão Marcelo Rezende).

Resposta:

Caro irmão Marcelo Rezende, a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo. A bíblia tem todas as respostas suficientes para questões envolvendo fé e religião. E para sua sugestão não é diferente. Você está certo quando diz que os grupos religiosos falsos são cheio de "gírias Gospels". Como por exemplo:

"Vitória, mistério, varão, varoa, abençoado, ungido, e outras mais"

Apesar destas palavras aparecerem na bíblia, de fato estas coisas são usadas por grupos religiosos falsos como gírias. Mas, o pior de tudo isso é que eles confundem o fato de falarem estas coisas com fazer a vontade de Deus. E isto por quê? Porque coisas deste tipo é chamado na bíblia de "tradições religiosas". Não são mandamentos de Deus. O que Deus quer daquele que o deseja servir é que ele chegue ao pleno conhecimento da verdade:

"O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade" [1 Timóteo 2:4 ARA].

Deus quer que guardemos todos os seus mandamentos para nós:

"Quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus, para guardares todos os seus mandamentos que hoje te ordeno; para fazeres o que for reto aos olhos do SENHOR teu Deus" [Deuteronômio 13:18].

É da vontade de Deus que o homem guarde "todos os seus mandamentos". As gírias Gospels não são mandamentos de Deus. São hábitos praticados por aqueles que se entregaram à uma forma errada de religião, que eles confundem com o evangelho. Nenhum Cristão do primeiro século tinha o hábito de dizer coisas do tipo:

- É só vitória! Oi abençoado! Oi varoa! Etc.

Como já disse à cima a bíblia dá nome a estas gírias. Se chamam "tradições religiosas".

Mateus 15

2. Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.
3. Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?

Os fariseus eram ferrenhos praticantes de tradições religiosas. Não falavam estas gírias Gospels, pois elas são modernas. Contudo, transformavam em religião lavar as mãos para comer. Isso era parte da tradição religiosa deles. Ao se entregarem as estas coisas os fariseus se esqueciam de cumprir o que de fato Deus exigia, a observância dos seus mandamentos. discípulos verdadeiros de Jesus são transgressores de tradições religiosas. seguidores de tradições religiosas são transgressores dos mandamentos de Deus. O que eram as tradições dos anciãos? As tradições religiosas são mandamentos de homens.

Marcos 7

7. Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
8. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.

Todos aqueles que se entregam a mandamentos e ensinamentos de homens estão seguindo tradições religiosas. Com isso negligenciam os mandamentos de Deus. Que é o que de fato deve ser praticado. Aqueles que se entregam as tradições religiosas estão vivendo em vão:

"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais" [1 Pedro 1:18].

A maneira "de viver que por tradição recebestes dos vossos pais", diz Pedro é "vossa vã maneira de viver". Pais aí são guias religiosos. Estes guias ensinam "tradição" religiosa; não os mandamentos de Deus. Quem recebe estas tradições se entrega a "vã maneira de viver". É o caso destes modernos grupos. Como você disse, eles não estão interessados no estudo cuidadoso das palavras de Deus, a fim de cumprí-las. Por isso com a tradição religiosa deles, recebida de falsos pregadores, fundadores de religião falsa, invalidam o mandamento de Deus:

"E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus" [Mateus 15:6].

Todas estas expressões, transformadas em religião, são entendidas errado por eles:

1. Varoa, Varão.

Para eles Varoa ou Varão é a mulher ou o homem de Deus. Este ensinamento não vem da bíblia. Na bíblia Varoa ou Varão é apenas uma designação para homem e mulher:

"Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada" [Gênesis 2:23 ARA].

Varão no hebraico é 'iysh. Significa "homem". Portanto, qualquer homem é um varão. E qualquer mulher é uma varoa.

2. Abençoado, abençoada.

Para eles os membros de suas seitas são abençoados. Outro conceito errado. De acordo com a palavra de Deus quem segue outro evangelho não é abençoado. É amaldiçoado:

"Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema" [Gálatas 1:9].

3. Vitória.

O conceito de vitória para eles é conseguir coisas neste mundo. O conceito cristão da bíblia é diferente. Vencedor é quem cumpre a vontade de Deus, e herdará a eternidade:

"Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono" [Apocalipse 3:21].

4. Ungido.

Para eles os seus falsos pastores são "ungidos". Na bíblia só tem um ungido: o filho de Deus:

"Levantaram-se os reis da terra, E os príncipes se ajuntaram à uma, Contra o Senhor e contra o seu Ungido" [Atos 4:26].

5. Mistério.

Essa é uma palavra que talvez eles nunca vão entender. Por isso para eles tudo é mistério. Mas o que a bíblia chama de mistério foi revelado no primeiro século para humanidade.

Romanos 16

25. Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,
26. Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé;

Os ensinamentos são muito claros. Qualquer pessoa que afirme estar seguindo a verdade, e não respeita esta verdade é mentirosa.

"Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus..." [1 Pedro 4:11].

Espero que tenha ficado claro para você, Deus te abençoe.

Irmão Anderson Veloso.

Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações:

Irmoveloso@yahoo.com.br
andersonvelosinho.av@gmail.com



sexta-feira, 23 de outubro de 2015

IGREJA PENTECOSTAL Parte 3



O movimento pentecostal existe a um pouco mais de 100 anos. A denominção responsavel por espalhá-lho pelo mundo é a assembléia de Deus, fundada por dois missionários suecos: Daniel Berg e Gunar Vingren. Foi a partir dela que surgiram dezenas de outras denominações pentecostais.


 "Em 1998, existiam 11.000 denominações pentecostais ou carismáticas diferentes pelo mundo. A mais ampla denominação pentecostal no mundo, as Assembleias de Deus têm aproximadamente 63 milhões de seguidores pelo mundo. Ela tem uma presença significativa em muitos países, incluindo Cuba, Egito, Índia, Indonésia e Nigéria. A Igreja de Deus (Cleveland) tem uma membresia de mais de 6 milhões,  a Igreja de Deus em Cristo tem uma membresia de 5.5 milhões, A Igreja do Evangelho Quadrangular tem 5 milhões de membros, a Igreja Internacional Pentecostal Unida tem uma membresia de mais de 4 milhões, e a Igreja Internacional Pentecostal de Santidade tem mais de 3 milhões de membros. A maior igreja pentecostal no mundo é a Igreja do Evangelho Pleno de Yodo na Coréia do Sul. Fundada por David Yonggi Cho em 1958, ela possui 780,000 membros em 2003. A enorme igreja australiana, Hillsong, tem uma membresia de 19,000 e suas canções são cantadas nas igrejas pelo mundo a fora" (Fonte: wikipedia).

De acordo com informações do site wikipédia 590 Milhões de pessoas em todo o mundo segue a crença pentecostal. Veja para maiores informações:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Pentecostalismo

Agora, no que consiste a crença pentecostal? Numa série de abusos, absurdos e loucuras cometidas, praticadas e atribuídas a Deus. São crenças e manifestações diferentes dos ensinamentos da palavra da verdade, apesar de seus defensores afirmarem o contrário. Eu, particularmente, creio no Poder de Deus, creio no Poder do Espírito Santo. Contudo, da maneira como é revelado na bíblia. Definitivamente, não é este o caso dos pentecostais. Se há alguém sensato no meio deles, Deus o sabe. Porém, Sua esmagadora maioria está entregue a insanidade; a loucura, por assim dizer:

"Ele morrerá, porque desavisadamente andou, e pelo excesso da sua loucura se perderá" [Provérbios 5:23].

Qualquer pessoa, qualquer grupo religioso que ande "pelo excesso de sua loucura se perderá". E isso "porque desavisadamente andou"


O que significa andar desavisado? Não dar a devida atenção aos avisos, advertências e admoestações vindas da parte de Deus:

Jeremias 11

7. Porque deveras adverti a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, até ao dia de hoje, madrugando, e protestando, e dizendo: Dai ouvidos à minha voz.
8. Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, antes andaram cada um conforme o propósito do seu coração malvado; por isso trouxe sobre eles todas as palavras desta aliança que lhes mandei que cumprissem, porém não cumpriram.

Andar desavisado significa não ouvir as advertências de Deus, como elas são reveladas em suas palavras. Quem faz isso anda "pelo excesso de sua loucura". Na linguagem de Jeremias significa: "andaram cada um segundo o propósito do seu coração". Isto é, seguindo seus próprios pensamentos. Seus próprios ensinamentos. Suas próprias doutrinas. Este é o caso do movimento pentecostal. Como já disse anteriormente, não existe a nomenclatura "movimento pentecostal" na bíblia. Não aparece também a expressão "igreja pentecostal". Sequer existe a palavra "pentecostal" nas Escrituras Sagradas. O que estas expressões são? São pensamentos próprios. E como tal, esta crença não se coaduna com os ensinamentos dos antigos profetas; com os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo; e com a doutrina dos apóstolos. Uma de suas muitas loucuras é o que eles chamam de "línguas entranhas". Tal prática observada pelos milhões de seguidores da crença pentecostal não é a mesma ocorrida entre os cristãos do primeiro século. Qual é o sentido original da palavra "línguas "? Em todas as passagens do novo testamento em que aparece a palavra "línguas" o termo grego é: "GLOSSA". E, a tradução dessa palavra significa: "IDIOMA". Esta é uma das loucuras observadas por este grupo. Mais os absurdos não param por aí. Olha para seus encontros. Veja suas reuniões de culto. São hávidos por gritos, badernas, bizarrices, visões e profecias falsas e culto à anjos. Contrariando completamente a palavra de Deus. No vídeo à baixo Veja alguns dos seus encontros:


O que pode ser entendido de gritaria frenética, baderna e bizarrice? Eles chamam de poder de Deus, mas não é poder de Deus. É confusão. É desordem. E, confusão e desordem não está de acordo com a vontade de Deus. Não é reprodução da verdadeira fé. Pelo contrário, é avesso a ela. Se não leia:

"Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos" [1 Coríntios 14:33];

"Mas faça-se tudo decentemente e com ordem" [1 Coríntios 14:40].

Em toda reunião cristã verdadeira "Deus não é Deus de confusão, senão de paz". Se não há paz num encontro que se diz Cristão, ao invés disso há confusão, não é o Pai de Jesus Cristo que está operando. Pois ele já determinou que tudo deve ser feito "decentemente e com ordem". Deus não é maluco! Ele não vai ordenar que se façam as coisas com ordem; e, ao mesmo tempo vai provocar a quantidade de loucura vista nas reuniões pentecostais. Não é ele quem está operando ali. É alguém que está fingindo ser Deus. Suponha que as línguas que eles falam (só suponha) seja verdadeira. Mesmo assim eles estariam violando a bíblia. Visto que, o mandamento para linguagem que ninguém conhece é de estar "calado na igreja". Para provar:

1 Coríntios 14

27. E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
28. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.

Se não houver intérprete, esteja calado na igreja. É isto o que fazem? Claro que não! E como fariam se a língua que falam não é a mesma falada pelos cristãos na bíblia? Sequer pode ser chamado de língua; são sílabas desconexas. Sons indistintos. Que Deus abra os olhos de quem está insiguerado com esta falsa crença.

Irmão Anderson Veloso.

Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações:

Irmoveloso@yahoo.com.br
andersonvelosinho.av@gmail.com

Veja também:
Igreja pentecostal Parte 1:

http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/07/igrejas-pentecostais-sao-muitas.html?m=1

Igreja pentecostal Parte 2:

http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/10/igreja-pentecostal-parte-2.html?m=1

A língua falada pelos pentecostais está na bíblia?:

http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/07/as-linguas-que-os-cristaos-da-biblia.html?m=1

Visões falsas:

http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/07/por-muitos-anos-aqui-no-brasil-milhares.html?m=1

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Salvação sem merecimento. Parte 4



Justo é o SENHOR, pois me rebelei contra o seu mandamento; ouvi, pois, todos os povos, e vede a minha dor; as minhas virgens e os meus jovens foram levados para o cativeiro [Lamentações 1:18].

O que pode ser entendido da expressão: me rebelei contra o seu mandamento? O que significa rebelei, rebelar, rebelião? É um ato voluntário ou involuntário? Visto que "justo é o Senhor" seria correto afirmar que ele me faz rebelar-se?

E preciso entender que o ensinamento da bíblia diz que os rebeldes e desobedientes não receberão a vida eterna:

Romanos 2

6  que retribuirá a cada um segundo as suas obras;

7  a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer o bem, procuram glória, e honra e incorrupção;

8  mas ira e indignação aos que são contenciosos, e desobedientes à iniqüidade;

9  tribulação e angústia sobre a alma de todo homem que pratica o mal, primeiramente do judeu, e também do grego;

Desobedientes, contenciosos, praticantes do mal são pessoas que se rebelam contra os mandamentos de Deus. Sobre este grupo de gente virá "tribulação e angústia". Agora, eu posso afirmar que Deus é o instigador da rebelião destas pessoas? Ou é correto afirmar que a rebelião é uma escolha destas pessoas? Existe uma corrente de pensamento chamada "predestinação absoluta".


Tal corrente prega que desde a eternidade Deus determinou quem será salvo e quem será condenado individualmente. Não dependendo do homem a escolha, o destino final de cada um depende do ato exclusivo de Deus, ensina esta corrente. Isso é completamente contra o ensinamento geral das Escrituras Sagradas. Se rebelar é um ato de escolha própria. Vamos ler de novo:

"Justo é o SENHOR, pois me rebelei contra o seu mandamento..." [Lamentações 1:18].

Me rebelei contra o seu mandamento. Se trata duma escolha pessoal. É um ato voluntário. Portanto a consequência depende da escolha humana. Logo, existe a predestinação bíblica. Ela não é o mesmo que prega a corrente da "predestinação absoluta". A predestinação bíblica é a consequência da escolha. Dependendo da sua escolha, você é predestinado antes da fundação do mundo a ser condenado ou salvo. Se você escolher o caminho da vida será predestinado a vida. Se a morte será predestinado a morte. Essa é a visão correta da predestinação na biblia. Para provar:

"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência" [Deuteronômio 30:19].

Escolhe... Para que vivas. É claro. A isto concorda o contexto geral das Escrituras Sagradas. Quem será lançado no lago de fogo? Pessoas que escolheram certo estilo de vida, se rebelar contra os mandamentos de Deus. Por isso serão condenados por serem adúlteros, feiticeiros, idólatras, etc:

"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte" [Apocalipse 21:8].

A perdição eterna é um castigo merecido, fruto e consequência do ato voluntário de se rebelar contra Deus e contra o caminho da salvação, revelado em sua palavra:

"Que retribuirá a cada um segundo as suas obras" [Romanos 2:6];

"De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?" [Hebreus 10:29].

Use sua inteligência. Se a condenação é uma consequência meritória, a predestinação a vida eterna não seria também? Você é predestinado, sim. Contudo, predestinado de acordo com sua escolha. Por isso quem escolheu o bem será ressuscitado para a vida eterna; quem o mau para desprezo eterno:

João 5

28. Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
29. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.

É errado, portanto, pregar que Deus predestinou cada pessoa, específicamente, uma para ser condenada, outra para vida eterna. É antibiblico! É uma grande mentira.

O que, de fato, Deus nos deu sem que merecêssemos?

Há algo que Deus nos deu sem o nosso merecimento. Foi o meio pelo qual a salvação eterna se nos tornou possível. Seu filho, Jesus Cristo, morreu por nós, ainda que fossêmos pecadores:

"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores" [Romanos 5:8].

Agora, isso não significa que a obtenção da vida eterna nos céus dependa apenas de Deus. É uma obra conjunta conosco. Deus fez a parte dele, nos dando a oportunidade. Compete a nós, agora, aproveitar tal oportunidade, fazendo a nossa parte. Cristo veio executar a parte dele no plano do Pai. Agora o benefício disso depende da nossa resposta.

"Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou" [1 João 2:6].

Se você diz que está nele, você está confessando. Mas isso não é suficiente. Tem mais coisas a serem feitas. Você "deve andar como ele andou". O que Deus ainda faz por nós é nos ajudar a andar neste caminho. Contudo, sua ajuda é uma resposta ao nosso esforço. Se não há esforço nosso, não há ajuda de Deus. A obtenção da vida eterna é uma obra conjunta entre nós e Deus. Por isso a predestinação final à vida eterna depende da resposta, escolha e obediência do homem:

"E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem" [Hebreus 5:9].

Nosso Senhor Jesus Cristo é a causa da salvação eterna. O motivo. O que possibilitou a nós a vida foi a sua morte: "sendo ele consumado". O motivo, a possibilidade da eterna salvação foi nos dado sem merecer, por graça. Mas a consumação final desta vida eterna depende da nossa resposta a obra consumada por Jesus Cristo. Por isso a "eterna salvação" é "para todos os que lhe obedecem". Para quem obedece (fazendo por merecer) à vida eterna estará predestinado. O contrário é verdade. Por decisão própria o ser humano se rebela. Voluntariamente desobedece. A predestinação é a consequência do ato voluntário de crer, resultando na vida eterna, e de não crer, resultando no castigo eterno:

2 Tessalonicenses 1

8. Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;
9. Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder,

Aqui, o Apóstolo São Paulo deixa claro que Deus tomará "vingança" daqueles "que não obedecem ao evangelho". Por isso não tem lógica Deus se vingar, liberando como "castigo" a "eterna perdição", se ele mesmo está predestinando estas pessoas. Só na mente errada de quem defende esta corrente da "predestinação absoluta" isso é possível. Se Deus se vinga, castiga, puni com "eterna perdição", a predestinação depende da resposta, da escolha pessoal de cada um. Do contrário, Deus seria culpado do sangue (condenação) destas pessoas. Graças a estes falsos pregadores que ensinam esta doutrina, avessa ao que está escrito, que muitos naquele grande dia serão confundidos.

1. Dizer que Deus é o responsável pela condenação de quem ele quer, significa culpá-lo do sangue dos condenados.

2. Dizer que Deus predestina quem ele quer contraria o ensinamento claro da Escritura, que prova existir a possibilidade do homem se desviar.

3. Afirmar a predestinação absoluta é contrariar o fato de que Deus não faz acepção pessoas.

4. Defender a predestinação absoluta é reduzir o ser humano a um autômato.

5. A crença da predestinação absoluta atropela a doutrina do julgamento final.

6. Defender a idéia de que Deus condena e salva quem ele quer é contra a doutrina da vontade dele.

7. Predestinação absoluta é contra a doutrina do amor de Deus.

8. Predestinação absoluta é contra a salvação pela fé.

Na próxima postagem sobre o assunto discutirei estes oito pontos, se Deus quiser.

Irmão Anderson Veloso.

Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações:

Irmoveloso@yahoo.com.br
andersonvelosinho.av@gmail.com

Veja também:

Salvação sem merecimento. Parte 1:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/08/a-farsa-da-salvacao-sem-merecimento.html?m=1

Salvação sem merecimento. Parte 2:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/08/salvacao-sem-merecimento-parte-2.html?m=1


Salvação sem merecimento. Parte 3:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/08/salvacao-sem-merecimento-parte-3.html?m=1

sábado, 17 de outubro de 2015

Crenças parecidas com a verdade. Parte 2



No mundo antigo já haviam crenças parecidas com a verdade. No tempo em que viveram os profetas, nos dias de Jesus Cristo aqui na terra, no tempo dos apóstolos, a humanidade já sofria com as mentiras que Satanás disfarçou de verdade. Lembre-se que o Diabo já vinha desde a rebelião no céu desenvolvendo a arte do engano:

"E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho" [Apocalipse 12:4].

Para ele fazer crenças erradas parecer com a verdade conta com uma sabedoria maior do que a de Daniel:

"Eis que tu és mais sábio que Daniel; e não há segredo algum que se possa esconder de ti" [Ezequiel 28:3].

Ele é enganador com Sabedoria maior do que a de Daniel. Enganou um terço dos anjos, enganou Eva no Éden e engana todo o mundo, fazendo crenças erradas se parecerem com a verdade.

"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele" [Apocalipse 12:9].

Os povos antigos foram ludibriados por ele, pois já no mundo antigo se proliferavam as crenças erradas parecidas com a verdade. Para os egípcios a sua mitologia falsa era a verdade; acreditavam em Amon-rá, Ísis, Seth, Hórus, etc. O mesmo para os assírios, babilônios e gregos; que também tinham seu conglomerado de crenças erradas que se passavam por verdade. Religiões há hoje em dia que há milênios atrás já existia. O Zoroastrismo, por exemplo, é uma crença milenar que já existe mesmo antes da vinda de Jesus Cristo.

"antiga religião persa fundada no VII a.C. por Zoroastro (ou Zaratustra), caracterizada pelo dualismo ético, cósmico e teogônico que implica a luta primordial entre dois deuses, representantes do bem e do mal, presentes e atuantes em todos os elementos e esferas do universo, incluindo o âmbito da subjetividade e das relações humanas" (fonte: google).

O Zoroastrismo é uma crença parecida com a verdade, pois acreditavam na luta entre o bem e o mal; acreditavam na imortalidade da alma, no paraíso e no juízo final. Inclusive há quem acuse, injustamente, que as crenças cristãs foram influenciadas pelo Zoroastrismo.

(veja para maiores informações: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Zoroastrismo)

Outra crença muita antiga na humanidade é o budismo. Existe também muito antes da vinda de Jesus Cristo à terra. Os profetas bíblicos viveram em épocas nas quais estas crenças parecidas com a verdade já enganavam a muitos. Mesmo dentro da Israel antiga os profetas já combatiam contra movimento religioso falso que se passava por verdadeiro:

"Porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são guiados são destruídos" [Isaías 9:16].

Desde a antiguidade Deus também já se mostrava avesso áqueles que seguiam crenças falsas, inventadas, de ensinamentos e linguagem própria:


Não procederás desse modo para com o SENHOR, o teu Deus! Pois esses povos pagãos ofereciam a seus deuses tudo o que é abominação aos olhos de Yahweh: tudo o que Ele odeia e rejeita, como queimar seus próprios filhos e filhas em sacrifícios a seus ídolos [Deuteronômio 12:31 KJV];

Sim, declara Yahweh, estou contra os profetas que com as próprias línguas declaram oráculos [Jeremias 23.31 KJV].

Nos dias de Nosso Senhor Jesus Cristo aqui na terra, ele deixou muito claro que todas estas religiões que vieram antes dele eram falsas; apesar de muitos confundí-las com a verdade:

"Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram" [João 10:8].

Ainda no tempo de Jesus aqui na terra ele combateu ferrenhamente contra estas crenças parecidas com a verdade. A mais agressiva delas, os fariseus. Eram capazes de fazer viagens religiosas para converter pessoas à uma crença parecida com a verdade. Contudo, eles e os seus convertidos eram representantes do inferno, filhos do diabo:

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós [Mateus 23:15]

O que é um prosélito? É um convertido. Nosso Senhor Jesus afirma que tem convertidos que são duas vezes mais filhos do inferno do que aqueles que o chamaram a conversão. Quem são esses? são falsos pregadores. No tempo de Jesus eram os fariseus. Eles alegavam ser filhos de Abraão (Jo 8.33) e filhos de Deus. Jesus, porém, os chama de filhos do diabo (Jo 8.44). Os convertidos deles eram duas vezes mais filhos do inferno do que eles. Por quê? Por darem ouvidos a eles. Um fato interessante, ao mesmo tempo estarrecedor, é que esses pregadores do diabo percorrem a terra em sua missão de enganar.

Através das crenças parecidas com a verdade Satanás atravessou o mundo antigo e chegou aos nossos dias aqui no mundo Moderno. Ele continua mascarando a mentira em forma de verdade. O Apóstolo São João chama estas mentiras disfarçadas de verdade de profundezas de Satanás:

"Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei" [Apocalipse 2:24].

Contudo não se pode esquecer que nenhuma mentira vem da verdade. Por isso estes grupos religiosos se constituem fraude:

"Portanto, não vos escrevo porque vos falta o conhecimento da verdade, mas justamente porque a conheceis e, porquanto, nenhuma mentira tem origem na verdade" [1 João 2:21 KJV].

Quem são estes grupos religiosos falsos, cujas crenças são mentiras disfarçadas de verdade? Como diz o adágio popular "vamos dar nomes aos bois".

Zoroastrismo, budismo, hinduismo, Jainismo, xintuismo, Igreja católica romana, islamismo, igrejas protestantes, luterana, anglicana, presbiteriana, batista, metodista, igrejas pentecostais, igreja adventista, igreja Mórmon, testemunhas de Jeová, igreja Universal do Reino de Deus, igrejas neopentecostais, e tantos outros grupos. Se você pertence a estes grupos saia fora o mais rápido possível. Dê uma chance a sua alma! Estes grupos são falsos, apesar de muitos confundí-los com a verdade.

Por que eles são falsos?

Porque se desbocam em mentiras.

"A testemunha verdadeira livra as almas, mas o que se desboca em mentiras é enganador" [Provérbios 14:25].

Por que se desbocam em mentiras? 

Porque são línguas enganadoras.

"SENHOR, livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora" [Salmos 102:2].

Por que são línguas enganadoras?

Porque mudam a verdade de Deus em mentira.

"Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém" [Romanos 1:25].

Por que mudam a verdade de Deus em mentira?

Porque não se conformam com a doutrina verdadeira.

"Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade" [1 Timóteo 6:3].

Das crenças erradas parecidas com a verdade, todos os seus falsos pregadores e todos os seus seguidores irão de mal a pior.

"Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados" [2 Timóteo 3:13].

Irão de mal a pior, porque distorcem as palavras de Deus nas Escrituras Sagradas para sua perdição e para perdição dos seus ouvintes.

"Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição" [2 Pedro 3:16].

Em breve mais, se Deus quiser

Irmão Anderson Veloso.

Veja também:

http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/07/pensamentos-do-diabo-em-forma-de-amor.html?m=1

http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/10/crencas-parecidas-com-verdade-parte-1.html?m=1

Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações:

Irmoveloso@yahoo.com.br
andersonvelosinho.av@gmail.com

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Testemunhas de Jeová. Parte 3


                   Charles Taze Russell

Que te será dado, ou que te será acrescentado, língua enganadora? [Salmos 120:3].

Na bíblia a língua é um instrumento da fala. E a língua enganadora quer dizer a fala mentirosa. Pode ser uma simples mentira contada a alguém, como uma doutrina mentirosa pregada a muitos.

Assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira [Provérbios 26:19];

A verdadeira testemunha não mentirá, mas a testemunha falsa se desboca em mentiras [Provérbios 14:5].

Que te será acrescentado, língua enganadora? A pergunta feita a milênios atrás pelo salmista de Israel ecoa nos dias de hoje aos ouvidos das testemunhas de Jeová. A boca deles está dilatada para enganar as pessoas, ainda que digam o contrário. A árvore se conheçe pelo fruto:

"Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?" [Mateus 7:16].

Foi para dar fruto que Nosso Senhor Jesus Cristo nomeou os seus discípulos:

"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda" [João 15:16].

Perceba que a nomeação é "para que vades e deis fruto". Esse fruto são os ensinamentos, pois a ordem para ir é para ir e ensinar:

Mateus 28

19. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Pelo fruto, pelo ensinamento você conhece a árvore; Você sabe se um grupo que se diz cristão é ou não verdadeiro. É assim que se sabe se uma língua é enganadora. As testemunhas de Jeová, absolutamente, se enquadram nesta descrição. Por isso se desbocam em mentiras e enganam as pessoas com frutos podres, com doutrinas falsas, com língua enganadora. Uma de suas mentiras é defender a falsa idéia do paraíso na terra.


Para provar que eles defendem essa idéia mentirosa leia o trecho á baixo extraído do site oficial deles:

"O Paraíso original para a humanidade ficava na Terra. Deus deixou claro que a Terra é o lar permanente dos humanos. A Bíblia diz que Deus fez nosso planeta para durar para sempre. (Salmo 104:5) Ela também diz: “Os céus pertencem a Jeová, mas a terra ele deu aos filhos dos homens.” — Salmo 115:16. Assim, não é de surpreender que a Bíblia prometa o Paraíso na Terra. Nele, Deus abençoará a humanidade com vida eterna. Será um lugar de completa paz e harmonia. Não existirá dor e sofrimento. E as pessoas poderão aproveitar totalmente as belezas naturais de nosso planeta. — Isaías 65:21-23".

Fonte:(http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/g201301/o-que-e-paraiso/#?insight)

Língua enganadora é do que se constitui a pregação das testemunhas de Jeová. Com interpretações errôneas ensinam que o paraíso prometido é na terra. A mente deles é contrária a mente daquele que revelou o evangelho. Se a mente deles estivesse de acordo com a mente de Deus, então não estariam pensando em coisas no âmbito da terra. E por quê? Porque Nosso Senhor Jesus Cristo revelou ao Apóstolo São Paulo que os cristãos devem pensar em coisas do céu, não em coisas da terra:

Colossenses 3

1. Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
2. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;

Agora, se Deus manda não pensarmos em coisas da terra, como as testemunhas de Jeová insistem na idéia de Paraíso na terra? "Pensai nas coisas que são de cima", diz o Apóstolo. Isso significa que a terra esperada não é uma terra física. Que a cidade e a pátria prometida é espiritual, e não física.

"Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo" [Filipenses 3:20].

É claro ou não? A cidade dos verdadeiros fiéis "está nos céus". Mas a cidade da língua enganadora das testemunhas de Jeová está permanente na terra. Por isso eles pertencen ao grupo dos mais miseráveis dos homens:

"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens" [1 Coríntios 15:19].

A cidade dos verdadeiros cristãos está nos céus. Isso significa que o paraíso não será na terra. O paraíso está no terceiro céu:

2 Coríntios 12

2. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.
3. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
4. Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.

As provas são sobejas de que a vida eterna não será um paraíso aqui na terra. Quando Paulo foi arrebatado ao paraíso foi levado a um lugar espiritual nos céus. Este deve ser o destino final aguardado por aqueles que seguem a verdade. Um destino celestial eterno, vida eterna nos céus:

2 Coríntios 5

1. Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
2. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu;
3. Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus.

Não acredite nas testemunhas de Jeová. Elas são línguas mentirosas. Falsas testemunhas que se desbocam em mentiras. Só pensam nas coisas da terra. Por isso confundem a mente deles e a de outros com a idéia equivocada de que o paraíso eterno será na terra. Não pense como eles. Nosso Senhor Jesus Cristo disse que o lugar onde se deve ajuntar tesouros é no céu. Qual lógica teria ajuntar no céu se vamos viver eternamente na terra? Nenhuma!

Mateus 6

19. Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
20. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

Devemos pensar nas coisas do céu, ajuntar tesouros no céu, acreditar que temos de Deus um edifício nos céus. Mas as testemunhas falsas de Jeová são inimigas desta tão clara verdade, pois esperam e ensinam a outros a esperar um paraíso na terra.
O que é verdade, e vai acontecer na terra, é o reino de mil anos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Agora, não é possível haver um paraíso eterno nesta terra, visto que esta terra passará, significando que será destruída.

"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar" [Mateus 24:35];

"Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão" [2 Pedro 3:10].

Verdadeiramente espinheiro nunca produzirá uvas. Árvore seca não produz vida. Religião falsa não produz ensinamentos corretos. Não é muito pois de se admirar que as testemunhas de Jeová ensinam que haverá um paraíso eterno na terra. Mentira!

Irmão Anderson Veloso.

Veja também a parte 1 e 2 do estudo sobre as testemunhas de Jeová neste mesmo blog.

Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações:

Irmoveloso@yahoo.com.br
andersonvelosinho.av@gmail.com








domingo, 11 de outubro de 2015

Crenças parecidas com a verdade. Parte 1


Existem muitas crenças parecidas com a verdade. Contudo, camuflam enganos para os olhares menos prescrutadores e para os biblicamente desinformados. Crenças parecidas com a verdade. Parecidas, não são a verdade. Apenas se parecem com ela. Por isso é possível um homem como Bob Marley, por exemplo, que acreditava na existência de Deus ao mesmo tempo fumava maconha; ele era adepto da crença "rastafári". Crença parecida com a verdade, mas carregada de engano. Por isso é possível que ele falasse de coisas como "Todo-Poderoso", "mandamentos do livro", "matar nossos profetas", ao mesmo tempo que tais coisas estavam ligadas a idéias erradas. 



Por haver crenças parecidas com a verdade é que as testemunhas de Jeová "crêem" na Bíblia, ao mesmo tempo que pregam que a terra não será destruída; contradizendo-a. Aos olhos de muitos, aos ouvidos de muitos, uma quantidade enorme de crenças, de grupos religiosos, se passam por verdadeiros. Mas são falsos. Por isso no dia em que Deus há de julgar a todos, tais crenças errôneas os tornará passíveis de punição eterna. Eles não poderão obter a vida eterna por elas, pois são crenças parecidas; não são a verdade. São caminhos que parecem, mas não são direitos:

"Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte" [Provérbios 14:12].

Parece direito, mas conduz a morte e a condenação eterna. Este é o caminho das crenças parecidas com a verdade. Ligada a este assunto Tiago faz uma declaração carregada de verdade profunda:

"Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?" [Tiago 2:14].

Porventura a fé pode salvá-lo? Esta pergunta de Tiago traz consigo uma verdade incontestável. Uma crença pode até mesmo parecer verdadeira, ao mesmo tempo que é falsa. Esta é a fé que não pode salvar. Esta é a fé que não pode agradar a Deus:

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" [Hebreus 11:6].

Sem fé é impossível agradar-lhe. Ou seja, sem a verdadeira fé. Crenças parecidas com a verdade não podem agradar a Deus. Somente a fé verdadeira pode satisfazer ao Pai. Somente a fé verdadeira pode salvar o homem da perdição eterna. Esta fé vem da verdadeira palavra de Deus:

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" [Romanos 10:17].

Por isso é impossível a um rastafári (através da sua crença) ser recebido no reino de Deus nos céus. Eles falam de um Deus Criador. Falam contra opressão, mas são cheio de idéias errôneas, que enganam os homens e os desviam da verdade de Deus revelada nas Escrituras Sagradas. Um exemplo disso são as crenças relacionadas ao seu fundador (Haile Salassier). 


Para os rastafáris, Haile Selassie é a "manifestação humana de Deus". Isso é completamente contra a verdade. Quem foi que assumiu a forma humana enviado da parte de Deus Pai? Com toda certeza não foi Haile Selassie.

Filipenses 2

7. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

8. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

A verdadeira manifestação humana de Deus aos homens foi a manifestação do Deus Unigênito, Jesus. Manifestação em carne, ocorrida à mais ou menos dois mil anos atrás:

"E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória" [1 Timóteo 3:16].

A crença rastafári eleva Haile Selassie a posição do filho de Deus; só na mente deles! Não há ninguém igual ao filho Unigênito do Pai celestial. Nosso Senhor Jesus Cristo possui o nome à cima de todos os demais nomes do universo físico e espiritual:

Filipenses 2

9. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;

10. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

11. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Uma coisa pode parecer verdadeira. Pode parecer direita. Contudo, crenças parecidas com a verdade não são Verdadeiras. Ainda que falem de Deus, de Jesus Cristo, como católicos e evangélicos, provados à luz dos ensinamentos da verdade fica claro que são crenças falsas; inventadas por homens e ditadas por demônios.

Vamos entender uma verdade clara mostrada na bíblia. Existe a possibilidade de você fazer coisas relacionadas a religião em vão. Você pode:

Crer em vão

"Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão" [1 Coríntios 15:2];

Adorar em vão:

Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens [Mateus 15:9]

Tomar o nome de Deus em vão

Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão [Salmos 139:20];

Ter um tipo de religião em vão:

"Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã" [Tiago 1:26].

É destas coisas que se constituem as crenças que se parecem com a verdade. Crença em vão. Usar o nome de Deus em vão. Adoração em vão. Religião vã. Agora, porque tais crenças parecidas com a verdade são vãs? Porque seus adeptos aprenderam e seguem doutrinas de homens:

Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens [Mateus 15:9].

Ensinamentos de homens não são mandamentos de Deus. Doutrinas dos homens podem, no máximo, se parecer com a verdade. Mas é mentira! Fé e crença falsas, que não podem salvar. Não são doutrinas vindas da parte de Deus. O homem não pode comer carne de porco, mas pode fumar maconha. Isso ensina a crença a rastafári. Doutrinas de homens ditadas por demônios. Deus tem que te abençoar com riquezas, ensina a igreja Universal do Reino de Deus. Doutrinas de homens ditadas por demônios. Campanhas de orações em montanhas, pois elas são lugares sagrados, ensinam os pentecostais. Doutrinas de homens ditadas por demônios. Você entende a lógica do raciocínio, amigo leitor? As crenças parecidas com a verdade são as que mais condenarão os homens no dia do Juízo.

Qual é a origem destas crenças, parecidas com a verdade, mas que são mentiras?

Estas mentiras disfarçadas de verdades têm um origem. Seu provocador é Satanás. Ele é especialistas na sabotagem. Por isso Paulo não ignorava suas armadilhas:

"Porque não ignoramos os seus ardis" [2 Coríntios 2:11].

As ciladas do diabo são astutas. Porém, a maioria da humanidade as ignora. Ele é um perigoso sabotador da verdade. Ele disfarça a mentira, e a faz parecer verdade. No Éden se disfarçou de serpente para enganar. Entrou no coração até mesmo de um Apóstolo, para desviá-lo do caminho. Hoje ele está nos líderes das religiões falsas. Nos pastores da ganância. Está nos lugares que as pessoas menos imaginam. No tráfico de drogas todo mundo sabe que ele está. Mas, quem pode percebê-lo nos programas evangélicos da televisão? Quem pode enxergá-lo no islamismo extremista? Quem pode perceber suas atividades através de pessoas que parecem inocentes, como as testemunhas de Jeová? Quem vai vê-lo nas loucuras dos pentencostais? Ou nos delírios rastafáris? Quem pode enxergar suas atividades nos milhares de grupos religiosos que parecem inocentes? Há quase dois mil anos atrás Deus, Nosso Pai, já havia mostrado ao Apóstolo São Paulo que seria assim:

2 Coríntios 11

14. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

15. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

Meu sincero desejo é que alguém possa entender e se libertar das crenças que parecem verdade.

Se Deus quiser continua.

Irmão Anderson Veloso.

Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações:

Irmoveloso@yahoo.com.br
andersonvelosinho.av@gmail.com