5. A crença da predestinação absoluta atropela a doutrina do julgamento final.
As Escrituras Sagradas falam sobre um julgamento final. Defender predestinação absoluta é passar por cima disso. Se Deus é o responsável pela condenação e salvação eterna deste ou daquele indivíduo, faz sentido julgamento? Mas a palavra de Deus é clara. Existe um juízo final.
Apocalipse 20
11. E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
12. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
13. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
No dia do juízo do trono branco, o juízo após a segunda ressurreição, o juízo final, os "mortos" "grandes e pequenos" serão "julgados". Se Deus está julgando, pelas escolhas de cada um está julgando. Se ele é quem destina as pessoas, não faz sentido julgá-las. O ensinamento é claro. Se ele julga, os condenados são merecedores de condenação. É por isso que eles são "julgados cada um segundo as suas obras". É por isso que quem pecou sem ouvir a lei, e quem pecou ouvindo a lei, ambos serão julgados:
"Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados" [Romanos 2:12].
Apocalipse diz "julgados cada um segundo as suas obras". Romanos diz "pela lei serão julgados". Julgados, julgados. É claro ou não a existência da doutrina de um julgamento? Trono branco. Livros abertos. Mortos julgados conforme suas obras. Transgressores da lei julgados pela lei. O quadro é de julgamento. O que significa julgamento?
No dicionário:
"julgamento"
Significado de Julgamento
"s.m. Ato ou efeito de julgar.
Opinião, juízo, apreciação: submeto-me a seu julgamento.
Decisão, sentença emanada de um tribunal ou juiz: pronunciar um julgamento."
"julgar"
Significado de Julgar
v.t.
- "Decidir um litígio na qualidade de juiz ou árbitro: julgar um processo"
- "Pensar, supor: julgou necessário protestar."
- 'Avaliar, emitir opinião, formular um juízo: julgar uma pessoa pela aparência."
- "Reputar, considerar: julgo-o bastante competente."
(fonte:http://www.dicio.com.br/julgar/)
No hebraico:
No hebraico:
JULGAR: HEBRAICO "SAFATE"
Esboço de uso bíblico [?]
- para julgar, governar, vindicar, punir
- (Qal)
- para agir como legislador ou juiz ou governador (de Deus, o homem)
- para governar, governar, juiz
- para decidir a controvérsia (de Deus, o homem)
- para executar o julgamento
- discriminando (do homem)
- vindicação
- condenando e punindo
- no advento teofânico para julgamento final
- (Niphal)
- para entrar em controvérsias, pleitear, têm controvérsia juntos
- para ser julgado
- (Poel) juiz, adversário-at-lei (particípio)
שָׁפַט Safate, shaw-fat '; uma raiz primitiva; ao juiz, ou seja, pronunciar a sentença (a favor ou contra); por implicação, para reivindicar ou punir; por extenssion, para governar; passivamente, para litigar (literal ou figurativamente): - vingar, × que condenam, afirmam, defender, executar (acórdão), (ser a) juiz (-ment), × necessidades, pleitear, razão, regra (Léxico:strng H8199).
JULGAMENTO: HEBRAICO: MISHPAT
Esboço de uso bíblico [?]
| |
מִשְׁפָּט Mishpat, Mish-pawt '; de H8199; corretamente, um veredicto (favorável ou desfavorável) pronuncia-judicialmente, especialmente uma frase ou formal decreto (humano ou () lei divina do participante, individual ou coletiva), incluindo o ato, o lugar, o terno, o crime, ea pena; abstratamente, justiça, incluindo o direito de um participante ou privilégio (legal ou habitual), ou até mesmo um estilo: - adversário, cerimônia, carga, × crime, costume, deserto, determinação, discrição, dispondo, devido, moda, forma, para ser julgado , julgamento, apenas (-ice, -ly), (forma de) lei (-ful), forma, medida, (devido) ordem, decreto, direito, sentença, usest, × digno, errado. (Léxico: Strong H4941)
|
No grego:
JULGAMENTO: GREGO: KRISIS
O que estou tentando fazer você entender é que "julgar" e "julgamento" na bíblia tem o sentido de "decisão a favor ou contra"; dependendo da escolha de cada um. É por isso que cada um será julgado "conforme suas obras". É por isso que os transgressores da lei Deus serão punidos. Ao passo que os obedientes receberão a recompensa da vida eterna.
"para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça" [2 Tessalonicenses 2:12].
"a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer o bem, procuram glória, e honra e incorrupção" [Romanos 2:7].
6. Defender a idéia de que Deus condena e salva quem ele quer é contra a doutrina da vontade dele
JULGAMENTO: GREGO: KRISIS
Esboço de uso bíblico [?]
| |
κρίσις Krisis, kree'-sis; decisão (subjetiva ou objetivamente, a favor ou contra); por extensão, um tribunal; por implicação, a justiça (especialmente, a lei divina): - acusação, condenação, a condenação, o juízo. (Léxico:strog's G2920)
|
O que estou tentando fazer você entender é que "julgar" e "julgamento" na bíblia tem o sentido de "decisão a favor ou contra"; dependendo da escolha de cada um. É por isso que cada um será julgado "conforme suas obras". É por isso que os transgressores da lei Deus serão punidos. Ao passo que os obedientes receberão a recompensa da vida eterna.
"para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça" [2 Tessalonicenses 2:12].
"a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer o bem, procuram glória, e honra e incorrupção" [Romanos 2:7].
6. Defender a idéia de que Deus condena e salva quem ele quer é contra a doutrina da vontade dele
Já vimos anteriormente que Deus tem vontade. Uma das coisas que nosso Senhor Jesus Cristo ensinou logo no início do seu serviço terreno foi buscar a vontade do Pai: "seja feita tua vontade". Um aspecto da vontade de Deus é querer que todos os homens se salvem:
1 Timóteo 2
3. Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
4. Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
O que significa a expressão "que quer"? Significa vontade. É vontade de "Deus nosso Salvador" "que todos os homens se salvem". Isto ele "quer" que aconteça a "todos os homens". Isso ele prometeu a todos:
"Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus nosso SENHOR chamar" [Atos 2:39].
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" [Mateus 11:28].
Agora, mesmo querendo que todos os homens se salvem, todos os homens serão salvos? Não, não serão todos os homens salvos. E, isso porque não depende apenas de Deus. Mas, também, da vontade deles. Se Deus predestinasse no sentido da teologia calvinista, então todos os homens se salvariam; visto que, de acordo com o apóstolo Paulo, ele "quer que todos os homens se salvem". Mas não é isso que ensina as Sagradas Escrituras. A salvação é oferecida a todos, mas são poucos que preencherão os requisitos.
"E toda a carne verá a salvação de Deus" [Lucas 3:6];
"Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos" [Mateus 22:14].
7. Predestinação absoluta é contra a doutrina do amor de Deus.
Deus é amor (1 Jo 4:8). Por ser amor e por amar enviou o seu filho unigênito para salvar. Ele "amou o mundo" (Jo 3:16). Ele provou seu amor para conosco entregando o seu filho a morte:
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? [Romanos 8:32].
Mas Deus dá prova do seu amor para connosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós [Romanos 5:8].
Um Deus de amor que ama a ponto de entregar o filho predestina quem ele quer para o inferno?
É contra as Escrituras Sagradas! Por ele amar, ele perdoa as transgressões dos pecadores que, antes predestinados a condenação se tornam predestinados a vida eterna.
Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro [Isaías 43:25];
"Diz-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que morrereis, ó casa de Israel?" [Ezequiel 33:11].
É muito claro!
8. Predestinação absoluta é contra a salvação pela fé.
Eu creio na doutrina da justificação pela fé, como ele realmente é ensinada nas Escrituras. Não como é ensinada por pessoas de mente errada. Se alguém estivesse predestinado exclusivamente por Deus, para que a fé seria necessário para a salvação? O simples fato da necessidade da fé para a salvação já prova que ela é um pré-requisto. Ela também coopera para a predestinação de um indivíduo. Sem ela, para aqueles que ouvem o evangelho, o homem não pode satisfazer a justiça de Deus; o homem não pode agradá-lo:
"Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" [Hebreus 11:6].
"É necessário" para "agradar a Deus" a "fé" verdadeira. A doutrina da predestinação absoluta é contra isso.
Irmão Anderson Veloso.
Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações:
Você tem alguma dúvida sobre a fé?
Escreva para:
Irmoveloso@yahoo.com.br
andersonvelosinho.av@gmail.com
Envie sua pergunta por watsap:
(21) 988096931
Veja também:
Salvação sem merecimento. Parte 1:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/08/a-farsa-da-salvacao-sem-merecimento.html?m=1
Salvação sem merecimento. Parte 2:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/08/salvacao-sem-merecimento-parte-2.html?m=1
Salvação sem merecimento. Parte 3:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/08/salvacao-sem-merecimento-parte-3.html?m=1
Salvação sem merecimento parte 4:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/10/salvacao-sem-merecimento-parte-4.html?m=1
Salvação sem merecimento parte 5:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/10/salvacao-sem-merecimento-parte-5.html?m=1
Salvação sem merecimento parte 6:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/11/salvacao-sem-merecimento-parte-6.html?m=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário