terça-feira, 29 de dezembro de 2015
Mentiras pregadas por falsas igrejas. Parte 3
Deus não chama os capacitados, capacita os escolhidos.
As mentiras pregadas por igrejas falsas são muitas. Já mostrei que uma delas é dizer que Deus odeia o pecado, mas ama o pecador. Já vimos também que é mentira dizer que para Deus não existe pecadinho ou pecadão. As mentiras não param por aí. Uma destas mentiras proferidas por estes falsos mestres em suas falsas igrejas é que Deus não chama os capacitados, capacita os escolhidos. Esta declaração é mentirosa e não vem da verdade de Deus na bíblia. Se você acredita nela acredita numa tremenda mentira. A obra de Deus é uma tarefa nobre. Nela não há lugar para imcompetentes. Com essa idéia diabólica uma multidão de pessoas está destruindo vidas e criando muita confusão nos lugares onde se diz que a obra está sendo feita, visto que o resultado da crença nesta mentira fez com que muitas pessoas estabelecesse sua propria igreja; não tendo Deus nada a ver com suas ações. Para a nobre tarefa do reino somente escolhidos capacitados devem ser comissionados. Para não ficar nas minhas palavras vamos provar que este ensinamento vem das Escrituras Sagradas.
"E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez" [Êxodo 18:21 ARC].
Quem está falando estas palavras é Jetro, sogro de Moisés. Ao próprio Moisés Jetro está falando. Moisés está incumbido por Deus para guiar seu povo até Canaã, a terra prometida a eles. Mas havia, ou surgiu, a necessidade de ajuda na administração das demandas. A fim de não ficar sobrecarregado com as tarefas Jetro aconselha Moisés que homens sejam separados para ajudá-lo: "maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez". Estes homens deveriam ser escolhidos para depois serem capacitados? Não! Eles devem ser separados por serem capacitados. Preste atenção ao que Jetro diz: "E tu dentre todo o povo procura homens capazes". Para serem maiorais de mil, cem, cinqüenta e dez, Jetro diz: "procura homens capazes". Eles já deveriam ser capazes antes de serem incumbidos.
1. O que está na boca de Jetro é palavra vinda de Deus.
Por quê? Porque ele possui todas as características de um autêntico homem de Deus. Ele é sacerdote. Ele se alegra com os feitos do Deus de Israel. Ele oferece ações e Graças ao Deus dos hebreus. E, também, reconhece a soberania de Deus. Vamos ler:
Êxodo 18
9. E alegrou-se Jetro de todo o bem que o SENHOR tinha feito a Israel, livrando-o da mão dos egípcios.
10. E Jetro disse: Bendito seja o SENHOR, que vos livrou das mãos dos egípcios e da mão de Faraó; que livrou a este povo de debaixo da mão dos egípcios.
11. Agora sei que o SENHOR é maior que todos os deuses; porque na coisa em que se ensoberbeceram, os sobrepujou.
12. Então Jetro, o sogro de Moisés, tomou holocausto e sacrifícios para Deus; e veio Arão, e todos os anciãos de Israel, para comerem pão com o sogro de Moisés diante de deus.
Um homem com estas qualidades com certeza é um santo homem de Deus. Portanto, o que está na boca dele não vem dele, pois homens santos de Deus falaram da parte de Deus.
"Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" [2 Pedro 2:21].
Conclui-se, portanto, que ao dizer: "procura homens capazes" Jetro está proferindo a palavra de Deus. Logo, dizer que Deus não chama os capacitados, mas capacita os escolhidos é proferir mentira. Os homens escolhidos devem ser capazes.
2. Os escolhidos devem ser capacitados.
Os ensinamentos das Escrituras são claros. Mas a posição de falsos mestres e de igrejas falsas é lamentável. Os escolhidos devem ser capacitados antes de incumbidos.
"O que ouviste de mim diante de muitas testemunhas, transmite a homens fiéis e capacitados a fim de que possam igualmente discipular a outros" [2 Timóteo 2:2 KJV].
"Discipular a outros" é uma tarefa própria do reino de Deus. Para o envolvimento nesta tarefa, Paulo diz a Timóteo que os escolhidos devem ser "homens fiéis e capacitados". E agora, alguém pode afirmar o contrário? Só insanamente. "Homens fiéis e capacitados". É por isso que em outro lugar o apóstolo diz que para o serviço duma verdadeira congregação os escolhidos devem ser primeiro colocados a teste; e, provados capacitados, então possam trabalhar.
"E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis" [1 Timóteo 3:10].
"Se forem irrepreensíveis", significa se forem capacitados. Somente "depois sirvam". Paulo está falando aqui dos diáconos (cf 1 Tm 3:8-9). Era uma tarefa inferior a dos apóstolos, que deviam trabalhar na pregação (cf At 6:4). Mesmo para esta tarefa o apóstolo são Paulo diz que os homens devem ser capacitados; devem ser "homens fiéis e capacitados". Muito mais os obreiros que trabalham com a palavra. Eles devem se apresentar aprovados
"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" [2 Timóteo 2:15].
Um bom sinônimo para aprovado é capacitado. Antes de Paulo dar extensão a está doutrina, milhares de anos antes, Jetro já havia falado desta verdade:
"E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez" [Êxodo 18:21 ARC].
Em Atos dos apóstolos Lucas confirmou também a mesma verdade, para ser diácono e servir as mesas no início da verdadeira igreja, os homens deveriam ser capacitados:
Atos 6
2. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
3. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
Antes de serem constituídos aqueles homens já eram capacitados; já eram "homens de boa reputação", já eram "cheios do Espírito Santo e de sabedoria".
3. Para o trabalho da pregação são poucos escolhidos.
O chamado para salvação e o desejo de Deus aos homens é para que todos se salvem:
"Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade" [1 Timóteo 2:4].
Para o trabalho da pregação, porém, Deus escolhe poucos. São poucos os mestres iluminados por Deus:
"Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo" [Tiago 3:1].
São poucos os mestres enviados e escolhidos por Deus. Estes escolhidos, sim, tem uma capacidade de Deus neles. Não porque foram escolhidos pelo homem. Mas, por Deus. Assim foram os verdadeiros apóstolos:
"Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus" [2 Coríntios 3:5].
Assim sendo a segunda parte da frase (capacita os escolhidos) está correta, quando se trata daqueles que foram escolhidos por Deus. A primeira parte da frase (Deus não chama os capacitados) está errada. E, a frase toda (Deus não chama os capacitados, mas capacita os escolhidos) está de todo errada.
4. Deus é contra a profetização de mentiras
Jeremias 23
26. Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração?
27. Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal.
28. O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o SENHOR.
Profetizar é falar em nome de Deus. Deus, porém, não tolera que se fale em seu nome aquilo que não representa sua verdade. "Até quando", Ele pergunta, "sucederá isso no coração dos profetas que só profetizam mentiras". Profetizar mentiras é o que as falsas igrejas sabem fazer muito bem através de seus pregadores. A pregação proferida por estes falsos mestres não se constitui da verdadeira doutrina de Deus nas Escrituras Sagradas. Antes está constituída "do engano do seu coração". Defender que Deus não chama os capacitados antes capacita os escolhidos é mais um destes enganos.
Continua, se Deus assim o permitir.
Irmão Anderson Veloso.
Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações:
Você tem alguma dúvida sobre a fé?
Escreva para:
Irmoveloso@yahoo.com.br
andersonvelosinho.av@gmail.com
Envie sua pergunta por watsap:
(21) 988096931
Veja também:
Mentiras pregadas por falsas igrejas. parte 1:http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/12/mentiras-pregadas-por-igrejas-falsas.html?m=1
Mentiras pregadas por falsas igrejas. Parte 2:http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/12/para-deus-nao-tem-pecadinho-nem-pecadao.html?m=1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário