A sabedoria de Salomão foi tão grande que ele superou todos os sábios do seu passado, do seu presente e do seu futuro. Para provar:
1 Reis 4:30
E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.
1 Reis 3:12
Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
Por quê a sabedoria de Salomão foi tão grande assim? Porque não vinha dele. Os egípcios tinham um conhecimento mais avançado que os demais povos do mundo antigo. O livro História Global -Brasil e Geral (Gilberto Cotrim) dá uma idéia do conhecimento dos egípcios:
"QUÍMICA- a manipulação de substâncias químicas surgiu no Egito e deu origem á fabricação de diversos remédios e composições. A própria palavra química vem do egípcio kemi, que significa ''terra negra''.
MATEMÁTICA - as transações comercias e a administração dos bens públicos exigiam a padronização de pesos e medidas, isto é, um sistema de notação numérica e de contagem. Desenvolveu-se, assim, a Matemática, incluindo a Álgebra e a Geometria, úteis, também, no cálculo necessário á construção de grandes obras arquitetônicas, como templos e pirâmides.
ASTRONOMIA - para a navegação e as atividades agrícolas, os egípcios orientavam-se pelas estrelas.Fizeram, então, mapas do céu, enumerando e agrupando as estrelas em constelações.
MEDICINA - a prática da mumificação contribuiu para o estudo do corpo humano.Alguns médicos acabaram se especializando em diferentes partes do corpo, como olhos, cabeça, dentes, ventre"
A sabedoria de Salomão superou todo aquele conhecimento do Egito, porque a sabedoria que estava nele era a sabedoria do próprio Deus.
1 Reis 4:29
E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar.
Portanto, tudo que Salomão disse é digno de confiança. Pois vinha de Deus para ele "muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar". Agora, me vem Edir Macedo e Caio Fábio dizerem que não tem problema servos de Deus beberem. Tais homens são contra a sabedoria revelada no livro que, mentirosamente, afirmam defender. E neste aspecto estão pervertendo a fé:
2 Timóteo 2:18
Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.
A fé verdadeira é pervertida através de ensinamentos contra o que foi escrito. Quando homens diziam que a ressurreição já havia acontecido iam contra a verdade, porque a ressurreição só acontecerá no último dia. Quando Caio Fábio diz que bebe, e incentiva aos outros a mesma coisa, perverte a sabedoria de Deus dada a Salomão.
Provérbios 23:20
Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.
Ninguém deve ser digno de Crédito indo contra isso. Salomão é científico, moral e espiritual com tal declaração (veja parte 2 e 3 do estudo). Além disso, nenhuma outra parte da Escritura contraria os ensinamentos de Salomão. Pelo contrário é a favor dele. Até mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo defende a Sabedoria de Salomão.
Mateus 12:42
A rainha do meio-dia se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão.
Tão digna de crédito é a sabedoria de Salomão que, a Rainha de Sabá atravessou da África para Ásia, a fim de ouví-las; alcançando assim a salvação por ouví-la. E se levantará no dia do juízo para condenar, como testemunha, a geração perversa que não ouviu a Jesus. Até mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo defende o entendimento do pregador de Israel.
Sabe por que Jesus defendeu a sabedoria de Salomão?
Porque foi dele mesmo a sabedoria dada a Salomão:
Eclesiastes 12:11
As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias, que nos foram dadas pelo único Pastor.
Dadas pelo único pastor. O Apóstolo São Paulo também concorda com a sabedoria de Salomão:
Eclesiastes 12:10
Procurou o Pregador achar palavras agradáveis; e o escrito é a rectidão, palavras de verdade.
Romanos 15:4
Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.
Compare estes dois textos. Salomão diz que o "escrito é a retidão, palavras de verdade". Paulo concorda que "tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito". Incluindo o que foi escrito por Salomão. Salomão está incluído entre os homens santos que falaram inspirados por Deus.
2 Pedro 1:21
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
Sabedoria maior que os do oriente. Maior que a ciência dos egípcios. Muitíssimo entendimento. Palavras de verdade dadas pelo único pastor. Falou inspirado pelo Espírito Santo. Você deve crer ou não no que ele falou? Sim.
1 Timóteo 4:9
Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação.
Uma das declarções sapientíssimas feitas por Salomão é está:
Provérbios 23:20
Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.
Salomão é moral, científico e espiritual com esta declaração. Há implicações morais que envolvem o consumo de álcool. Mortes por acidentes de carro, por homicídios, violência doméstica, etc. Mas há implicações científicas também. O consumo de álcool e o hábito de comer carne demais sobrecarrega o corpo e prejudica a saúde. Problemas no fígado, acúmulo de gorduras, obesidade, diabetes, hipertensão, e outros males. Salomão também é espiritual, pois nas Escrituras Sagradas você pode comer e beber espiritualmente
1 Coríntios 10
3. E todos comeram de uma mesma comida espiritual,
4. E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
Jó 12:11
Porventura o ouvido não provará as palavras, como o paladar prova as comidas?
Ensinamentos na bíblia são comparados a comida e bebida.
Hebreus 5
13. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
14. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
Logo, tem ensinamentos que ingeridos pela alma a intoxica, pervertendo a verdadeira fé. "Não estejas entre os beberrões de vinho". Existe um lugar onde é servido doutrinas embriagantes. É o vinho do inferno. Estes beberrões estão neste lugar. Que lugar é esse? É o lugar onde a grande prostituta do apocalipse tem domínio. É o lugar onde suas filhas estão, graças a sua influência. É o sistema religioso falso. Esse sistema tem servido vinho, ensinamentos errados, em toda a terra.
Apocalipse 17:2
Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.
Apocalipse 18:3
Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias.
A sabedoria de Salomão diz: "não esteja entre os beberrões de vinho". E por quê? Porque o vinho espiritual embriaga e prostitui religiosamente a alma: "se embebedaram com o vinho da sua prostituição". A ordem é não beber, nem um pouquinho sequer:
Efésios 5:18
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.
Irmão Anderson Veloso.
Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações:
A fé dos membros da "igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias", a igreja Mórmon, é falsa. Pois está construída sobre a areia.
Mateus 7
24. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
25. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
26. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
27. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
Cristãos verdadeiros constroem sua fé sobre o único fundamento da verdade: "aquele... que escuta... minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha". A fé verdadeira (e a igreja verdadeira) está construída sobre as palavras trazidas do Pai por Jesus Cristo. E uma das coisas que ele disse foi:
Lucas 10:16
"Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou".
Isso significa que a fé verdadeira está fundamentada nas palavras de Jesus e dos apóstolos. Isso significa está edificado sobre a rocha. Definitivamente a igreja Mórmon não respeita isso, pois a sua fé está construída sobre crenças erradas; casa edificada na areia. Definitivamente eles não ouvem os apóstolos, e por conseguinte o Senhor Jesus Cristo. E por conseguinte o Pai. Se ouvissem rejeitariam sua crença, pois uma das coisas que foi dita pelo Apóstolo São Paulo foi:
Gálatas 1
8. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
9. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
Outro evangelho é o que igreja Mórmom prega (veja parte 1 e 2 do estudo).
Vamos as evidentes contradições logo na introdução do livro que eles usam. A baixo uma foto tirada da introdução do livro Mórmon. As partes grifadas compõem algumas das contradições.
I. Registro da comunicação de Deus.
Logo na introdução é feita a declaração que o livro Mórmon é "um registro da comunicação de Deus, com os antigos habitantes das Américas". Tal declaração é mentirosa!
E por quê?
Porque Deus não pode mentir.
Números 23:19
Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
Deus não é homem, para mentir. Ele já havia dito suas palavras primeiramente aos judeus.
Romanos 3:2
Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.
As palavras de Deus e a salvação vieram de lá, dos judeus.
João 4:22
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
Foi lá, entre os judeus, que aconteceu a verdadeira comunicação de Deus. Mesmo quando as palavras de Deus foram dirigidas as outras nações foram os Judeus que as levaram, São Paulo e os demais apóstolos.
Atos 9:15
Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
João 20:21
Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
Portanto, a verdadeira comunicação de Deus para humanidade não foi revelada na América. Ainda que ela vá para qualquer canto do mundo, ela veio dos judeus; e, está revelada nos livros que eles escreveram, conhecido hoje como Bíblia. O livro Mórmon mente mais ainda, já na introdução, quando diz conter "a plenitude do evangelho eterno".
Plenitude do evangelho eterno publicada somente em 1830?
Mentira descarada e incoerente! A plenitude do verdadeiro evangelho já havia sido manifestada ainda no primeiro século.
Romanos 15:29
E bem sei que, indo ter convosco, chegarei com a plenitude da bênção do evangelho de Cristo.
Romanos 16
25. Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,
26. Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé;
JFA-ATUALIZADA
1 Timóteo 2:4
o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
Já no primeiro século a comunicação de Deus para humanidade foi completada. Já havia a "plenitude da bênção do evangelho de Cristo". Já havia sido revelado o "pleno conhecimento da verdade". De lá para cá toda comunicação que não vem do que foi escrito no primeiro século é falsa:
NVI
1 Coríntios 4:6
Irmãos, apliquei essas coisas a mim e a Apolo por amor a vocês, para que aprendam de nós o que signiica: “Não ultrapassem o que está escrito”. Assim, ninguém se orgulhe a favor de um homem em detrimento de outro.
II. O acontecimento de maior relevância no livro Mórmon é o ministério pessoal do Senhor Jesus Cristo entre os nefitas, logo após sua ressurreição.
De acordo com a bíblia a declaração feita no livro Mórmon mencionada á cima é falsa. As aparições de Nosso Senhor Jesus Cristo após sua ressurreição foram aos apóstolos, a quinhentos irmãos e por último ao Apóstolo São Paulo:
1 Coríntios 15
3. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
4. E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
5. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.
6. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.
7. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos.
8. E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo.
Por derradeiro de todos me apareceu, diz o Apóstolo São Paulo. O último a ver Nosso Senhor Jesus Cristo aqui na terra foi Paulo. Depois dele qualquer suposta aparição é engodo; é falsa.
Como pode agora o livro Mórmon afirmar que após sua ressurreição Jesus Cristo teve um ministério pessoal entre um povo conhecido como Nefitas?
Mentira! Após ressuscitar e ascender ao céus Jesus não exerce mais ministério pessoalmente aqui na terra.
Hebreus 4:14
Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.
Hebreus 8:1
Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade.
De quem foi e é a continuidade do trabalho aqui na terra?
Do Espírito Santo.
João 16:7
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
Depois que o Espírito Santo de Deus foi enviado é ele quem guia os verdadeiros filhos de Deus em toda a verdade.
João 16:13
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
Ele é quem está ensinando as coisas de Deus, através das Escrituras Sagradas
1 Coríntios 2:10
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
2 Timóteo 3:16
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
III. Morôni, então um ser ressurreto e gorificado apareceu ao profeta Joseph Smith.
Somente aqueles que são ignorantes a cerca do livro que já existia a mais de 1700 anos antes do livro Mórmon, as Escrituras Sagradas, podem acreditar neste incoerente relato. De acordo com o livro Mórmon o profeta Mórmon teve um filho que se chamava Morôni. Esse mesmo Morôni morreu e apareceu ressurreto para Joseph Smith Jr. Desde o início da história da humanidade somente um ser foi ressurreto, Jesus Cristo. Todos os demais só ressuscitarão em duas etapas: Na primeira e na segunda ressurreição. E elas ainda não ocorreram.
Apocalipse 1:18
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
João 5
28. Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
29. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
Outrossim, ninguém depois de morto tem parte nesta vida.
Jó 14:14
Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança.
Eclesiastes 9
5. Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.
6. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
Agora, Joseph Smith Jr viu Morôni ressurreto?
Não! O que apareceu a ele foi um espírito maligno disfarçado, levando-o a crer e a levar adiante aquelas mentiras; mentiras as quais 14 milhões de pessoas estão entregues.
IV. Testemunho novo e adicional.
É pecado gravíssimo, tanto tirar, como acrescentar qualquer coisa as revelações de Deus que, começadas a serem escritas por Moisés foram completadas no século I.
Deuteronômio 12:32
Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.
Apocalipse 22
18. Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
19. E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
Se Deus quiser continua.
Irmão Anderson Veloso.
Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações:
A doutrina da salvação sem merecimento ensina que não importa o que o homem faça, a salvação é um ato exclusivo de Deus. De acordo com quem defende tal pensamento, isso significa que uns foram predestinados por Deus para a salvação e outros para a condenação. Isso é um absurdo formulado nas profundezas do inferno. É doutrina de Demônios.
1 Timóteo 4:1
Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Por que esse ensinamento se constitui doutrina de Demônios?
Porque ele não vem da bíblia! Está constituído por distorções dela. Seus defensores nunca vão entender o que realmente está nas Escrituras Sagradas sobre este assunto, pois trilharam um caminho errado; pelo qual nunca vão entender a sabedoria de Deus.
1 Coríntios 1:21
Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
O mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria. Estão presos a "teologia" e a correntes de pensamentos; calvinismo, arminianismo, etc. Os cristãos do primeiro século nunca ouviram falar de tais terminologias. Elas vieram da cultura pagã greco-romano. E quem trilha por este caminho não vai experimentar a sabedoria de Deus. Vamos ler mais uma vez:
1 Coríntios 1
19. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
20. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
21. Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
Está vetado a eles o conhecimento correto. Por isso defendem o absurdo que a salvação é sem merecimento.
I. O que o homem não merece é o ato inicial do amor de Deus, que conferiu a oportunidade para salvação.
Romanos 5:8
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Deus provou o seu amor para conosco, sendo dele o ato inicial para oportunidade da salvação, através da morte de Cristo por nossos pecados. É neste sentido que ele nos amou primeiro:
1 João 4:19
Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.
Ele nos amou primeiro nos dando a oportunidade da salvação através do seu filho. Mas, a consumação desta salvação em seu reino eterno depende da resposta do homem. E a resposta do homem é a sua obediência:
Hebreus 5
8. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.
9. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem.
Para todos os que lhe obedecem. É muito claro. É um golpe mortal no calvinismo. A entrada na terra prometida na antiga aliança tinha a oportunidade dada por Deus, mas a posse dependia da obediência do seu povo.
Deuteronômio 11:8
Guardai, pois, todos os mandamentos que eu vos ordeno hoje, para que sejais fortes, e entreis, e ocupeis a terra que passais a possuir.
A vida eterna no céu é semelhante. Deus fez a sua parte: "sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação". Agora compete ao homem fazer a dele: "eterna salvação para todos os que lhe obedecem". Abre sua mente amigo calvinista! Abra seu coração pobre pecador! Não se apegue a teorias e terminologias que não são reconhecidas pela bíblia. Leia sua bíblia. Confira as Escrituras Sagradas para ver se é assim.
II. A salvação sem merecimento é contra a doutrina da vontade de Deus.
Em relação a salvação está escrito:
Tito 2:11
Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.
Se a graça de Deus se manisfestou trazendo a salvação para "todos os homens". É da vontade de Deus que todos os homens se salvem.
1 Timóteo 2:4
Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
O que significa "graça de Deus se manisfestou trazendo salvação"?
Significa que a manifestação do filho de Deus em carne, especialmente sua morte, possibilitou a salvação. Por isso Deus "quer que todos os homens se salvem".
Faz algum sentido Deus querer que todos os homens se salvem, e ao mesmo tempo a salvação eterna depender só dele, significando alguns salvos e a maioria perdidos?
Se a vontade de Deus é a salvação de todos os homens, e se ela depende somente dele, todos os homens deveriam ser salvos. Mas, isso não é verdade. Existem aqueles que serão condenados:
Apocalipse 20:15
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
Deus Altíssimo é o Todo-Poderoso. Quer que todos os homens se salvem. Providenciou o meio para isso. Se a salvação eterna dependesse somente dele, todos seriam salvos. O fato de "aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo" significa que a salvação final depende da resposta do homem. Depende da obediência do homem a obtenção do produto final da salvação, pois ele será condenado igualmente por merecimento:
Hebreus 10:29
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça.
É da vontade de Deus que todos os homens sejam salvos. Mas, "será julgado merecedor" de "maior castigo" todo "aquele que pisar o filho de Deus". Se um condenado é "merecedor", o contrário também é verdade. É da vontade de Deus a salvação de todos os homens.
2 Pedro 3:9
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
Deus, nosso Pai, continua "não querendo que alguns se percam". Por isso "não retarda sua promessa". Essa promessa que ele fez é a vida eterna.
1 João 2:25
E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
A promessa ele fez: "a vida eterna". A oportunidade de obetê-la providenciou: "sois salvos pela graça" (Ef 2.8). Contudo, o homem tem que fazer a parte dele: "por meio da fé" (Ef 2.8); "não querendo que alguns se percam, senão que todos venham arrepender-se". Fé de quem? Arrependimento de quem? Por parte do homem. Esse é o verdadeiro caminho para a salvação: providência de Deus + resposta do homem.
III. Tanto a salvação como a condenação eterna serão recompensas merecidas.
Mateus 10
32. Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
33. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.
Qualquer que me confessar... O confessarei. Qualquer que me negar... O negarei. O que isso significa? Tanto a salvação como a condenação serão recompensas merecidas. Porque será negado a salvação a alguém? Porque tal alguém fez por merecer: "qualquer que me negar... O negarei também". Aonde? Na eternidade "diante de meu Pai, que está nos céus ". Porque será dado a salvação a alguém? Porque tal alguém fez por merecer: "qualquer que me confessar... O confessarei". Aonde? Na eternidade "diante de meu Pai, que está nos céus".
Em breve mais, se Deus quiser
Irmão Anderson Veloso.
Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações:
Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.
Salomão foi e sempre será o homem mais sábio do mundo. Diferentemente do Bispo Edir Macedo e do lider do movimento "caminho da graça", Caio Fabio. Ambos defendem que não existe problema no consumo moderado do álcool. Edir Macedo disse:
"Mas eu bebo o vinho, eu bebo um cálice de vinho. A religião proíbe beber cerveja, mas eu bebo cerveja quando eu estou com vontade eu bebo e acabou. E quem é que vai me dizer pra eu não beber? E sabe por que eu bebo? Porque a minha consciência não desaprova” (Bispo Macedo).
Para provar que ele disse isso ouça o áudio a baixo:
A consciência dele não desaprova, mas as palavras de Deus dadas a Salomão sim.
Caio Fábio declarou que gosta de beber:
“um calor daquele, danado, uma cervejinha, ninguém é de ferro... uma latinha não, sem hipocrisia, pelo menos umas 8, calor daquele, danado de Brasilia que vai tá amanhã…vou ficar na maciota acompanhando vocês numa cervejinha... Agora o que eu gosto mesmo seria um vinho boomm…a noite uma garrafa, duas, um casal de amigos, delicioso, muito bom, de vez em quando um Whisky fino…um Whisky fino gostoso" (Caio Fábio).
Para provar que ele disse veja o vídeo a baixo:
Para Caio Fábio cerveja, vinho e Wisky é muito gostoso. Mas a sabedoria de Salomão diz:
Provérbios 23:20
Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.
Provérbios 20:1
O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.
Macedo e Caio dizem o que disseram. Mas Salomao, o homem mais sábio do mundo, não concorda com eles. Quando ele diz "não estejas entre os beberrões de vinho" está coberto de razão e de bom senso. Pois "o vinho é escarnecedor". "e todo aquele que neles errar nunca será sábio". Salomão tem toda razão. E, isso porque é bom não ingerir bebida alcoólica nenhuma.
Romanos 14:21
Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
Bom é não... beber vinho. Isso vale para cerveja, wisky, cachaça, etc. No mundo antigo não havia ainda as bebidas modernas. De modo que, quando Salomão e Paulo falam de vinho estão se referindo a bebidas alcoólicas de um modo geral. Se é bom não beber, o contrário é verdade. Para um cristão não é bom beber, nem mesmo um copo sequer. A sabedoria de Deus dada a Salomão proíbe até mesmo olhar, que dirá beber líquido alcoólico.
Provérbios 23
30. Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado.
31. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.
Não olhes para o vinho. Desista dessa idéia errada de que a bíblia não proíbe beber um copo de vinho, cerveja ou Wisky. A sabedoria de Salomão proíbe até mesmo olhar. É por isso que ele diz:
Provérbios 23:20
Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.
Há muita sabedoria de Deus nas palavras dadas a Salomão. Suas palavras vieram do próprio Deus.
1 Reis 3
11. E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
12. Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
Há três milênios atrás o rei Salomão enxergou prejuízos morais e científicos por trás da prática de consumir álcool.
E, quais são os prejuízos morais e científicos na prática de ingerir álcool?
1. O HÁBITO DE INGERIR ALCOÓL ALTERA A CAPACIDADE DE DISCERNIR.
Provérbios 23
31. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.
32. No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá.
33. Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades.
Uma pessoa sob o efeito do álcool "falará perversidades" e seus "olhos olhararão para as mulheres estranhas". O efeito atinge sua capacidade de discernir, afetando a vida moral do homem.
2. O HÁBITO DE BEBER PREJUDICA A CONSCIÊNCIA DOS IRMÃOS.
Romanos 14:21
Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
Bom é não... Fazer outras coisas em que teu irmão tropece.
É muito claro! Com quem você prefere ficar? Macedo e Caio? Ou Salomão e Paulo? Ainda que Caio Fábio bebendo estivesse certo (mas não está), ainda assim não respeita os ensinamentos que afirma acreditar. E porque? Porque "Bom é não... Fazer outras coisas em que teu irmão tropece". Ferindo a consciência de muitos irmãos Caio Fábio está de acordo com a palavra? Se ele o está em outras coisas, com certeza nesta Não!
3. O HÁBITO DA BEBIDA LEVA AO ERRO.
Isaías 28:7
Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo.
A cima temos pelo ao menos três provas de que o habito de beber agride a moral. A bebida alcoólica nas páginas da bíblia é mostrada sempre de forma negativa; considere, por exemplo, o caso de Ló e Noé (Gn 9.20-25; 19.31-38). Salomão enxergou que não há benefício algum em tal hábito. Apenas prejuízos, morais e científicos. Veja os prejuízos científicos na matéria a baixo, extraída duma página do médico Drauzio Varela:
"Ronaldo Laranjeira é médico, coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas na Escola Paulista de Medicina na Universidade Federal de São Paulo e com PhD em dependência química na Inglaterra".
"Quando se fala em dependência química, a preocupação maior é com as drogas ilícitas... No entanto, o grande inimigo está camuflado sob o manto do socialmente aceitável... Se o convívio com uma pessoa embriagada incomoda, isso não é nada diante dos males que o álcool pode causar e que não se restringem às doenças do fígado. A labilidade emocional que num instante transforma o alcoolista risonho num indivíduo violento é responsável não só pelo aumento da criminalidade, mas também pela desestruturação de muitas famílias... a grande maioria dos acidentes de trânsito ocorre quando está no volante uma pessoa alcoolizada"
"METABOLISMO DO ÁLCOOL"
"Drauzio – Ninguém injeta álcool na veia. A partir do momento em que a bebida cai no estômago, qual é o trajeto do álcool no organismo?"
"Ronaldo Laramjeira – é absorvido rapidamente pelo estômago e duodeno e, em instantes, cai na circulação sanguínea. Na primeira passagem pelo fígado, começa a ser parcialmente metabolizado, ou seja, o organismo procura formas para livrar-se dele... O que sobra desse metabolismo inicial vai exercer sua ação em todo o organismo, pois são necessárias várias passagens pelo fígado para que ele seja destruído completamente..."
"Drauzio – Quer dizer que a capacidade de o fígado destruir o álcool é limitada?"
"Ronaldo Laranjeira – É limitada, mas constante. Leva mais ou menos uma hora para o fígado metabolizar um copo de vinho e não há nada que se possa fazer para acelerar esse processo. Então, se a pessoa tomou dez copos de vinho, vai ficar com álcool no sangue por pelo menos dez horas..."
"Drauzio – O fígado tem a capacidade de metabolizar um copo de vinho por hora. Um copo de vinho equivale a uma latinha de cerveja ou a uma dose de destilado…"
"Ronaldo Laranjeira – Equivale a uma dose bem pequena, 50ml de destilado... Esse é o tamanho da dose da qual o organismo consegue livrar-se em uma hora... Ter conhecimento dessas características do metabolismo do álcool é muito importante para estabelecer um parâmetro em relação ao beber e dirigir. Quem bebeu um copo de chope ou de vinho deve esperar pelo menos uma hora para poder dirigir um automóvel com mais segurança"
"Drauzio – É uma pena, mas ninguém respeita essa limitação."
"Ronaldo Laranjeira – Ninguém faz isso e todos pagamos alto preço por esse descaso. O número de mortes de jovens relacionadas ao beber e dirigir é muito grande. Os dados são assustadores. Cerca de 50 mil brasileiros morrem por ano nesse tipo de acidente..."
"Drauzio – Você disse que metabolizamos um copo de vinho por hora e que, se tomarmos dez copos de vinho, somente em dez horas o fígado se livrará de todo o álcool ingerido. Ele consegue eliminar o álcool ingerido completamente?"
"Ronaldo Laranjeira – Em geral, consegue. No entanto, se o fígado for continuamente estimulado por longos períodos de exposição ao álcool, nem sempre dará conta de eliminá-lo por completo sem ser lesado. Dentro do processo de entrar álcool e sair CO2, existe a formação de uma substância intermediária, o acetaldeído, que é muito mais tóxica e lesiva para o fígado e para o organismo como um todo do que o próprio álcool"
"Drauzio – Você disse que o álcool é absorvido pelas paredes do estômago, cai na circulação e na primeira passagem pelo fígado é parcialmente destruído. Para onde vai o que sobra desse metabolismo inicial?"
"Ronaldo Laranjeira – o álcool é uma droga que age do fio de cabelo até o dedão do pé, mas a ação farmacológica inicial mais identificável é o efeito cerebral caracterizado por certo torpor e sensação de relaxamento..."
"EFEITO DO ÁLCOOL NOS CIRCUITOS CEREBRAIS"
"DRAUZIO –O RAPAZ CHEGA NA FESTA UM POUCO ANSIOSO, NÃO CONHECE AS PESSOAS, TOMA O PRIMEIRO COPO DE VINHO OU DE UM DESTILADO QUALQUER, FICA UM POUCO MAIS RELAXADO, COMEÇA A CONVERSAR E SE INTEGRA SOCIALMENTE COM MAIS FACILIDADE. O QUE ACONTECEU EM SEU CÉREBRO QUE JUSTIFICA ESSA MUDANÇA?"
"Ronaldo Laranjeira – O álcool age em vários sistemas químicos cerebrais. Sua primeira ação é sobre a química do controle da ansiedade, o sistema GABA... O álcool é uma substância complexa com ação farmacológica muito variada. A partir do momento em que o consumo aumenta, ele pode agir não só no sistema de relaxamento, mas em outros sistemas do cérebro. Dependendo da quantidade ingerida e da química cerebral de cada pessoa em particular, o relaxamento inicial pode dar lugar à sonolência ou a muita agressividade"
"Drauzio – O bêbado é sempre muito emotivo"
"Ronaldo Laranjeira — Fica muito emotivo e chora com facilidade. Essas diferenças de ação do álcool variam muito de pessoa para pessoa de acordo com a química cerebral de cada uma"
"Drauzio – Os estágios são sempre os mesmos? Primeiro o álcool age sobre a química que produz relaxamento e depois caminha por outros circuitos cerebrais?"
"Ronaldo Laranjeira – Nem todo o mundo reage da mesma forma. A maioria responde a baixas doses de álcool com relaxamento leve e agradável. Uma minoria, porém, mesmo com baixas doses, fica muito violenta.Meio copo de cerveja pode desencadear reações totalmente descontroladas. É o que se chama de intoxicação patológica"
"FORMAS DE BEBER"
"Drauzio – A forma de beber pode produzir resultados diferentes? Por exemplo, beber mais depressa ou mais devagar determina alguma diferença em termos de efeito do álcool no organismo?"
"Ronaldo Laranjeira – Vários fatores podem facilitar ou não a absorção do álcool. Obviamente se a pessoa beber de estômago vazio, a absorção será muito maior..."
"Drauzio – Mesmo tendo a mesma quantidade de álcool o efeito é diferente se a bebida for doce?"
"Ronaldo Laranjeira – Champanhe e os outros vinhos têm mais ou menos a mesma concentração alcoólica, 12%, mas o champanhe é absorvido mais depressa também por causa do gás carbônico que lhe empresta a característica efervescente.
Beber depressa, com o estômago vazio e bebidas destiladas, doces ou gaseificadas (com bolhinhas) são fatores que facilitam a absorção do álcool. E tem mais: mulheres absorvem álcool mais depressa do que os homens..."
"PADRÃO DE CONSUMO"
"Drauzio – Acho que quem bebe, bebe sempre por prazer, mas há pessoas que bebem quantidades menores e devagar saboreando a bebida, enquanto outras viram o copo de uma só vez, mais interessadas no efeito do álcool no organismo. Essas têm mais tendência a desenvolver alcoolismo?"
"Ronaldo Laranjeira – Sem dúvida. O alcoolismo está fundamentalmente associado à ação farmacológica do álcool no cérebro. Quanto mais rápida for essa ação, maior a possibilidade de o efeito poderoso e reforçador do álcool desenvolver uma série de mudanças químicas no cérebro que produzirão a dependência.
Isso vale para todas as drogas. Quanto mais rápida a absorção, maior o potencial de gerar dependência. Veja o exemplo do crack e da cocaína. O crack nada mais é do que pedras de cocaína fumadas num cachimbo. Como a fumaça em segundos atinge o cérebro, o crack causa muito mais dependência do que a cocaína consumida por via nasal. A mesma coisa acontece com o álcool."
"Drauzio - é desagradável conversar com uma pessoa alcoolizada. Articula mal as palavras e o pensamento fica comprometido. O que acontece com a estrutura do raciocínio nessas pessoas?"
"Ronaldo Laranjeira – O efeito paradoxal do álcool no cérebro é a falsa sensação de certa euforia e bem-estar que ele produz. A tendência é a pessoa imaginar que está falando coisas muito interessantes, perseverar na repetição das ideias e rir do que não tem graça. Seu pensamento fica empobrecido, mas ela não se dá conta disso. É muito ruim o convívio de quem não bebeu com alguém que esteja alcoolizado. O processo mental de pensar, sentir, raciocinar, planejar fica marcantemente alterado sob o efeito do álcool. Alcoolizadas as pessoas não elaboram emoções nem pensamentos complexos, porque desenvolvem certa rigidez de pensamento. Por isso, pessoas intoxicadas alegres e felizes podem tornar-se violentas num instante se algo estranho ou diferente acontecer, uma vez que perderam a agilidade e a flexibilidade do pensamento. Isso explica um pouco o número significativo de mortes que ocorre em bares da periferia de São Paulo. Os homens estão bebendo aparentemente em paz, mas basta que alguém fale mal do time do coração de um deles para que este saque o revólver e dispare um tiro..."
"ÁLCOOL E MEMÓRIA"
"Drauzio – Quais os efeitos do álcool sobre a memória?"
"Ronaldo Laranjeira – Os danos que o álcool produz a médio e longo prazo no organismo são os mais importantes. As pessoas em geral se preocupam com o efeito do álcool no fígado, mas o dano que ele provoca no cérebro, especificamente na memória, é muito mais grave e mais comum. Exames neuropsicológicos que avaliam a memória e outras funções cerebrais em pessoas não necessariamente dependentes de álcool, mas que tomam três doses de uísque por dia, comprovam a existência de danos sutis na memória e na rigidez do pensamento, que elas não percebem ou atribuem ao processo natural do envelhecimento. A evolução pode ser lenta, mas o uso nocivo do álcool dentro desse padrão médio de consumo já acarretou com certeza distúrbios cerebrais."
"Drauzio – Na intoxicação aguda, isso é muito nítido. Muitas vezes, a pessoa não se lembra do caminho que fez para chegar em casa, nem de nada que fez enquanto estava embriagada."
"Ronaldo Laranjeira – Esse fenômeno se chama black-out ou apagamento. Parece que o álcool inunda algumas áreas do cérebro e produz esse efeito. Esse é um momento bastante perigoso na vida dessas pessoas, porque ocorreu um dano cerebral agudo que as expõe a grandes riscos..."
O que está sendo apresentado aqui são fatos. Bíblicos e científicos. A sabedoria de Salomão e provas científicas X pensamentos próprios de Edir Macedo e Caio Fábio.
De que lado você prefere estar?
Provérbios 23:20
Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.
Definitivamente a bebida alcoólica é para pessoas de espírito amargurado.
Provérbios 31:6
Dai bebida forte ao que está prestes a perecer, e o vinho aos amargurados de espírito.
Irmão Anderson Veloso.
Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações:
A maioria dos religiosos evangélicos acreditam que o Apocalipse e suas misteriosas declarações só terão cumprimento depois que a igreja de Deus for retirada da terra. Eles estão errados. Portanto, são enganados e enganam aos outros:
2 Timóteo 3:13
Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
O Apocalipse não é um livro apenas de coisas que vão acontecer. O livro revela coisas que estão acontecendo desde a eternidade e que vão acontecer até o fim. Vamos provar:
I. A morte de Jesus Cristo já aconteceu desde a eternidade.
Apocalipse 13:8
E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. É um evento registrado em apocalipse que já está cumprido.
II. O nascimento, morte, ressurreição e retorno de Jesus Cristo ao céu já aconteceu.
Apocalipse 12:5
E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.
Percebe? Os falsos cristãos nunca vão entender, porque o verdadeiro entendimento nas palavras de Deus não foi dado a eles:
Jeremias 5:13
E até os profetas serão como vento, porque a palavra não está com eles; assim se lhes sucederá.
Por não estar com eles as palavras de Deus, o entendimento correto delas, eles estão esperando o cumprimento do Apocalipse ainda para um tempo futuro. Contudo, muitas coisas prevista pelo livro já se cumpriram.
Apocalipse 1:1
Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
Já no primeiro século, quando o Apóstolo São João recebeu a revelação em Patmos, as coisas vista por ele estavam perto de "brevemente... Acontecer". Tinham coisas que já haviam acontecido até mesmo antes dele as ter visto.
III. O pecado de Satanás na eternidade.
Apocalipse 12:4
E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.
Como alguém vai se atraver a dizer que o Apocalipse vai se cumprir depois do arrebatamento da igreja? Tal corrente de pensamento é errônea e imbecil. O Apocalipse fala de coisas desde a eternidade até ao fim desse mundo. Contudo, muitas coisas prevista no livro já foram cumpridas.
Apocalipse 1:19
Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer.
Que tens visto, e as que são. Coisas do livro já estavam acontecendo mesmo enquanto João estava tendo as visões. Coisas aconteceriam "brevemente" depois dele ter recebido as visões. Portanto, muitos eventos já se cumpriram.
IV. O livro selado com sete selos já foi aberto.
Apocalipse 6:1
E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê.
Mesmo durante a visão o livro selado já havia sido aberto, pois João diz: "havendo o Cordeiro aberto um dos selos". Já se cumpriu. É muito claro! Aqueles que pretendem fazer a vontade de Deus têm pouco tempo para isso, pois o tempo está próximo.
Apocalipse 1:3
Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
Muitas profecias apocalípticas já estão cumpridas.
V. A paz da terra já foi tirada.
Apocalipse 6
3. E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem, e vê. 4. E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.
Alguém pode dizer que existe paz na terra? Ninguém é louco de afirmar o contrário! Problemas entre judeus e palestinos. Atrocidades cometidas pelo estado islâmico. Aqui onde moro, Rio de janeiro, guerra do tráfico. Nas ruas constantemente escuto pessoas reclamando de assaltos. Roubo a pedestres. Roubo a comerciantes. Roubo veículos. No meu bairro vez por outra se ouve de alguém assassinado a tiros. Não há paz na terra! O segundo selo já foi aberto há muito tempo! O cavalo vermelho já cavalga pela terra. Mas, os enganadores ensinam que do capítulo 6 até o 22 o Apocalipse ainda vai se cumprir. Absurda mentira! O que é verdade é que tem coisas no Apocalipse que ainda não se cumpriu. Por exemplo:
1. Satanás ainda não foi preso.
Apocalipse 20
1. E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. 2. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
O dragão, a antiga serpente é Satanás. Ele será preso por mil anos. Isso é uma profecia do apocalipse que ainda não se cumpriu. Satanás ainda está solto.
Jó 1:7
Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
2. A ressurreição ainda não aconteceu.
Apocalipse 20:5
Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
A primeira ressurreição ainda não aconteceu. Vai acontecer juntamente com o arrebatamento dos verdadeiros fiéis. Inclusive no primeiro século Paulo teve problemas com pessoas que estavam ensinando que a ressurreição já tinha acontecido:
2 Timóteo 2:18
Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.
Os que ensinaram doutrinas erradas no primeiro século, e agora no século XXI "perverteram a fé de alguns".
3. Os reinos do mundo ainda não vieram a ser de Jesus Cristo.
Apocalipse 11:15
E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.
Visto que muitas profecias do apocalipse já estão cumpridas, esta é uma que está prestes a acontecer, pois depois de alguns acontecimentos foi previsto o retorno de Jesus Cristo.
Lucas 21
9. E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas o fim não será logo 25. E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. 26. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas. 27. E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. 28. Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.
Em breve mais, se Deus quiser...
Irmão Anderson Veloso.
Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações:
Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.
Há muita profundidade de sabedoria por trás destas palavras. É impressionante como um homem pôde há 3.000 anos atrás pronunciar coisa tão cheia de razão.
Verdadeiramente Salomão recebeu de Deus sabedoria que nenhum outro recebeu:
1 Reis 3:12
Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
Em virtude desta sabedoria inigualável que o Rei Salomão pronunciou palavras tão carregadas de bom senso. NÃO ESTEJA. Isto é mandamento de Deus. Além de implicações morais e religiosas, tal provérbio é carregado de profundidade científica.
E, um homem com a sabedoria de Deus enxergou isso há 3 mil anos atrás!
Provérbios 23.20
Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.
Com o avanço da ciência, atualmente, pode ser provado que as palavras proferidas há três milênios atrás por Salomão estão carregadas de sabedoria científica. Veja um trecho da matéria a baixo:
"Nada em excesso"
"Para o nutrólogo - André Veinert, titulado pela Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) e pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE)- o consumo de carne vermelha deve ser moderado... "O excesso diário em corte e preparo errados, e os tipos processados –como a salsicha – devem ser evitados, já que sabemos que o aumento de doenças cardiovasculares e de câncer no aparelho digestivo pode estar ligado à ingestão exagerada de carne e gordura."
"A endocrinologista - Carolina Mantelli Borges, médica pós-graduada em Endocrinologia e Metabologia pela (USP), responsável pela área de endocrinologia da Clínica de Especialidades Integrada (SP) - por sua vez, diz que há outros riscos, como obesidade, diabetes, aumento do colesterol e hipertensão e que o ideal é comer carne vermelha cerca de três vezes por semana..."
"Carnes preparadas fritas em imersão aumentam o grau de gorduras saturadas, que elevam o colesterol ruim (LDL) que se deposita nas artérias, fazendo crescer o risco de surgirem problemas no coração."
Percebe que os mandamentos e os ensinamentos de Deus, quando obedecidos dão vida e paz:
Provérbios 3
1. Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.
2. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
Aquilo que nutrólogos, endocrinologistas e cientistas dum modo geral estão entendendo com o avanço da ciência, há três milênios atrás Deus havia falado através de Salomão. Provando que uma mente superior foi a fonte de tal declaração na antiguidade.
Comer carne demais, comer muito dum modo geral, prejudica em extremo sua saúde. Por isso é mandamento de Deus não destruir teu corpo com maus hábitos:
Provérbios 23.20
Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.
O que Deus quer dizer com não esteja entre os comilões?
Significa que você como cristão não pode ir num churrasco de um não-cristão?
Não. Um cristão verdadeiro pode ir no banquete dos infiéis:
1 Coríntios 10
27. E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência.
Na superfície, não está entre os comilões significa não ter hábito de comer descontroladamente. Há implicações científicas aí. Se alguém vive a devorar doces, salgados, carnes e bebidas está sobrecarregando o seu organismo; está fazendo mal a si mesmo e pecando contra Deus.
Mas Paulo diz: "comei de tudo".
Há contradição entre Paulo e Salomão?
Absolutamente não! Ambos estão dizendo a mesma coisa. A chave para solucionar o problema está num dos versículos seguintes:
1 Coríntios 10:31
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
Comei tudo significa "tudo para glória de Deus". E para glória de Deus significa não ter o hábito dos comilões, pois fazem mal a si próprios. São glutões. Em igrejas pentecostais muitas senhoras, a maioria delas, estão com a barriga, as pernas e os braços carregados de gordura. Estão obesas e hipertensas. E por que? Estão cheias de maus hábitos. Seus líderes não são capazes de ensiná-las as palavras de Deus. Por isso vivem contrariamente as palavras de Salomão e de Paulo. Bebem muito refrigerante. Comem muita carne, doces e salgados desordenadamente. Até para alimentação dos seus servos Deus mostrou o caminho em suas palavras.
"Comei tudo" "...comais ...bebais ...tudo para glória de Deus".
Definitivamente apetite desordenado é pecado contra Deus. Até sua maneira de se alimentar deve ser de acordo com a glória de Deus:
Provérbios 23:2
E se és homem de grande apetite, põe uma faca à tua garganta.
Lucas 21:34
E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.
Essa foi a parte 2.
Irmão Anderson Veloso.
Você tem alguma dúvida a cerca da fé que nunca foi respondida?
A pregação que defende que a salvação é somente pela fé é mentirosa. Abra seu coração e deixe a bíblia responder e provar a verdade.
Provérbios 8
5. Entendei, ó simples, a prudência; e vós, insensatos, entendei de coração.
6. Ouvi, porque falarei coisas excelentes; os meus lábios se abrirão para a eqüidade.
Quando as palavras de Deus são acessadas de forma correta, você encontrá-lo-á dizendo: "falarei coisas excelentes". As coisas excelentes de Deus, suas profundidades, seus ensinamentos estão revelados nas Escrituras Sagradas. E nelas é refutado de forma irrefutável o ensinamento que diz que a salvação é somente pela fé. Isso é uma tremenda mentira. Na bíblia tem aqueles que serão salvos sem ter fé. Tem também aqueles que com fé não serão salvos. Vamos analisar.
OS DEMÔNIOS TÊM FÉ, MAS NÃO SERÃO SALVOS.
Os demônios acreditam em Deus Pai:
Tiago 2
19. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
Os demônios o crêem. Eles também acreditam em Jesus Cristo, o filho de Deus:
Lucas 8
27. E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros.
28. E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes.
Os espíritos malignos têm fé no Deus Pai e no Deus Unigênito. Contudo, mesmo tendo fé eles não poderão ser salvos:
João 16
11. E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
O príncipe deste mundo, mesmo tendo fé, mesmo crendo e estremecendo, já está julgado. Não terá direito a salvação em virtude da fé. Mas ele crê. Mas ele tem fé em Deus Pai e no seu filho, Jesus Cristo.
Agora você vai sustentar a mentira de que a salvação é somente pela fé?
Satanás e os anjos caídos é um caso de fé que não obterá salvação. E por quê? Existe outro princípio além do simples ato de acreditar. Ele já "está julgado".
QUEM BLASFEMAR CONTRA O ESPÍRITO MESMO COM FÉ NÃO SERÁ SALVO.
Mateus 12
31. Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.
32. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.
E, então diante duma passagem dessa tem como afirmar que somente pela fé a salvação é alcançada?
Se o candidato a vida eterna tem fé, mas blasfemou contra o Espírito Santo, a fé pode salvá-lo?
Não. Porque a fé que salva não é o simples ato de acreditar. Tem mais coisa. E, por não entenderem, e por serem contra a estas coisas mais, muitos, mesmo com fé, não serão salvos. Mesmo acreditando que irão pro céu seu verdadeiro destino será o inferno:
Mateus 7
22. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
23. E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Veja estas pessoas referidas por Nosso Senhor Jesus Cristo. Todas elas possuem fé. Elas dizem: SENHOR, SENHOR. Elas profetizam, expulsam demônios e fazem maravilhas. Alguém se atreverá a dizer que elas não possuem fé? São pessoas de fé, mesmo assim o Senhor lhes dirá "abertamente: nunca vos conheci; apartai-vos de mim". Isso significa que a salvação não é somente pela fé. Se você prefere acreditar em falsos pregadores que pregam o contrário é contigo mesmo. A salvação ensinada na bíblia não vem através do simples ato de acreditar. Dê uma chance a você mesmo. Sua alma está em jogo. As passagens bíblicas mostradas a cima seriam suficientes para provar que a salvação será conquistada não apenas com fé. Mas, para que a boca dos mentirosos seja tapada vamos à mais provas.
TEM FÉ QUE NÃO PODE SALVAR.
Tiago 2
14. Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
Que fé é essa que não pode salvar?
O simples ato de acreditar é a fé que não pode salvar. Simplesmente acreditar não é a fé verdadeira suficiente para salvação. É possível acreditar em vão. É possível adorar a Deus em vão. É possível tomar o nome de Deus em vão. Assim sendo existe a forma de fé verdadeira. É a fé que está baseada nos ensinamentos das palavras de Deus:
Romanos 10
17. De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
A verdadeira fé é aquela que se coaduna com a palavra de Deus. Se a fé que alguém alega ter em Deus não está de acordo com os ensinamentos de sua verdade, então não é fé verdadeira. Esta é a fé que não pode salvar. A verdadeira "fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus". Portanto, existe mais coisas a acrescentar ao ato de crer. Se você tem fé independente dos ensinamentos da palavra de Deus, sua fé não vale nada. Tem algo a mais a ser feito para que opere a verdadeira fé para a salvação.
E o que é?
Hebreus 10
36. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
É necessário que seja "feito a vontade de Deus" para que "possais alcançar a promessa". Sem fazer a vontade de Deus a fé não vale nada; não pode salvar. Fé sem a vontade de Deus é a fé que não pode salvar; fé falsa.
É muito claro! Percebe? Todo suposto pregador que está ensinando que a salvação é somente pela fé é mentiroso e está contra a bíblia, mesmo que afirme defendê-la.
TEM PESSOAS QUE SERÃO SALVAS SEM TER FÉ.
O que será daqueles que nasceram com distúrbios mentais? Eles possuem a capacidade de ter fé? E as crianças precisam ter fé para serem salvas? E aqueles que nunca ouviram falar de Jesus Cristo? Eles precisam de fé para serem salvos? Tem pessoas que serão salvas mesmo sem o exercício da fé. Para provar:
1 Timóteo 4
10. Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis.
Na era cristã a salvação é "principalmente do fiéis". Contudo, o "Deus vivo" também "é o salvador de todos os homens". Isso significa que todos os homens serão salvos? Não. Significa que tem pessoas que serão salvas mesmo sem ter fé. Para provar:
Mateus 25
34. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
37. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38. E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39. E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40. E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Estas pessoas no texto a cima serão salvas sem saber que foram, pois ao ouvirem de Jesus: "Vinde, Benditos de meu PAI, possui por herança o reino", eles ficam surpresos. Eles não esperavam por aquilo: "Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer?". Aqui está um exemplo claro de salvação sem a fé. A salvação destes será obtida através daquilo que "a mim o fizestes", diz nosso Senhor Jesus Cristo
Agora, para concluir, a salvação sem merecimento é mentira. A fé verdadeira, e que pode salvar, o homem tem que fazer por merecê-la:
Hebreus 2
3. Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram.
Assim sendo, o que o ser humano não merece é a oportunidade dada por Deus. Mas a obtenção da vida eterna deve haver o merecimento por parte dele.
Jesus é a porta, mas o homem é quem deve entrar por ela. Ele deve fazer força para entrar por esta porta estreita. A vara que não der fruto não terá direito a vida eterna. Mesmo com fé, quem não perseverar até o fim não será salvo. A fé sem obras não vale para a salvação eterna. Sem fazer a vontade de Deus ninguém alcançará a promessa.
Lucas 9
62. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.
Essa foi a parte 2, em breve mais...
... Se Deus quiser...
Irmão Anderson Veloso.
Envie sua pergunta para:
Irmovelo@yahoo.com.br
andersonvelosinho.av@gmail.com
A religião fundada por Joseph Smith Jr é falsa, pois ela não vem da bíblia. A verdadeira igreja está sobre um único fundamento:
1 Coríntios 3
11. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
Ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto há dois mil anos atrás. Isso é mandamento de Deus. Definitivamente a igreja Mórmon foi fundada sobre outro fundamento. Por isso é uma falácia; uma seita. São muitas incoerências. Vamos analisar:
O NOME DA DENOMINAÇÃO.
A verdadeira igreja da bíblia não é de Jesus Cristo. Na verdadeira igreja da bíblia Jesus Cristo É parte dela:
Colossenses 1
24. Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja.
O corpo de Cristo é a igreja. E ele o cabeça deste corpo. Isso significa que mesmo ele é parte também dela.
E agora tem como aceitar a idéia errônea de que a igreja é de Jesus Cristo?
Não. Absolutamente não!
Mas, e quanto a expressão "minha igreja" usada por ele?
Mateus 16
18. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Jesus não quis dizer que a igreja é dele. O que está dito é que a igreja estará edificada sobre ele: "sobre esta pedra". Portanto, a explicação para expressão "minha igreja" é que, quem está falando não é Jesus, mas o Pai através dele. Para provar:
João 12
44. E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou.
Crê em Jesus Cristo é crer naquele que o enviou. Logo, a palavra de Jesus é a palavra daquele que o enviou. Portanto, a igreja é do Pai.
As mentiras não param por aí:
A ORIGEM DOS ÍNDIOS AMERICANOS NARRADA NO LIVRO MÓRMON NÃO TEM APOIO CIENTÍFICO.
"...de acordo com os mórmons os americanos nativos eram descendentes dos lamanitas de pele escura"
"Diversos antropólogos, biólogos e geneticistas desafiaram esta suposição ao longo dos anos, mas certamente nenhum deles alcançou maior notoriedade do que a que tem recentemente usufruído Thomas Murphy – Presidente do Departamento de Antropologia da Faculdade de Lynnwood, em Washington (EUA). O que tornou suas declarações tão intrigantes é o fato de ele ser membro da igreja mórmon"
"Murphy insiste que o Livro de Mórmon, crido e seguido pelos mórmons, é o “livro mais correto da face da Terra”"
"mas é incorreto quando declara que os americanos nativos são descendentes de judeus".
"Em 2002, Murphy empenhou um trabalho analítico sobre “A origem, genealogia e genética dos lamanitas” e concluiu que “os resultados das pesquisas de DNA não oferecem qualquer apoio para a tradicional crença mórmon sobre as origens dos americanos nativos”.
"Murphy destaca que “as pesquisas de DNA foram substanciadas por evidências arqueológicas, culturais, lingüísticas e biológicas que apontam de forma esmagadora para uma origem asiática dos americanos nativos”.
Murphy mesmo sendo Mórmon admite:
“Diante das descobertas, o que nós, mórmons, devemos fazer? Temos um problema. Nossas crenças não são validadas pela ciência”.
"Inúmeros mórmons que criticaram Murphy inicialmente têm reconhecido que muito do que ele diz é verdadeiro. No entanto, se recusam a concordar com a conclusão de que Joseph Smith e seu livro são falhos."
fonte:
http://www.icp.com.br/73materia2.asp
Mesmo Mórmons influentes como é o caso de Thomas Murphy e Hans Matson (líder do alto escalão) admitem as controvérsias do grupo a que pertencem. Seria inteligente da parte deles, e de tantos outros adeptos da seita Mórmon, largarem de mão o caminho da Mentira; se voltando para as verdadeiras palavras de Deus.
Logo na introdução do livro Mórmon está escrito:
"O livro Mórmon é um volume de escrituras sagradas comparado a bíblia".
Um livro comparado a bíblia com incoerências científicas?
Não pode ser. Não há contradição nas verdadeiras palavras de Deus.
Salmos 12
6. As palavras do SENHOR são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes.
As palavras do SENHOR são palavras puras. Diferente do contraditório livro de Mórmon, não há contradição nelas:
KING JAMES
Provérbios 8
7. A minha boca proclamará a verdade, porquanto meus lábios abominam a malignidade!
8. Todas as minhas palavras são justas, nenhuma delas é adulterada ou perversa.
9. Para os que possuem discernimento, são ensinos claros; e, veredas retas, para os que alcançam o conhecimento.
A bíblia é o único livro religioso que registra, fielmente, as verdadeiras palavras de Deus. E como tal, nela não se pode encontrar contradição com a ciência exata e comprovada. O que está acontecendo com a crença Mórmon, atualmente, ao suas mentiras virem a tona foi profetizado nas palavras de Deus:
Salmos 12
2. Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.
3. O SENHOR cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente.
A língua mentirosa de Joseph Smith Jr e dos demônios, ao qual deu crédito, tem sido cortada pelo Juízo do SENHOR.
Ao contrário do livro de Mórmon a bíblia tem informações científicas precisas. Uma delas é o fato de hoje se saber, comprovado cientificamente, que a terra é redonda. A discussão sobre este fato durou por muitos anos até que no século XVII Isaac Newton apresentou uma solução científica. Contudo, 740 antes de Cristo foi afirmado pelo profeta Isaías que e a terra era redonda:
Isaías 40
22. Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar.
CÍRCULO DA TERRA.
Percebe o quão superior ao livro Mórmon é a Bíblia Sagrada?
E agora, logo na introdução, o livro Mórmon vai se comparar a bíblia?
Desde a reforma protestante esta mentira é pregada e crida por pessoas no mundo inteiro. Portanto, a mais de quatrocentos anos tal ensinamento é defendido. Basta apenas um versículo e a bíblia derruba 5 séculos desta mentira:
Hebreus 10
36. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus,possais alcançar a promessa.
"PROMESSA" aqui se refere a vida eterna. Para provar:
1 João 2
25. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
A vida eterna é a promessa que o filho do Deus vivo nos fez. Esta promessa de vida eterna é certa, pois foi o próprio Pai que a fez em Jesus Cristo:
Tito 1
2. Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos.
O Pai que está no céu não pode mentir. Através de seu filho, Jesus Cristo, nos entregou a promessa da vida eterna. Agora...
Ela será alcançada sem o devido merecimento?
Absolutamente não! Para alcançar esta promessa você tem que fazer por merecer. Vamos voltar a hebreus para provar:
Hebreus 10
36. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
Para alcançar a promessa da vida eterna uma coisa vem antes. E o que é? DEPOIS DE HAVERDES FEITO A VONTADE DE DEUS. Para alcançar a vida eterna o candidato a salvação tem que fazer a vontade de Deus. Logo, ao cumprir a vontade de Deus você se torna merecedor da vida eterna.
E então vai continuar sustentando esta mentira, que "a salvação é sem merecimento"?
Ou vai ceder para o ensinamento da bíblia?
"A salvação é sem merecimento".
Isso não vem da bíblia. É uma falsa doutrina pregada tolamente pelos reformadores; e, defendida atualmente por pessoas que não tem entendimento correto da bíblia. O entendimento errado deles parte das expressões "evangelho da graça" e "sois salvos pela graça". Expressões estas que eles deram o sentido errado para elas; não o sentido que realmente a biblia quer dizer. A confusão deles se dá mais precisamente em cima do signficado que dizem ter a palavra "graça".
"FAVOR IMERICIDO".
com base neste significado (dado por eles) inventaram esta teoria da salvação sem merecimento. Mas, isso está errado. Uma doutrina não pode ser sustentada com base no significado isolado de uma única palavra. Mas, no contexto geral das Escrituras Sagradas:
Eclesiastes 7
27. Vedes aqui, isto achei, diz o pregador, conferindo uma coisa com a outra para achar a razão delas.
Para achar a razão das coisas de Deus uma coisa com a outra coisa devem ser conferidas. As palavras de Deus dadas aos profetas, a Jesus Cristo e aos apóstolos devem ser conferidas em um todo. Somente assim você encontrará a razão delas. Ao fazer isso fica muito claro que a doutrina da salvação sem merecimento é uma farsa montada no significado inventado e isolado de uma única palavra. Uma única palavra não é base para doutrinas corretas, pois as doutrinas verdadeiras são ensinadas em contexto amplo nas Escrituras Sagradas:
Salmos 119
96. Tenho visto fim a toda a perfeição, mas o teu mandamento é amplíssimo.
Vamos provar que o significado de uma única palavra não é suficiente para atestar um ensinamento:
Lucas 4
22. E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Não é este o filho de José?
Jesus Cristo estava pregando. Os ouvintes na sinagoga "SE MARAVILHAVAM DAS PALAVRAS DE GRAÇA QUE SAÍAM DA SUA BOCA". Palavras de Graça. GRAÇA. É a mesma palavra usada na espístola aos Efésios.
Agora, só porque a palavra "graça" significa (segundo eles) "favor sem merecimento" você pode sustentar que as palavras da boca de Jesus foram dadas a ele sem merecimento?
Não. Não. Evidentemente que não. Nosso Senhor Jesus Cristo é merecedor de tudo.
ELE É DIGNO DE MAIOR GLÓRIA QUE MOISÉS.
Hebreus 3
1 Pelo que, santos irmãos, participantes da vocação celestial, considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus,
2 como ele foi fiel ao que o constituiu, assim como também o foi Moisés em toda a casa de Deus. 3 Pois ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.
ELE É TIDO POR DIGNO.
ELE É O UNICO DIGNO DE ABRIR O LIVRO SELADO.
Apocalipse 5
9. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação.
DIGNO ÉS DE TOMAR O LIVRO.
O NOME DADO A ELE À CIMA DE TODO OUTRO NOME É DADO POR MERECIMENTO.
Filipenses 2
8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome.
OBEDIENTE ATÉ A MORTE... PELO QUE TAMBÉM DEUS O EXALTOU...
Agora, só porque alguém diz que graça significa "favor imerecido" eu vou pegar a palavra "graça" em Lucas 4.22 para dizer que as palavras na boca de Jesus Cristo foram dadas a ele sem merecimento?
Tudo foi dado a ele por merecimento.
Você entende o quão falso é a doutrina da salvação sem merecimento?
A Doutrina da salvação sem merecimento é baseada no significado da palavra "graça"; " favor imerecido" - significado inventado. Não é ensinado no contexto geral das Escrituras Sagradas.
Os mesmos que defendem esta farsa acreditam na condenação eterna e no julgamento final.
Que contradição! Pregam salvação sem merecimento e acreditam na condenação e no julgamento.
Para quê condenação e julgamento se para ser salvo você não precisa fazer por merecer?
Percebe o quão contraditória é a falsa doutrina da salvação sem merecimento?
Os que pregam esta doutrina falam sobre obediência e fidelidade.
Pra que obediência e fidelidade se a salvação é sem merecimento?
No dia do julgamento condenação, absolvição, obediência, desobediência, fidelidade, infidelidade e recompensa estão presentes. Isso significa que o merecimento estará em foco:
Apocalipse 20
11. E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. 12. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
Eclesiastes 12
14. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.
FORAM JULGADOS... SEGUNDO AS SUAS OBRAS. DEUS HÁ DE TRAZER A JUÍZO... TUDO... QUER SEJA BOM, QUER SEJA MAU.
"Salvação sem merecimento"
Mentira!
Salvação sem merecimento seria verdadeiro se na bíblia não houvessem três coisas:
ARREPENDIMENTO, PROIBIÇÕES E JULGAMENTO FINAL.
Se você tem um mínimo de conhecimento da bíblia saberá que arrependimento, proibições e julgamento final são ensinamentos da bíblia. Isso detona a falsa doutrina da salvação sem merecimento.
A salvação eterna é por merecimento.
Hebreus 10
36. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
Fazer a vontade de Deus vem primeiro. Alcançar a vida eterna vem depois. Este é o ensinamento que realmente está na bíblia. Vamos provar:
O que significa Sois salvos pela graça?
Efésios 2
8. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
A falsa doutrina da salvação sem merecimento é sustentada pela interpretação errada deste versículo. É sustentado que a palavra "graça" aí significa "favor imerecido". Isso é mentira. A palavra "graça" significa favor. Vamos consultar as maiores autoridades no assunto para provar:
Favor. Este é o significado da palavra "graça". É este favor que "não vem de vós". Isso quer dizer que o que possibilitou a salvação não vem de nós. A manifestação da graça é a possibilidade da salvação; é a causa, não a consumação. Sendo assim, de fato o que possibilita a salvação nos foi dado sem merecimento.
Romanos 5
8. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
A manifestação do filho de Deus em carne é um favor provado a nós mesmo sendo pecadores. Sua morte é o favor divino a nós; o que possibilita a salvação; a causa da salvação. Mas, a consumação da vida eterna só será alcançada por merecimento:
Hebreus 5
8. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. 9. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem.
Sendo assim a vinda e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo é o meio da salvação, isso significa ser salvo pela graça. Mas, a "ETERNA SALVAÇÃO" é "PARA TODOS OS QUE LHE OBEDECEM". Em outras palavras, para aqueles que fizerem por merecer. OS QUE LHE OBEDECEM. OBEDECEM. OBEDECEM.
É muito claro! E, então de qual lado você vai ficar? Do lado dos reformadores protestantes ou da bíblia? Para os reformadores protestantes a salvação é sem merecimento. Para a bíblia só a causa da salvação é sem merecimento. A eterna salvação é para quem fizer por merecer, obedecer os mandamentos de Deus.
Hebreus 5
9. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem.
João 12
50. E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito.
Para alguém sustentar que a salvação eterna é sem merecimento terá que admitir que a condenação eterna também é sem merecimento.
Isso é biblicamente impossível!
Assim como a salvação eterna é por merecimento a condenação eterna é por merecimento.
Hebreus 10
29. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
Apocalipse 16
6. Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste o sangue a beber; porque disto são merecedores.
SERÁ JULGADO MERECEDOR... DISTO SÃO MERECEDORES...
Se com tantas evidências irrefutáveis assim você continuar acreditando em mentiras, não há mais nada que possa fazer por você.
Irmão Anderson Veloso.
Você que tem acompanhado nossos estudos e tem desejado seguir a verdade faça contato conosco para maiores orientações: