terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Resposta da bíblia a freqüentes perguntas. Parte 1




Por que Deus permitiu Davi ter várias mulheres?

Deus não tinha nada a ver com aquilo. As ações do homem são de responsabilidade exclusiva dele, não tendo Deus culpa alguma nisso.

"De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados" [Lamentações 3:39].

As queixas dos homens são em virtude de seus próprios pecados. Não tendo Deus nada a ver com as escolhas do homem, alguém pode afirmar que Deus tem alguma coisa a ver com o fato de Davi ter adquirido várias mulheres? Não! Não foi só Davi que teve várias mulheres. Outros homens também tiveram. Roboão, por exemplo, teve setenta e oito mulheres:

"E amava Roboão mais a Maaca, filha de Absalão, do que a todas as suas outras mulheres e concubinas; porque ele tinha tomado dezoito mulheres, e sessenta concubinas; e gerou vinte e oito filhos, e sessenta filhas" [2 Crônicas 11:21].

Salomão, filho de Davi, também teve muitas mulheres, trezentas concubinas e setecentas princesas, mil no total:

"E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração" [1 Reis 11:3].

Agora, você pode dizer que, estes homens tiveram várias mulheres com consentimento de Deus? Não! Deus não era a favor daquilo, eles adquiriram muitas mulheres por conta própria. Desde os primeiros dias da raça humana na terra o Pai já havia determinado o padrão: uma mulher para um homem.

Gênesis 2

18. E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
22. E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
25. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.

Preste atenção as expressões:

"Uma ajudadora";
"Formou uma mulher";
"A sua mulher".

Quantas mulheres para um homem? Uma. Quantos homens para uma mulher? Um. Nosso Senhor Jesus Cristo está de acordo com o registro do Gênesis:

Mateus 19

4. Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
5. E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?

Está é a doutrina original de Deus para o homem e para a mulher. Ele "os fez no princípio macho e fêmea", para que sejam uma "só carne". Mas, quantos serão uma só carne? "Dois". Não é mais do que isso: "e serão dois numa só carne". Se Davi teve várias mulheres foi iniciativa dele; Deus não tem participação nisso. Pelo contrário, desde o início revelou que sua vontade é contrária a decisão dos homens de se darem a poligamia. Após ter dado a lei a Moisés tal princípio foi reiterado por Deus:

"Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem prata nem ouro multiplicará muito para si" [Deuteronômio 17:17].

Deus não deu um monte de rapariga para Davi. A confusão na mente das pessoas se dá pela má interpretação de um texto registrado no livro de Samuel:

2 Samuel 12

7. Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;
8. E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.

A idéia errada de que Deus consentiu com Davi para ter varias mulheres vem da declaração: "E te dei... as mulheres de teu senhor". Vamos entender o que realmente está aí. Não vamos acrescentar o nosso pensamento ao texto. Não menospreze sua inteligência, você é capaz de ver o que está Escrito aí. Aí está dizendo que Deus favoreceu o apetite sexual de Davi? Está dizendo que Deus deu mulheres para serem esposas de Davi? Não, absolutamente. Vamos analisar: "e te dei... as mulheres de teu senhor". O que Deus deu a Davi foi poder sobre estas mulheres, como também sobre toda a nação. Vamos ler de novo:

"Eu te ungi rei sobre Israel... E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor".

Percebe? Deus deu a Davi "rei sobre Israel". E como tal, influência e poder sobre "a casa de teu senhor" e sobre "as mulheres de teu senhor". É neste sentido que Deus deu. É muito claro. Outrossim, perceba que não está dizendo que estas mulheres são de Davi: "mulheres de teu senhor". De quem são as mulheres? "de teu senhor". Na língua portuguesa "teu" é um pronome possessivo. Indica sobe a posse de alguém. As mulheres no texto não são de Davi; são "mulheres de teu senhor". Existe outro sujeito além de Davi no texto. É dele as mulheres, não de Davi. Portanto, o versículo não diz que Deus consentiu que Davi tivesse um monte de mulher. Deus é contra esta prática:

"Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem prata nem ouro multiplicará muito para si" [Deuteronômio 17:17].

1. Porque estes homens tiveram várias mulheres?

Por cobiça própria. Há grande prazer nas paixões da carne, o terrível é a consequência. Por haver grande prazer nos apetites estes homens optaram por ter várias mulheres. Veja o que Salomão diz:

"Acumulei para mim prata e ouro, riquezas sem conta dos reis e das províncias. Escolhi os melhores cantores e cantoras, e servi-me de um imenso harém, experimentei os maiores prazeres que um ser humano pode sonhar [Eclesiastes 2:8 KJV].

Em outra tradução é dito "delícias dos filhos dos homens".

"Ajuntei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens, concubinas em grande número" [Eclesiastes 2:8 ARA].

Por ser uma coisa prazerosa, e por ser agradável a carne as coisas adquiridas (como as mulheres) foram "para mim", diz Salomão. Foi iniciativa deles. Por concupiscência própria, Davi, Salomão e Roboão adquiriram muitas mulheres. Deus não teve nada ver com isso.

2. Não faz bem a alma humana o prazer desenfreado.

Por quê? Porque Aqueles que vivem em deleites estão mortos:

"E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados" [Efésios 2:1].

"Estando vós mortos em ofensas e pecados". Os que se entregam as "ofensas e pecados", dos quais a poligamia e o adultério estão inclusos, Paulo diz que estão "mortos". Não faz bem a alma humana se entregar aos pecados. Os que vivem em deleites, vivendo estão mortos:

"Mas a que vive em deleites, vivendo está morta" [1 Timóteo 5:6].

3. É considerado adúltero quem tem mais de uma mulher.

Deus é contra o homem ter mais de uma mulher, como também a mulher ter mais de um marido. Os que não respeitarem isso serão considerados adúlteros:

"De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido" [Romanos 7:3].

"Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério" [Mateus 19:9].

É muito claro o ensinamento. Mas os falsos pastores do Brasil não respeitam isso. Muitos deles, desde anônimos a famosos, destruíram suas primeiras famílias graças ao apetite carnal descontrolado. E, agora seguem já na segunda e terceira famílias, desrespeitando completamente a palavra de Deus.

4. É reprovado para o ministério cristão aquele não for marido de uma mulher só.

"Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar" [1 Timóteo 3:2].

Alguns homens aqui no Brasil são reprovados por este versículo. Caio Fábio, Napoleão Falcão, Gesiel Gomes, Miguel Ângelo, alguns anônimos que eu conheço, estes e outros perderam suas primeiras famílias e construíram outras. O que a bíblia diz deles? Diz que negaram a fé, não cuidaram da família, não podem cuidar da igreja, por isso é que são falsos mestres.

"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel." [1 Timóteo 5:8].

"Negou a fé" é o veredito do apóstolo são Paulo. Tal pessoa "é pior do que o infiel". Uma pessoa "pior do que o infiel" não terá acesso, dado por Deus, a palavra dele, como ela realmente é. Mas eles insistem em estar numa posição que não pertence a eles. Logo, o que eles vão pregar? Mentiras!

5. Adúlteros não terão direito a vida eterna.

O homem que tiver várias mulheres será adúltero. A mulher que tiver vários homens será adúltera. Estas pessoas não terão parte na vida eterna:

"Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará" [Hebreus 13:4];

"Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira" [Apocalipse 22:15].

Continua, se Deus assim o permitir.

Irmão Anderson Veloso.

Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações:

Você tem alguma dúvida sobre a fé?

Escreva para:

Irmoveloso@yahoo.com.br
andersonvelosinho.av@gmail.com

Envie sua pergunta por watsap:
(21) 988096931

Nenhum comentário: