Existem assuntos que são irrelevantes para a salvação eterna da alma. Portanto, são assuntos não tão importantes se comparado a outros. Para a salvação eterna das nossas almas existem assuntos que estão no topo da lista do grau de importância. Um deles, sem sombra de dúvida, se trata dos mandamentos de Deus. É de extrema importância este assunto. Pois para Deus guardar os seus mandamentos deve ser o dever de todo homem.
Eclesiastes 12:13
De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
É importante. Por isso é dever de todo homem. É dever de todo homem, por isso é importante. Tão importante que está ligado a salvação eterna da alma. Dele depende a condenação e a absolvição eterna da alma dos homens.
1 João 2:4
Aquele que diz: Eu conheço-o, enão guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
A importância dos mandamentos de Deus é tão grande que, mesmo que alguém confesse com a boca conhecê-lo, e não guarda seus mandamentos, será considerado por Deus um mentiroso. A verdade não está nesta pessoa. Portanto, por negligênciar estes mandamentos, por ser considerado mentiroso, a parte que caberá a esta pessoa será a condenação eterna. Pois para Deus é mentiroso quem não guarda seus santos mandamentos.
Apocalipse 21:8
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Tendo em vista a importância dos mandamentos de Deus, não podemos ficar ignorantes quanto a eles. Pois já sabemos que seremos considerados mentirosos se não os guardarmos em obediência. Pior do que isso, nós poderemos ser punidos com a segunda morte. Isso significa que os mandamentos de Deus estão interligados com a possibilidade da consumação da vida eterna no reino dos céus.
"Eu sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai no tem dito" [João 12:50].
"Eu sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai no tem dito" [João 12:50].
O seu mandamento é a vida eterna. Mesmo a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo aqui na terra, para reconciliar com o Pai todas coisas ocorreu debaixo do mandamento dele.
João 12:49
Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.
O Pai, diz Nosso Senhor Jesus Cristo, "me deu mandamento sobre o que hei de dizer". A vinda de Jesus Cristo, toda sua missão na terra, a ocasião em que ele morreu, tudo esteve e foi cumprido por ele debaixo do mandamento do Pai. Essa era a comida de Jesus. Fazer o mandamento do Pai se cumprir.
João 4:34
Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.
Pelo Mandamento do Pai, por sua vontade, Jesus foi obediente até a morte.
Filipenses 2:8
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Você percebe o quão importante e profundo é este assunto?
"Nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos" [1 João 2:3]
"Nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos" [1 João 2:3]
Dele depende a salvação eterna de sua alma.
Existe uma idéia errônea de que os mandamentos de Deus se tratam de fazer a afirmação de forma vazia: "amar a Deus e ao próximo". Muitas pessoas tomam a declaração amar a Deus e amar o próximo e as resumem a sentimentos. Por isso acham que só porque choram e se emocionam ao falar de Deus que estão amando a Deus. Outrossim, acham que se saírem pelas ruas e abraçarem umas dez pessoas num único dia que amaram seu próximo.
- Estou cumprindo os mandamentos- erroneamente pensam.
Amar a Deus e amar ao próximo é um resumo dos mandamentos de Deus. Existem muitas outras coisas a serem obedecidas.
O que é um resumo?
Pense num livro, por exemplo. Todo livro tem dois resumos. O primeiro é o título. O segundo é chamado de índice. Dentro do resumo título está contido o índice. E dentro do resumo índice estão todas as implicações do assunto discorridas nas páginas do livro. Amar a Deus e ao próximo é o resumo. Mas não é só isso. Tem uma série de outros mandamentos dentro deste resumo. O verdadeiro amor a Deus e ao próximo está em guardar todos os demais mandamentos de Deus. É por isso que o Apóstolo São João escreveu:
1 João 5
2. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
3. Porque este é o amor de Deus:que guardemos os seus manda-mentos; e os seus mandamentos não são pesados.
Os filhos de Deus são amados quando guardamos os mandamentos de Deus. Deus é amado quando guardamos seus mandamentos. Isso significa que tem vários outros mandamentos a serem cumpridos. Tem mandamento para boca. Mandamento para os olhos, para as mãos, para os ouvidos, para o corpo, para alma, para o espírito. E muitos outros mandamentos. As falsas igrejas e os falsos cristãos acham absurdo estes mandamentos. Contudo seus mandamentos não são pesados.
1 João 5:3
Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus manda-mentos; e os seus mandamentos não são pesados.
O mandamento de Deus não é pesado. Significa que é algo bom para nós. Portanto não deve ser encarado com pesar.
Romanos 7:12
E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
Por não serem pesados, por serem bons, os mandamentos de Deus trazem vida e paz para aqueles que os obedecem.
Provérbios 3
1. Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.
2. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
O que significa mandamento? Onde os mandamentos de Deus são revelados? Tem mandamentos que foram para épocas específicas? Tem mandamentos que passaram? Os Dez mandamentos são suficientes para a salvação?
Em breve mais, se o Pai quiser.
Você tem alguma dúvida sobre fé e religião que nunca foi esclarecida?
Escreva para: irmoveloso@yahoo.com.br
Envie sua pergunta por watsap:
(21) 988096931
Visite nossa página no facebook:
Está na bíblia?
Nenhum comentário:
Postar um comentário