terça-feira, 8 de novembro de 2016

Seitas. Parte 1



"Sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu" [Atos 26.5].

De acordo com Paulo em seu tempo existia aquilo que ele mesmo chama de "nossa religião". Se trata da religião dos judeus, a lei de Moisés e suas ordenanças na forma pura. Agora ao acrescentar a expressão "seita da nossa religião", Paulo ja está se referindo a uma forma deturpada daquilo que era a religião pura dos seus concidadãos. Era um partido, uma facção que dizia estar baseada na religião pura, mas não era. Era uma seita. Uma falsificação. Princípios e opiniões diversas.

 A palavra "seita" vem do Grego: "hairesis" Significa:

1. um corpo de homens seguindo seus próprios princípios (seita ou partido).

2. dissensões decorrentes da diversidade de opiniões e objetivos.

Um corpo de homens seguindo seus próprios princípios, de onde surgem diversas contendas de opiniões. Existiam vários partidos, várias seitas em Israel. As mais influentes eram:

Zelotes

"termo zelota ou zelote (do grego antigo ζηλωτής, transl. zelotés, "imitador", "admirador zeloso" ou "seguidor"[1][2]), em hebraicoקנאי, kanai (frequentemente usado na forma plural, קנאים, kana'im) significa literalmente alguém que zela pelo nome de Deus. Apesar de a palavra designar em nossos dias alguém com excesso de entusiasmo, a sua origem prende-se ao movimento político judaicodo século I que procurava incitar o povo da Judeia a rebelar-se contra o Império Romano e expulsar os romanos pela força das armas, que conduziu à primeira guerra judaico-romana (66-70)" (wikipedia).

"A seita foi estabelecida por Judas, o galileu, que liderou uma revolta contra a dominação Romana no ano 6 d.C., rejeitando o pagamento de tributo pelos israelitas a um imperador pagão, sob a alegação de que tal ato era uma traição contra Deus, o verdadeiro rei de Israel. Foram denominados como zelotas por seguirem o exemplo de Matatias, seus filhos e seguidores, que externaram o seu zelo pela a lei de Deus quando Antíoco IV Epifânio tentou suprimir a religião judaica" (wikipedia).

"A seita dos zelotas é referida por Flávio Josefo como vil, que a responsabiliza pela incitação da revolta que conduziu à destruição de Jerusalém e do Templo de Salomão, referenciais para a cultura e religião judaicas" (wikipédia).
Saduceus
Não acreditavam em anjos e ressurreição:

"Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa" [Atos 23.8].

Fariseus

Divergiam em alguns pontos dos saduceus e foram os principais opositores de Jesus Cristo. De acordo com Paulo esta era a mais perigosa seita de Israel - "mais severa seita". Era a mais severa porque era a que mais exercia influência sobre os judeus. Eram capazes de realizar viagens missionárias. Contudo, os convertidos pelas suas pregações eram duas vezes mais filhos do inferno do que eles. Para provar:

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós" [Mateus 23:15].

Para a bíblia uma seita é constituída de ensinamentos de homens, heresias:

"Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens" [Mateus 15.9].

"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição" (2 Pe 2.1).

De acordo com Paulo a pior seita em seu tempo era a dos fariseus

"mais severa seita da nossa religião vivi fariseu".

A nação toda era influenciada por aquelas seitas. Essas seitas se passavam por verdadeiras, até Jesus aparecer. Quando ele aparaceu trouxe a verdade sobre elas:

"Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram" [João 10.8].

Imagina o choque que Jesus causou ao dizer que todos eles eram falsos, visto que se se passavam, durante anos, por verdadeiros. Jesus chega a chamá-Los de filhos do diabo (Cf Jo 8.44).

E hoje? Quem são as seitas?

Budistas, islamistas, espíritas, mórmons, adventistas, testemunhas de Jeová, etc, são seitas. Mas, as seitas mais severa de todas são conhecidas como igrejas evangélicas. Para você que acreditou, e acredita, por muitos anos nelas, eu sei que choca a afirmação. Mas, é o que a bíblia diz:

"HAVERÁ TAMBÉM FALSOS DOUTORES, QUE INTRODUZIRÃO HERESIAS DE PERDIÇÃO" (2 Pe 2.1).

Heresias de perdição. Pensamentos próprios. Seitas.

TÁ NA BÍBLIA!

Você precisa conhecer a verdadeira igreja.

Se você insistir até o fim nas seitas?

"Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova" (Mt 15.14).

continua, se Deus quiser...

[Irmão Anderson Veloso].

Nenhum comentário: