Na parte 4 do estudo do tema apresentei 8 pontos que a falsa doutrina da "predestinação absoluta" contraria. Na parte 5 discuti o ponto 1. Vamos analisar agora os pontos 2, 3 e 4.
2. Dizer que Deus predestina quem ele quer contraria o ensinamento claro da Escritura, que prova existir a possibilidade do homem se desviar.
Tiago 5
19. Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,
20. Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.
Perceba o quanto é claro o que Tiago diz. Ele chama seus ouvintes de "irmãos". Para Tiago seus ouvintes não são irmãos físicos. São irmãos na fé. Qual é o destino final de um irmão da mesma fé dos apóstolos? Morar com aquele que é o Pai desta grande família. Deus tem uma família:
"Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus" [Efésios 2:19].
Nesta família, sendo ele o Pai, os irmãos na fé são seus filhos e irmãos na fé do próprio Jesus Cristo, o filho unigênito de Deus:
Hebreus 2
10. Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.
11. Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos.
Agora, julgue por você mesmo. Se o criador do universo é o Pai deles, e se o filho unigênito de Deus é irmão deles, aonde eles estarão um dia? Vamos deixar o próprio Jesus responder:
"E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" [João 14:3].
Aonde Jesus estiver será aonde eles estarão. Agora volte comigo a Tiago e preste atenção ao que ele diz: "se algum dentre vós se tem desviado da verdade". Dentre vós. Quer dizer que também é um irmão. Portanto, enquanto tal pessoa for um irmão terá o mesmo destino final dos outros irmãos. Mas Tiago fala que existe a possibilidade deste irmão se perder no caminho: "se tem desviado da verdade". Agora, se está pessoa, que antes era um irmão, se tem desviado da verdade, continuará predestinado a vida eterna? Não! Por isso na sequência está escrito que o "erro do... caminho" de "um pecador", que antes era irmão pode ser deixado, e quem o ajudar a isso "salvará da morte uma alma". É claro como a luz do dia! A pessoa era irmão. Nessa condição estava predestinado a vida eterna. Mas se "tem desviado da verdade" corre o perigo "da morte uma alma". Tiago não está falando de morte do corpo. É "morte" de "uma alma". Que morte é essa? A segunda morte:
"E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte" [Apocalipse 20:14].
Fica claro que a segunda morte é a morte da alma, e também é a condenação eterna. E, que alguém, dependendo do seu estado e de suas escolhas poderá obtê-la. Fica claro também que, alguém desviado da verdade pode mudar sua sorte ao "se converter do erro do seu caminho". E, assim, estando antes predestinado a condenação, agora fica predestinado a vida eterna. Isso dependerá de sua escolha! Por isso, se livrará da segunda morte aquele que vencer:
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte" [Apocalipse 2:11].
Os teólogos calvinistas e fatalistas preferem passar por cima destas coisas para defender a doutrina errônea da "predestinação absoluta". Não se pode contariar o fato de que existe a possibilidade do homem se desviar da verdade para o erro; E do erro para verdade. É possível que alguém antes perdido se ache:
"Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se" [Lucas 15:24].
Tinha-se perdido, e foi achado. Predestinação absoluta? Faça-me o favor, leia a palavra de Deus sem pensamentos próprios. Quem é mesmo a ovelha que o bom pastor sai para buscar? A ovelha que se desgarrou:
"Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou?" [Mateus 18:12].
Existe a possibilidade da desgarrada não ser encontrada.
"E, se porventura achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram" [Mateus 18:13].
Se porventura achá-la. "Se" expressa condição. Significa que mesmo a tentativa de achá-la pode não ter êxito. Provando mais uma vez que alguém pode estar no aprisco e se desgarrar, pode estar na verdade para logo em seguida se desviar dela. Em outras palavras, mesmo já estando na porta do céu é possível ir para o inferno. Mesmo já fazendo parte do rebanho de Deus é possível se desgarrar para nunca mais ser achado. E vice-versa.
"Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado" [2 Pedro 2:21];
Mateus 22
12. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.
13. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
14. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
3. Afirmar a predestinação absoluta é contrariar o fato de que Deus não faz acepção pessoas.
Quando um teólogo não têm o Espírito Santo defende idéias que contrariam os ensinamentos das Escrituras Sagradas. Ele consegue encontrar passagens na bíblia que parecem favorecer seus argumentos errados. O que ele não consegue enxergar é que, contra a idéia errada defendida por ele existe um amplo e vasto contexto nas Escrituras Sagradas. Este é o caso da "predestinação e eleição absoluta". Para defender esta estúpida posição é necessário passar por cima de muita coisa escrita na bíblia. E uma delas é que Deus não faz acepção de pessoas. Afirmar a predestinação absoluta é contrariar o fato de que Deus não faz acepção pessoas.
"Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas" [Romanos 2:11].
É por isso que qualquer um que escolher o bem poderá ser recompensado com a vida eterna:
"A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção" [Romanos 2:7].
E qualquer um que escolher desobedecer a verdade será recompensado com a ira de Deus, ou seja, a condenação eterna:
"Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade" [Romanos 2:8].
Deus não faz acepção de pessoas para a salvação. Quando ele amou a ponto de enviar seu filho unigênito foi todo o mundo que ele amou.
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" [João 3:16].
Por quê ele amou o mundo todo? Porque deseja que todos os homens sejam salvos, sem acepção.
"Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade" [1 Timóteo 2:4].
Se Deus nosso Pai "quer que todos os homens se salvem", ele faria acepção de pessoas para salvá-las? Não! Mas, para os pregadores de mentira, sim. Só na imaginação doente deles! Qualquer pessoa que, por decisão própria satisfizer a justiça de Deus poderá obter a vida eterna. Deus não faz acepção de pessoas, porque lhe é agradável qualquer um em qualquer nação que faça o que é da vontade dele.
Atos 10
34. E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;
35. Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.
4. Defender a predestinação absoluta é reduzir o ser humano a um autômato.
Quando Deus criou o homem, a sua imagem e semelhança o criou:
"E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" [Gênesis 1:27].
No início da humanidade o ser humano foi criado a imagem de Deus. Significa que o homem tem semelhanças com Deus. De acordo com a bíblia Deus tem vontade:
"Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra" [João 4:34].
Aquele que enviou a Jesus Cristo é o Pai. A comida de Jesus Cristo era "fazer a vontade" do Pai. Fica claro que o Pai tem vontade. O homem criado por Deus também tem vontade. Existe na bíblia aquilo que é chamado vontade do homem:
"Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" [João 1:13].
Se o homem tem vontade significa que ele não é um autômato. Se ele não é um autômato a obtenção da vida eterna depende da sua escolha. Tal verdade das Escrituras Sagradas derruba por terra a idéia que a salvação de um indivíduo depende exclusivamente de Deus. Como Deus o criou com vontade própria, ele precisa escolher obedecê-lo. Compete ao homem decidir se quer a salvação eterna ou condenação. O papel de Deus nesta salvação ou condenação é mostrar e prover o caminho; e, recompensar a escolha pessoal de cada um.
"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência" [Deuteronômio 30:19].
O papel de Deus na salvação é propôr: "tenho proposto a vida e a morte". Como o homem não é um autômato o papel dele é escolher: "escolhe pois". Isso é salvação pela fé, o homem escolhe crer. É pela sua fé que ele poderá obter a salvação:
"Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá" [Habacuque 2:3].
Pela sua fé. Sua. Esta é uma atividade dele. É claro que é pela sua fé em Deus. Pela sua fé na palavra e no caminho de Deus para salvação. Depende dele a escolha. Ele é quem deve desenvolver sua salvação.
"Sendo assim, meus amados, como sempre obedecestes, não somente na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, colocai em prática a vossa salvação com reverência e temor a Deus"
[Filipenses 2:12].
Colocai em prática a vossa salvação. É incontestável!
Na próxima postagem sobre o assunto discutirei os pontos 5, 6, 7 e 8.
... se Deus quiser.
Irmão Anderson Veloso.
Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações:
Irmoveloso@yahoo.com.br
andersonvelosinho.av@gmail.com
Veja também:
Salvação sem merecimento. Parte 1:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/08/a-farsa-da-salvacao-sem-merecimento.html?m=1
Salvação sem merecimento. Parte 2:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/08/salvacao-sem-merecimento-parte-2.html?m=1
Salvação sem merecimento. Parte 3:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/08/salvacao-sem-merecimento-parte-3.html?m=1
Salvação sem merecimento parte 4:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/10/salvacao-sem-merecimento-parte-4.html?m=1
Salvação sem merecimento parte 5:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/10/salvacao-sem-merecimento-parte-5.html?m=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário