quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Sabedoria de Salomão. Parte 2



Provérbios 23.20

Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.

Há muita profundidade de sabedoria por trás destas palavras. É impressionante como um homem pôde há 3.000 anos atrás pronunciar coisa tão cheia de razão.

Verdadeiramente Salomão recebeu de Deus sabedoria que nenhum outro recebeu:

1 Reis 3:12

Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.

Em virtude desta sabedoria inigualável que o Rei Salomão pronunciou palavras tão carregadas de bom senso. NÃO ESTEJA. Isto é mandamento de Deus. Além de implicações morais e religiosas, tal provérbio é carregado de profundidade científica.

E, um homem com a sabedoria de Deus enxergou isso há 3 mil anos atrás!

Provérbios 23.20

Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.

Com o avanço da ciência, atualmente, pode ser provado que as palavras proferidas há três milênios atrás por Salomão estão carregadas de sabedoria científica. Veja um trecho da matéria a baixo:

"Nada em excesso"

"Para o nutrólogo - André Veinert, titulado pela Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) e pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE)- o consumo de carne vermelha deve ser moderado... "O excesso diário em corte e preparo errados, e os tipos processados –como a salsicha – devem ser evitados, já que sabemos que o aumento de doenças cardiovasculares e de câncer no aparelho digestivo pode estar ligado à ingestão exagerada de carne e gordura."

"A endocrinologista - Carolina Mantelli Borges, médica pós-graduada em Endocrinologia e Metabologia pela (USP), responsável pela área de endocrinologia da Clínica de Especialidades Integrada (SP) - por sua vez, diz que há outros riscos, como obesidade, diabetes, aumento do colesterol e hipertensão e que o ideal é comer carne vermelha cerca de três vezes por semana..."

"Carnes preparadas fritas em imersão aumentam o grau de gorduras saturadas, que elevam o colesterol ruim (LDL) que se deposita nas artérias, fazendo crescer o risco de surgirem problemas no coração."

Fonte:

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/09/16/carne-vermelha-em-excesso-e-prejudicial-a-saude-veja-mitos-e-verdades.htm

Percebe a profundidade das palavras de Deus?

Percebe que os mandamentos e os ensinamentos de Deus, quando obedecidos dão vida e paz:

Provérbios 3

1. Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.

2. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.

Aquilo que nutrólogos, endocrinologistas e cientistas dum modo geral estão entendendo com o avanço da ciência, há três milênios atrás Deus havia falado através de Salomão. Provando que uma mente superior foi a fonte de tal declaração na antiguidade.

Comer carne demais, comer muito dum modo geral, prejudica em extremo sua saúde. Por isso é mandamento de Deus não destruir teu corpo com maus hábitos:

Provérbios 23.20

Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.

O que Deus quer dizer com não esteja entre os comilões?

Significa que você como cristão não pode ir num churrasco de um não-cristão?

Não. Um cristão verdadeiro pode ir no banquete dos infiéis:

1 Coríntios 10

27. E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência.

Na superfície, não está entre os comilões significa não ter hábito de comer descontroladamente. Há implicações científicas aí. Se alguém vive a devorar doces, salgados, carnes e bebidas está sobrecarregando o seu organismo; está fazendo mal a si mesmo e pecando contra Deus.

Mas Paulo diz: "comei de tudo".

Há contradição entre Paulo e Salomão?

Absolutamente não! Ambos estão dizendo a mesma coisa. A chave para solucionar o problema está num dos versículos seguintes:

1 Coríntios 10:31

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.

Comei tudo significa "tudo para glória de Deus". E para glória de Deus significa não ter o hábito dos comilões, pois fazem mal a si próprios. São glutões. Em igrejas pentecostais muitas senhoras, a maioria delas, estão com a barriga, as pernas e os braços carregados de gordura. Estão obesas e hipertensas. E por que? Estão cheias de maus hábitos. Seus líderes não são capazes de ensiná-las as palavras de Deus. Por isso vivem contrariamente as palavras de Salomão e de Paulo. Bebem muito refrigerante. Comem muita carne, doces e salgados desordenadamente. Até para alimentação dos seus servos Deus mostrou o caminho em suas palavras.

"Comei tudo" "...comais ...bebais ...tudo para glória de Deus".

Definitivamente apetite desordenado é pecado contra Deus. Até sua maneira de se alimentar deve ser de acordo com a glória de Deus:

Provérbios 23:2

E se és homem de grande apetite, põe uma faca à tua garganta.

Lucas 21:34

E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.

Essa foi a parte 2.

Irmão Anderson Veloso.

Você tem alguma dúvida a cerca da fé que nunca foi respondida?

Escreva para: irmovelo@yahoo.com.br



Nenhum comentário: