Deus odeia o pecado, mas ama o pecador.
Se você foi ensinado a crer nisto, você acredita numa grande mentira. O pecado não existe sozinho, mas ele é o resultado de ações.
Se ele é o resultado da ação de alguém, pode Deus odiá-lo sem odiar aquele que o pratica?
Não! Deus odeia também aquele pecador que vive a pecar contra sua lei. Para não ficar nas minhas palavras vamos provar que este é o ensinamento das Escrituras:
"Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade" [Salmos 5:5].
À vista de Deus "os loucos não pararão". Quem são estes? Os mentirosos, os sanguinários, os fraudulentos e todo aquele que tem prraze no erro.
"Destruirás aqueles que falam a mentira; o SENHOR aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento" [Salmos 5:6].
"Os loucos" que "não pararão" diante de Deus no versículo cinco são "aqueles que falam mentira" e vivem firmados nela. São os sanguinários, os fraudulentos, os adúlteros, os Hipócritas, etc. A estas pessoas, sim, Deus odeia. Este ensinamento estava na boca do profeta Davi:
"Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade" [Salmos 5:5].
"Odeias a todos os que praticam a maldade". Quem pratica maldade? São pessoas. Deus as odeia! Agora, você vai continuar na posição de que Deus odeia o pecado e ama o pecador? Mentira! Deus odeia a ambos.
Ele odeia o pecado:
"Tu amas a justiça e odeias a impiedade..." [Salmos 45:7].
"Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio" [Apocalipse 2:6].
A impiedade referida em Salmos e as obras dos nicolaítas referida no Apocalipse são pecados, "as quais", diz o Senhor, "eu também odeio". Deus odeia o pecado.
Ele também odeia o pecador:
"...odeias a todos os que praticam a maldade" [Salmos 5:5].
É muito claro. Para Deus "os que praticam a maldade", ele "odeias a todos". Estes "que praticam maldade" quem são? São os que odeiam a luz:
"Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas" [João 3:20].
Deus é luz (1 Jo 1:5). Odiar a luz é odiar a Deus. Sua palavra é luz (Sl 119:105). Odiar a luz é odiar a palavra de Deus. Estes são os que fazem o mal. Estes são os que praticam a maldade. Pode ser um religioso falso. Pode ser um promíscuo. Ou até mesmo um sanguinário. Não respeitam a Deus, porque não praticam sua palavra:
Salmos 50
16. Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar os meus estatutos, e em tomar a minha aliança na tua boca?
17. Visto que odeias a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de ti.
Por odiarem a "correção" de Deus, porque lançam as palavras para detrás deles, ou seja, por não praticá-las, Deus os odeia. Desde a antigüidade foi avisado que seria assim para com aqueles que rejeitam os mandamentos de Deus:
Levítico 26
15. E se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma se enfadar dos meus juízos, não cumprindo todos os meus mandamentos, para invalidar a minha aliança,
17. E porei a minha face contra vós, e sereis feridos diante de vossos inimigos; e os que vos odeiam, de vós se assenhorearão, e fugireis, sem ninguém vos perseguir.
Deus porá sua face contra aquele que rejeitar os estatutos dele. Por a face contra é o mesmo que odiar. Foi isso que aconteceu com Esaú e sua descendência.
"E odiei a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto" [Malaquias 1:3].
Por causa de suas ações e a de seus descendentes, diz o Senhor: "odiei a Esaú". E então, Deus odeia ou não determinadas pessoas? Ele odeia os que praticam a maldade. Odeia o pecado deles e a eles também. É por isso que a ira dele se manifesta sobre a impiedade e sobre aqueles que a praticam:
"Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça" [Romanos 1:18];
"Quando a ira de Deus desceu sobre eles, e matou os mais robustos deles, e feriu os escolhidos de Israel" [Salmos 78:31].
Reformulando a frase de acordo com as Escrituras Sagradas:
Deus odeia o pecado e aquele que pratica a maldade também.
Sinceramente, espero que as pessoas não pensem que estou dizendo que Deus tem ódio como o têem os homens. O ódio de Deus é diferente. O ódio dos homens é um total descontrole. O de Deus não é como o deles. Deus não é Homem (Nm 23:19). Portanto o ódio de Deus não pode ser entendido como descontrole; mas, como justiça. É por isso que mesmo odiando os que praticam o pecado, Deus não leva em conta o tempo da ignorância, antes espera que se arrependam e se tornem frutos do seu amor:
"Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam" [Atos 17:30].
Continua, se Deus assim o permitir.
Irmão Anderson Veloso.
Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações:
Você tem alguma dúvida sobre a fé?
Escreva para:
Irmoveloso@yahoo.com.br
andersonvelosinho.av@gmail.com
Envie sua pergunta por watsap:
(21) 988096931
Nenhum comentário:
Postar um comentário