terça-feira, 18 de agosto de 2015

Salvação sem merecimento. Parte 3


A doutrina da salvação sem merecimento ensina que não importa o que o homem faça, a salvação é um ato exclusivo de Deus. De acordo com quem defende tal pensamento, isso significa que uns foram predestinados por Deus para a salvação e outros para a condenação. Isso é um absurdo formulado nas profundezas do inferno. É doutrina de Demônios.

1 Timóteo 4:1

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;

Por que esse ensinamento se constitui doutrina de Demônios?

Porque ele não vem da bíblia! Está constituído por distorções dela. Seus defensores nunca vão entender o que realmente está nas Escrituras Sagradas sobre este assunto, pois trilharam um caminho errado; pelo qual nunca vão entender a sabedoria de Deus.

1 Coríntios 1:21

Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

O mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria. Estão presos a "teologia" e a correntes de pensamentos; calvinismo, arminianismo, etc. Os cristãos do primeiro século nunca ouviram falar de tais terminologias. Elas vieram da cultura pagã greco-romano. E quem trilha por este caminho não vai experimentar a sabedoria de Deus. Vamos ler mais uma vez:

1 Coríntios 1

19. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.

20. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?


21. Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

Está vetado a eles o conhecimento correto. Por isso defendem o absurdo que a salvação é sem merecimento.

I. O que o homem não merece é o ato inicial do amor de Deus, que conferiu a oportunidade para salvação.

Romanos 5:8

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

Deus provou o seu amor para conosco, sendo dele o ato inicial para oportunidade da salvação, através da morte de Cristo por nossos pecados. É neste sentido que ele nos amou primeiro:

1 João 4:19

Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.

Ele nos amou primeiro nos dando a oportunidade da salvação através do seu filho. Mas, a consumação desta salvação em seu reino eterno depende da resposta do homem. E a resposta do homem é a sua obediência:

Hebreus 5

8. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.

9.  E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem.

Para todos os que lhe obedecem. É muito claro. É um golpe mortal no calvinismo. A entrada na terra prometida na antiga aliança tinha a oportunidade dada por Deus, mas a posse dependia da obediência do seu povo.

Deuteronômio 11:8

Guardai, pois, todos os mandamentos que eu vos ordeno hoje, para que sejais fortes, e entreis, e ocupeis a terra que passais a possuir.

A vida eterna no céu é semelhante. Deus fez a sua parte: "sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação". Agora compete ao homem fazer a dele: "eterna salvação para todos os que lhe obedecem". Abre sua mente amigo calvinista! Abra seu coração pobre pecador! Não se apegue a teorias e terminologias que não são reconhecidas pela bíblia. Leia sua bíblia. Confira as Escrituras Sagradas para ver se é assim.

II. A salvação sem merecimento é contra a doutrina da vontade de Deus.

Em relação a salvação está escrito:

Tito 2:11

Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.

Se a graça de Deus se manisfestou trazendo a salvação para "todos os homens". É da vontade de Deus que todos os homens se salvem.

1 Timóteo 2:4

Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

O que significa "graça de Deus se manisfestou trazendo salvação"?

Significa que a manifestação do filho de Deus em carne, especialmente sua morte, possibilitou a salvação. Por isso Deus "quer que todos os homens se salvem".

Faz algum sentido Deus querer que todos os homens se salvem, e ao mesmo tempo a salvação eterna depender só dele, significando alguns salvos e a maioria perdidos?

Se a vontade de Deus é a salvação de todos os homens, e se ela depende somente dele, todos os homens deveriam ser salvos. Mas, isso não é verdade. Existem aqueles que serão condenados:

Apocalipse 20:15

E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

Deus Altíssimo é o Todo-Poderoso. Quer que todos os homens se salvem. Providenciou o meio para isso. Se a salvação eterna dependesse somente dele, todos seriam salvos. O fato de "aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo" significa que a salvação final depende da resposta do homem. Depende da obediência do homem a obtenção do produto final da salvação, pois ele será condenado igualmente por merecimento:

Hebreus 10:29

De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça.

É da vontade de Deus que todos os homens sejam salvos. Mas, "será julgado merecedor" de "maior castigo" todo "aquele que pisar o filho de Deus". Se um condenado é "merecedor", o contrário também é verdade. É da vontade de Deus a salvação de todos os homens.

2 Pedro 3:9

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

Deus, nosso Pai, continua "não querendo que alguns se percam". Por isso "não retarda sua promessa". Essa promessa que ele fez é a vida eterna.

1 João 2:25

E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

A promessa ele fez: "a vida eterna". A oportunidade de obetê-la providenciou: "sois salvos pela graça" (Ef 2.8). Contudo, o homem tem que fazer a parte dele: "por meio da fé" (Ef 2.8); "não querendo que alguns se percam, senão que todos venham arrepender-se". Fé de quem? Arrependimento de quem? Por parte do homem. Esse é o verdadeiro caminho para a salvação: providência de Deus + resposta do homem.

III. Tanto a salvação como a condenação eterna serão recompensas merecidas.

Mateus 10

32. Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.

33. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.

Qualquer que me confessar... O confessarei. Qualquer que me negar... O negarei. O que isso significa? Tanto a salvação como a condenação serão recompensas merecidas. Porque será negado a salvação a alguém? Porque tal alguém fez por merecer: "qualquer que me negar... O negarei também". Aonde? Na eternidade "diante de meu Pai, que está nos céus ". Porque será dado a salvação a alguém? Porque tal alguém fez por merecer: "qualquer que me confessar... O confessarei". Aonde? Na eternidade "diante de meu Pai, que está nos céus".  

Em breve mais, se Deus quiser

Irmão Anderson Veloso.

Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações:

Irmoveloso@yahoo.com.br
andersonvelosinho.av@gmail.com





Nenhum comentário: