"Sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu" [Atos 26.5]. De acordo com Paulo em seu tempo existia aquilo que ele mesmo chama de "nossa religião". Se trata da religião dos judeus, a lei de Moisés e suas ordenanças na forma pura. Agora ao acrescentar a expressão "seita da nossa religião", Paulo ja está se referindo a uma forma deturpada daquilo que era a religião pura dos seus concidadãos. Era um partido, uma facção que dizia estar baseada na religião pura, mas não era. Era uma seita. Uma falsificação. Princípios e opiniões diversas. A palavra "seita" vem do Grego: "hairesis" Significa: 1. um corpo de homens seguindo seus próprios princípios (seita ou partido). 2. dissensões decorrentes da diversidade de opiniões e objetivos. Um corpo de homens seguindo seus próprios princípios, de onde surgem diversas contendas de opiniões. Existiam vários partidos, várias seitas em Israel. As mais influentes eram: Zelotes "termo zelotaouzelote(dogrego antigoζηλωτής,transl.zelotés, "imitador", "admirador zeloso" ou "seguidor"[1][2]), emhebraicoקנאי,kanai(frequentemente usado na forma plural, קנאים,kana'im) significa literalmente alguém quezelapelo nome deDeus. Apesar de a palavra designar em nossos dias alguém com excesso de entusiasmo, a sua origem prende-se ao movimentopolíticojudaicodoséculo Ique procurava incitar o povo daJudeiaa rebelar-se contra oImpério Romanoe expulsar os romanos pela força das armas, que conduziu àprimeira guerra judaico-romana(66-70)" (wikipedia).
"A seita foi estabelecida porJudas, o galileu, que liderou uma revolta contra a dominação Romana no ano6 d.C., rejeitando o pagamento de tributo pelos israelitas a um imperador pagão, sob a alegação de que tal ato era uma traição contra Deus, o verdadeiro rei deIsrael. Foram denominados como zelotas por seguirem o exemplo deMatatias, seus filhos e seguidores, que externaram o seu zelo pela a lei de Deus quandoAntíoco IV Epifâniotentou suprimir a religião judaica" (wikipedia).
"A seita dos zelotas é referida por Flávio Josefo como vil, que a responsabiliza pela incitação da revolta que conduziu à destruição de Jerusalém e do Templo de Salomão, referenciais para a cultura e religião judaicas" (wikipédia).
Saduceus
Não acreditavam em anjos e ressurreição: "Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa" [Atos 23.8].
Fariseus Divergiam em alguns pontos dos saduceus e foram os principais opositores de Jesus Cristo. De acordo com Paulo esta era a mais perigosa seita de Israel - "mais severa seita". Era a mais severa porque era a que mais exercia influência sobre os judeus. Eram capazes de realizar viagens missionárias. Contudo, os convertidos pelas suas pregações eram duas vezes mais filhos do inferno do que eles. Para provar: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós" [Mateus 23:15]. Para a bíblia uma seita é constituída de ensinamentos de homens, heresias: "Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens" [Mateus 15.9]. "E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição" (2 Pe 2.1). De acordo com Paulo a pior seita em seu tempo era a dos fariseus "mais severa seita da nossa religião vivi fariseu". A nação toda era influenciada por aquelas seitas. Essas seitas se passavam por verdadeiras, até Jesus aparecer. Quando ele aparaceu trouxe a verdade sobre elas: "Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram" [João 10.8]. Imagina o choque que Jesus causou ao dizer que todos eles eram falsos, visto que se se passavam, durante anos, por verdadeiros. Jesus chega a chamá-Los de filhos do diabo (Cf Jo 8.44). E hoje? Quem são as seitas? Budistas, islamistas, espíritas, mórmons, adventistas, testemunhas de Jeová, etc, são seitas. Mas, as seitas mais severa de todas são conhecidas como igrejas evangélicas. Para você que acreditou, e acredita, por muitos anos nelas, eu sei que choca a afirmação. Mas, é o que a bíblia diz: "HAVERÁ TAMBÉM FALSOS DOUTORES, QUE INTRODUZIRÃO HERESIAS DE PERDIÇÃO" (2 Pe 2.1). Heresias de perdição. Pensamentos próprios. Seitas. TÁ NA BÍBLIA! Você precisa conhecer a verdadeira igreja. Se você insistir até o fim nas seitas? "Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova" (Mt 15.14). continua, se Deus quiser... [Irmão Anderson Veloso].
"Vê se estou certo. A minha irmã casou, fica com o cara uns 5 anos. largou o cara e está querendo o divórcio para casar com outro. Aí eu falei que está errado, a bíblia só dá base pra separação se houve traição e não houve traição entre eles. Estou certo? Eu falei se ela casar vai ficar debaixo de maldição porque não houve adultério com o ex dela. Não é?"
[Pergunta enviada pelo inbox do Facebook por um irmão que vamos preservar a identidade].
Resposta:
Se ela tiver entendimento completo da verdade, você está certo, quando diz que ela não pode se casar de novo, simplesmente porque quer se separar. Contudo, existe na bíblia pelo ao menos três motivos para que um Cristão verdadeiro venha a se casar de novo! Antes de mostrá-los. Vamos abordar dois princípios elementares que nos ajudarão a entender melhor a questão.
1. A lei de Deus é dada aos seus verdadeiros servos, àqueles que estão debaixo dela.
"Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus" [Romanos 3:19];
A lei a que Paulo está se referindo é a lei de Deus. De acordo com Paulo esta lei vale somente para aqueles que estão conscientemente debaixo dela, ou seja, para aqueles que estão convertidos a ela; estes também devem obedecê-la. Assim sendo, não posso exigir de um macumbeiro, por exemplo, que ele não se divorcie de sua esposa para se casar com outra; a lei de Deus não é para ele, estando na condição de espírita. Agora, convertendo-se o tal passa a estar debaixo da obrigação de obedecer a lei de Deus. 2. Deus não leva em conta o tempo da ignorância.
"Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam" [Atos 17:30];
O cara é bandido, macumbeiro, ou até mesmo evangélico, se divorciou e casou denovo; há esperança para eles. Pois na maioria dos casos estas pessoas são ignorantes a cerca das verdades de Deus ensinadas nas Escrituras. Tome Paulo, por exemplo, cometeu grandes pecados, mas foi na ignorância. Por isso foi possível que
alcançasse misericórdia:
"A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade" [1 Timóteo 1:13].
Assim, também creio, que sua irmã também pode alcançar misericórdia, porque apesar de se dizer evangélica ela é ignorante e está sendo enganada por um falso pregador que se diz pastor. Lembre-se irmão, Deus não leva em conta o tempo da ignorância. Há esperança, sim, para esta mulher, desde que ela venha ao pleno conhecimento da verdade e se converta a ela. Deus é justo e só considera culpado o culpado, jamais o inocente:
"O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente..." [Naum 1:3].
Agora vamos abordar os três pontos que nas Escrituras ensinam a possibilidade de se divorciar. 1. Falecimento do cônjuge (esposa ou marido). Romanos 7
2 Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.
3 De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
Estes versículos por sí só dispensam qualquer comentário. É claro demais! A mulher está "ligada pela lei" de Deus ao marido "enquanto ele viver". "Mas, morto o marido, ela fica "livre" para se casar novamente; "e assim não será adúltera, se for de outro marido". 2. Infidelidade do cônjuge.
O marido traiu a mulher, ela está livre para divorciar e casar de novo. A mulher traiu o marido, ele está livre para o desquite e casar novamente. Estas palavras foram ditas pelo próprio Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo:
"Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério" [Mateus 19:9 ARA]. "A não ser por causa de infidelidade", isto é, se o companheiro foi infiel, então a companheira pode, perfeitamente estar livre para outro casamento. Agora, se o motivo não for infidelidade, morte ou abandono de um dos cônjuges "o que casar com a repudiada comete adultério". Não podemos nos esquecer que estes ensinamentos são para aqueles que chegaram ao pleno conhecimento da verdade, cristãos verdadeiros.
3. Abandono do cônjuge descrente.
A irmã tem um marido descrente, um camarada que não segue a verdadeira fé como ela segue. O tal camarada por decisão própria decide deixá-la. Nesta caso a irmã está livre. Para provar:
"Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz" [1 Coríntios 7:15].
Conclusão:
Se mesmo não sendo por estes motivos um homem ou uma mulher Cristã resolver se separar, então deve permanecer sem se casar:
1 Coríntios 7
10 Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
11 Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
Quem pode receber esta palavra?
Mateus 19
10 Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
11 Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
Quando surgiram no cenário da humanidade as igrejas protestantes? Surgiram a partir de Martinho Lutero, quando ele resolve combater doutrinas erradas dentro da igreja católica apostólica romana, da qual ele mesmo era um membro. Apesar de sua extrema inteligência Martinho Lutero não entendeu, a princípio, que a igreja Romana é irreformável:
"Aquilo que é torto não se pode endireitar; aquilo que falta não se pode calcular" [Eclesiastes 1:15].
Por isso ele não a abandona por decisão própria. Tenta mudar as coisas ali dentro. Mas "aquilo que é torto não se pode endireitar". Nunca haverá espaço dentro da igreja Católica para a verdade! Ali está uma coisa torta que não vai se endireitar até o fim. Ali está a mãe das prostituições da terra. Por isso ele acaba excomungado. É a partir desse Fenômeno que nasce o protestantismo, de onde surgiram igrejas protestantes e as modernas igrejas evangélicas. A igreja Romana não pode ser a verdadeira igreja, porque surgiu em Roma. Ali, dela, surgiram as igrejas protestantes. Geradas no ventre da igreja falsa mãe. Das protestantes surgiram as igrejas evangélicas modernas. Não podem ser a igreja verdadeira, pois a igreja verdadeira já estava estabelecida muito antes de todas elas.
2. Tem duas mães na bíblia.
Cristãos verdadeiros têm uma mãe. Falsos cristãos também têm uma mãe. São dois grupos distintos gerados por duas mães diferentes. Para provar:
"Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós" [Galátas 4:26].
"E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra" [Apocalipse 17:5].
O apóstolo Paulo diz que tem uma personagem que "é mãe todos nós". Todos nós, Paulo quer dizer todos os verdadeiros cristãos. Eles foram gerados por uma mãe que figuradamente Paulo chama de "Jerusalém", cuja origem "é de cima", porque foi estabelecida pelo Pai. Em contrapartida o apóstolo João fala de outra mãe, a qual não é mãe dos verdadeiros cristãos. Mas, "mãe das prostituições e abominações da terra". Está grande prostituta é a igreja Católica Apostólica Romana, de acordo com a profecia do apocalipse. Logo, o que temos? São duas mães, duas igrejas. Uma falsa e uma verdadeira. A verdadeira foi estabelecida pelo Pai em Cristo em Jerusalém. A falsa surgiu montada na besta em Roma mais ou menos no terceiro século.
3. O que pertence ao verdadeiro Deus carrega o seu nome.
Não Sou eu quem digo, mas a história. As igrejas protestantes são geradas pela igreja Católica. As igrejas evangélicas são o resultado do mesmo processo. Elas não pertencem a Deus Pai. Porque, o que pertence a Deus Pai carrega o seu nome. Tome, por exemplo, o significado do nome dos anjos Miguel e Gabriel. Miguel significa "quem é como Deus?". Gabriel significa "mensageiro de Deus". Por quê o nome deles tinham estes significados? Porque eles pertencem a Deus. Assim sendo, se anjos pertencem a Deus devem carregar o seu nome neles. Por isso a bíblia os chama de "anjos de Deus"
"E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela" [Gênesis 28:12];
"Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu" [Mateus 22:30].
Uma coisa não pode pertencer a Deus se não carrega seu nome. Igreja Católica apostólica Romana. Onde está o nome de Deus aí? Não é correto nomear a igreja de igreja Protestante, porque o que pertence a Deus deve carregar o nome dele. Esse é o direito que lhe assiste já que é Senhor e dono daquilo que leva o seu nome. Por isso se a palavra é dele é chamada de "palavra de Deus":
"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" [Hebreus 4:12].
Agora, igreja Batista Não é legítimo! Igreja Presbiteriana? Como pode pertencer a Deus se não leva o nome dele? Igreja evangélica? Não pode ser sustentada pelas Escrituras Sagradas! Tais nomes só podem ser sustentados e aceitos ilegitimamente. O que pertence a Deus carrega seu nome. Os anjos que levam a designação "de Deus" pertencem a ele. A palavra dele também tem a designação "de Deus". Portanto, quando a palavra é de homens a bíblia faz questão de deixar isso bem claro:
"Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes" [1 Tessalonicenses 2:13].
Quando se trata de invenções dos homens a coisa leva o nome dado por eles. Por isso eles inventaram a igreja deles, local onde eles pregam aquilo que Paulo chama de "palavra de homens". Acredito que minha mente está iluminada pelo Espírito da verdade. Por isso seria capaz de escrever um longo texto para provar que o que pertence a Deus leva seu nome, como mencionado á cima; anjos que pertencem a ele são "anjos de Deus", a palavra dele é "palavra de Deus". Mas, vamos resumidamente, a meditação fica por sua conta.
O homem que pertence e serve a Deus é "homem de Deus":
"Esta, porém, é a bênção com que Moisés, homem de Deus, abençoou os filhos de Israel antes da sua morte" [Deuteronômio 33:1].
"E veio um homem de Deus a Eli, e disse-lhe: Assim diz o SENHOR: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, na casa de Faraó?" [1 Samuel 2:27].
"Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão" [1 Timóteo 6.11].
Se ele tem filhos seus filhos são filhos de Deus:
"E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos" [João 11:52].
"Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus" [Galátas 3:26].
Se ele tem uma família essa é a família de Deus:
"Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus" [Efésios 2:19];
O Espírito Santo é o Espírito de Deus:
"Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus" [1 João 4:2];
Até mesmo o Cristo é o Cristo de Deus:
"E vós de Cristo, e Cristo de Deus" [1 Coríntios 3:23].
Percebeu? Tem como negar que tudo que pertence a ele carrega seu nome? O ensinamento das Escrituras é claro. Logo, a igreja verdadeira, a igreja que pertence a ele, também carrega seu nome. Ela se chama "igreja de Deus". Procure pelo nome de qualquer outra instituição que se diz igreja e você não o encontrará na bíblia, porque são igrejas falsas. Igrejas fundadas por pregação de palavra de homens. Não são reconhecidas por Deus nosso Pai. Agora, procure nas Escrituras Sagradas por igreja de Deus. Você irá encontrar porque é legítimo. Porque esse é o nome da verdadeira igreja.
"Trazei o povo cego, que tem olhos; e os surdos, que tem ouvidos" [Isaías 43:8].
Existem cegos e surdos físicos que possuem olhos e ouvidos. Não é o caso do texto do profeta Isaías.
Isaías 44
18. Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam.
19. E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento...
No texto eles vêem e ouvem fisicamente, mas não conseguem enxergar as verdades de Deus. É um povo cego que tem olhos. Surdo que tem ouvidos. Por isso "nenhum deles cai em si". Por isso "não têm conhecimento nem entendimento".
E por quê?
Eles são o cumprimento de uma profecia. Você mostra à eles que o dízimo foi uma prática que acabou, não é para cristãos, que Jesus, os apóstolos e os primeiros cristãos não praticavam isso.
MAS ELES NÃO ENXERGAM!
Preferem continuar fazendo o errado, enriquecendo seus falsos líderes religiosos. Você mostra na bíblia que os pastores do Brasil são os cães e lobos que viriam.
MAS ELES NÃO OUVEM!
Preferem dar crédito àqueles que preparam suas almas para o inferno.
Você prova nas Escrituras que tudo ensinado a eles se trata duma falsificação da verdadeira palavra de Deus.
MAS ELES, COM OLHOS E OUVIDOS, NÃO VÊM E NÃO OUVEM!
As palavras de Deus nas Escrituras provam que seus guias são os falsos profetas que viriam, mas eles preferem chamá-los de "homens de Deus". Chamam de "mulheres de Deus" senhoras possuídas por espíritos malignos de adivinhação.
Não enxergam que suas denominações e ensinamentos divulgados nelas não vieram dos profetas, apóstolos e de Jesus Cristo; mas, sim, dos bispos de Roma e de seus filhos reformadores.
Por isso chamam o certo de errado. Chamam o errado de certo. Andam as apalpadelas. No escuro. No Breu. De acordo com a bíblia "entenebrecidos no entendimento". Blasfemando de coisas que não entendem. Baseando sua fé em apontamentos feitos pelos homens, não na palavra de Deus escrita. Seus guias são mestres que não entendem patavinas:
"Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam" [1 Timóteo 1:7].
Seus guiados chamam de revelações de Deus sonhos e visões dados pelos demônios. são cegos com destino ao buraco. Serão destruídos juntamente com seus mestres:
"Porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são guiados são destruídos" [Isaías 9:16].
Neles se cumpre a palavra:
"Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis" (Mt 13.13-14).
"E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar" [Atos 26.24]. Dependendo do contexto a palavra "letras" nas Escrituras Sagradas pode fazer alusão a mais de uma coisa. De modo que seu uso no livro de Daniel difere do seu uso em Atos dos apóstolos e na epístola a igreja de Corinto. senão vejamos: "E também por cima dele, estava um título, escrito em letras gregas, romanas, e hebraicas: ESTE É O REI DOS JUDEUS" [Lucas 23.38]. Letras gregas, romanas e hebraicas não é o mesmo que, ao ouvir Paulo, Festo chamou de "muitas letras". Nestas muitas letras até estão inseridas as verdades relacionadas a declaração feita naquelas letras. Contudo, Letras gregas, romanas e hebraicas neste contexto é uma referência a idiomas, os três mais populares na ocasião em que Nosso Senhor Jesus Cristo foi crucificado. O título que Pilatos colocou à cima da cabeça do filho de Deus nestas três letras, ou seja, nestes três idiomas não é uma referência direta e objetiva ao que Festo chamou de muitas letras. O uso da palavra no livro de Daniel também é diferente. Para provar: "Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus" [Daniel 1:4]. As letras aí se referem ao conhecimento típico e nativo dos caldeus, os antigos babilônios. Escrevendo aos membros da igreja de Deus em Corinto, Paulo falou de umas letras, gravadas em pedras que, diferem das letras na inscrição colocada sobre a cabeça de Jesus; e, também das letras dos caldeus mencionadas no livro de Daniel: "E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória" [2 Coríntios 3:6]. Estas letras gravadas em pedras é a lei de Moisés, os dez mandamentos, a antiga aliança: "Estas palavras falou o SENHOR a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz, e nada acrescentou; e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim mas deu" [Deuteronômio 5:22]. Agora, no evangelho existe aquilo que é chamado de "muitas letras". É algo diferente da inscrição sobre a cabeça de Jesus Cristo na cruz do calvário. É diferente das letras que por vontade de Nabucodonosor deveriam ser ensinadas aos nobres judeus em cativeiro. Não são as letras gravadas nas duas tábuas de pedras em Horebe. Estas muitas letras Paulo conhecia muito bem. Foi o discurso de Paulo que Festo chamou de muitas letras. São os ensinamentos da verdade. também chamados de "grandes letras" e "Sagradas letras": "Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão" [Galátas 6:11]. "e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus" [2 Timóteo 3:15 ARA]. Quem entende estas muitas letras: 1. sabe identificar o q é falsa religião: (At 26.5); O farisaísmo era uma seita em Israel. De acordo com Paulo a "mais severa seita". Não representava a genuína lei dada a Moisés, apesar de seus membros dizerem que sim. Paulo foi membro daquele segmento, enquanto não havia sido iluminado por Nosso Senhor Jesus Cristo com as Sagradas Letras. Após ter sido a ele revelado o conhecimento espiritual das muitas letras passou a ter condições de identificar que a religião inventada pelos fariseus era falsa. Os membros daquela seita não conseguiam identificar o mesmo. como eles, os membros de religiões falsas consideram seus sacerdotes homens de Deus, mas são filhos do diabo. consideram seus segmentos religiosos verdadeiros, mas as muitas letras garantem que são falsos. 2. conhece a doutrina da ressurreição dos mortos (At 26.8); Para uma discussão sobre ressurreição dos mortos veja aqui mesmo no meu blog: resposta a irmã Adriana Veloso. http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2016/02/resposta-da-biblia-para-irma-adriana.html?m=1 3. discerne o que é blasfemar (At 26.11); 4. não fica contra os aguilhões (At 26.14); 5. sabe que a herança é só para os santificados (At 26.18). Quem alcança tal entendimento será considerado "louco" por quem não entende. Apesar de Festo considerar Paulo um louco, ele não o era: "Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo; antes digo palavras de verdade e de um são juízo" [Atos 26.25]. Eu tenho afirmado, e sustento, que as denominações evangélicas são falsas, assim como tantas outras religiões que há no mundo. Com isso tem quem me considere louco. Mas, não sou eu quem digo isso. São as muitas letras. Os ensinamentos são palavras de um são juízo, palavras de verdade. [Irmão Anderson Veloso]. Veja também: Fábrica de loucos: http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/09/fabrica-de-loucos.html?m=0 Nos escreva sua pergunta: Irmoveloso@yahoo.com.br
Qual é a verdadeira igreja de acordo com as Escrituras Sagradas?
Para os membros da igreja evangélica Assembléia de Deus, ela. Para os Membros da igreja Católica apostólica romana, ela. Assim também para os adventistas, os da Deus é amor, os testemunhas de Jeová, os Mórmons, etc. Talvez você seja um membro de um destes, ou de outros grupos, que apesar das diferenças se assemelham a estes. Alem disso, o fato de você ser membro de um destes segmentos significa que acredita que os tais são verdadeiros. Mas, se perguntassêmos a Deus? Qual é a verdadeira igreja? O que será que ele responderia? Será que ele diria que a verdadeira igreja é aquela que iniciou o movimento Pentecostal? Com certeza, não! Será que ele diria que é aquela liderada pelo papa? Absolutamente, não! Nazareno? Batista? Quadrangular? Presbiteriana? Etc. Se Deus Pai dissesse que a igreja verdadeira é a romana, ou as protestantes, ou as pentecostais e neopentecostais, com certeza estaria mentindo. Mas isso é impossível para Deus:
"Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta" [Hebreus 6:18].
É impossível que Deus minta. Portanto, não considera verdadeiro aquilo que foi e está estabelecido na mentira; e em mentiras. Por favor, não é minha intenção te ofender, mas igrejas Católicas, Protestantes, pentecostais e neopentecostais são falsas igrejas. Estas igrejas são falsas não porque quero que sejam. São falsas mesmo que muitos considerem o contrário. E por que? Porque de acordo com as Escrituras Sagradas todas elas estão edificadas sobre a mentira. E, nenhuma reunião religiosa fundamentada em doutrinas errôneas é considerada verdadeira pela bíblia. Igrejas que ensinam heresias são falsas de acordo com ela. Vamos provar.
1. Nas Escrituras Sagradas uma coisa falsa pode se passar por verdadeira.
Este ensinamento pode ser encontrado claramente nas Escrituras Sagradas. Jacó fingiu ser Esaú. Colocou a roupa de Esaú. usou o cheiro de Esaú, Mas quem estava ali era o velho Jacó. Não era o verdadeiro Esaú, mas alguém assumindo, ilegitimamente, sua identidade. Algo falso se passando por verdadeiro.
Gênesis 27
15. Depois tomou Rebeca os vestidos de gala de Esaú, seu filho mais velho, que tinha consigo em casa, e vestiu a Jacó, seu filho menor;
16. E com as peles dos cabritos cobriu as suas mãos e a lisura do seu pescoço;
17. E deu o guisado saboroso e o pão que tinha preparado, na mão de Jacó seu filho.
18. E foi ele a seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho?
19. E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe.
20. Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o SENHOR teu Deus a mandou ao meu encontro.
21. E disse Isaque a Jacó: Chega-te agora, para que te apalpe, meu filho, se és meu filho Esaú mesmo, ou não.
22. Então se chegou Jacó a Isaque seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú.
23. E não o conheceu, porquanto as suas mãos estavam cabeludas, como as mãos de Esaú seu irmão; e abençoou-o.
24. E disse: És tu meu filho Esaú mesmo? E ele disse: Eu sou.
25. Então disse: Faze chegar isso perto de mim, para que coma da caça de meu filho; para que a minha alma te abençoe. E chegou-lhe, e comeu; trouxe-lhe também vinho, e bebeu.
26. E disse-lhe Isaque seu pai: Ora chega-te, e beija-me, filho meu.
27. E chegou-se, e beijou-o; então sentindo o cheiro das suas vestes, abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o SENHOR abençoou;
Uma farsa se passando por verdade. Nas palavras de Deus na bíblia encontramos o ensinamento que aponta para a possibilidade de existir algo que se passa por verdadeiro, mas que na verdade é falso. Jacó se passou pelo verdadeiro Esaú, mas era um Esaú falsificado. Algo falso com aparência de verdadeiro. A bíblia está repleta de exemplos que provam esta verdade. A mulher de Jeroboão fingiu ser o que não era (cf. 1 Rs 14:1-6). Um espírito maligno fingiu ser o profeta Samuel (1 Sm 28:12-15). um espírito de mentira estava na boca dos profetas que agradavam Acabe (Cf. 1 RS 22). Alguns judeus se passavam por sinagoga de Deus, mas eram Sinagoga de satanás:
"Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo" [Apocalipse 3:9].
Se dizem, mas não são. As referências deixam claro a perfeição do ensinamento. coisas falsas se passam por verdadeiras. Se passa por pastor, mas não é:
"Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas" [João 10:12].
Você precisa admitir que as Escrituras Sagradas estão certas. O "mercenário... Não é pastor". Se passa por alguém que cuida das ovelhas, mas é mercenário. Falso se passando por verdadeiro. Com essas poucas linhas você já é capaz de admitir a verdade bíblica de que algo falso pode se passar por verdadeiro. Onde quero chegar? No tema abordado. Se um mercenário pode se passar por pastor, se profetas mentirosos podem se passar por profetas de Deus, também uma igreja falsa pode se passar por verdadeira. Seus adeptos podem considerá-la, mas o Pai de Jesus Cristo não a reconhece, porque seu verdadeiro Líder não é seu filho Unigênito, mas o mercenário. Se o filho de Deus fosse o líder destas instituições estariam estabelecidas na verdade, mas não estão. Por isso são igrejas falsas. Satanás fingiu ser uma serpente, finge ser anjo de luz e finge ser Deus. Igrejas falsas fingem ser verdadeiras, mas são falsas. 2. A constituição da igreja falsa.
Como provar que estas igrejas são falsas? Através do que elas são constituídas. E do que estas falsas igrejas são constituídas? vamos deixar a bíblia montar o quadro.
A. Falsos pastores
"Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas" [João 10:12].
B. Falsos apóstolos
"Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo" [2 Coríntios 11:13]. C. Falsos profetas
"Ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas" [Lucas 6:26]. D. Falsos discursos
"E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos" [Tiago 1:22].
E. Falsas doutrinas
"Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus" [Mateus 16:12].
F. Falsos irmãos
"Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos" [2 Coríntios 11:26]. G. Falso Jesus
"Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis" [2 Coríntios 11:3]
H. Falso Deus
"O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus" [2Tessalonicenses 2:4].
I. Falso espírito
"Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis" [2 Coríntios 11:3]. J. Falso evangelho
"Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis" [2 Coríntios 11:3].
Esta é a constituição da igreja falsa. O ajuntamento destas coisas à cima mencionadas formam uma igreja falsa. Ela tem pastor, mas é falso. Tem apóstolo, mas é falso. Tem irmãos, mas são falsos irmãos. Tem pregação, mas é discurso falso. Tem ensinamentos, mas são doutrinas de homens e de demônios. Tem manifestação sobrenatural, mas são de demônios que imitam o Espírito Santo de Deus. Tem evangelho, mas não é o verdadeiro.
3. por que a igrejas Católicas, Protestantes, pentecostais e neopentecostais são falsas.
Porque elas estão estabelecidas na mentira. A igreja verdadeira tem um fundamento. Este fundamento é a verdade. Se algum grupo se autodenomina "igreja" mas não está conectado aos mesmos ensinamentos da verdade, dados aos servos do passado, então esse grupo é falso. Está estabelecido na mentira. Este é o caso das igrejas católicas, Protestantes, pentecostais e neopentecostais. De onde a igreja Católica apostólica romana veio? Não veio de Deus Pai. Não veio de Jesus Cristo. Ela surgiu entre o III e IV do calendário gregoriano, por iniciativa do imperador Constantino. Essa igreja nasceu em Roma, portanto não pode ser verdadeira. E por quê? Porque a igreja verdadeira já estava em existência, surgiu em Israel e seus primeiros membros foram os judeus. Preste atenção ao que Paulo diz:
"A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho" [Efésios 3:6].
O corpo a que Paulo se refere é a igreja verdadeira iniciada em Israel, não em Roma, cujos primeiros membros eram Judeus. Por isso que é dito "que os gentios são co-herdeiros". Porém, eles só são co-herdeiros se forem " participantes da promessa em Cristo pelo evangelho". A igreja que surgiu em Roma já contradiz isso desde o seu surgimento. ela foi e está estabelecida na mentira. Surgiu montada na besta, mas isso é outro assunto. Definitivamente é uma igreja falsa. São muitas as mentiras, a começar pelo seu nome: IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA. Esse nome não vem da bíblia. Para provar:
Essa imagem é tirada dum programa que pesquisa qualquer palavra na bíblia. Buscado pelo nome "Igreja Católica apostólica romana" nenhum versículo é encontrado. Mesmo a partir do nome tal instituição já se mostra uma fraude. Este não é nome da verdadeira igreja. Se fosse seria encontrado nas palavras de Deus nas Escrituras Sagradas. E as igrejas protestantes vieram de onde? E as pentecostais e neopentecostais?
"Bom dia amigo. Gostaria que me ajudasse a esclarecer algo importante. Eu te pergunto porque confio nos seus ensinamentos E bases Teológicas. Aqui em casa meu marido me perguntou sobre vidas em outros planetas e eu ja ouvi falar em alguma pregação, de alguém que não vem na memória, Que existe essa possibilidade..."
(Pergunta enviada por Daniele Cunha)
Resposta:
Vamos entender um princípio bíblico.
1. O que está escrito na bíblia é suficiente para a verdadeira fé do homem na pessoa de Deus Pai.
"E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus" [2 Timóteo 3:15].
O que está nas "sagradas Escrituras" "podem fazer-te sábio para a salvação". É o que está na bíblia que faz alguém sábio. Tudo que não vem dela faz da pessoa um tolo, como por exemplo vida inteligente em outros planetas; tolice! É por isso que a crença verdadeira e perfeita não vai além do que está escrito:
"E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro" [1 Coríntios 4:6].
"Aprendais a não ir além do que está escrito". Você entende isso Daniele? Acredito que sim. Mas aqueles que defendem a teoria alienígena com certeza não entendem. Crer que existe vida em outros planetas é "ir além do que está escrito". Isso Porque não está escrito que existe vida inteligente em outros planetas. Essa idéia de ETs vem dos cinemas. Vamos entender alguns outros princípios bíblicos.
2. Deus é o Criador de todas as coisas:
"No princípio criou Deus os céus e a terra" [Gênesis 1:1].
Este versículo mostra claramente que Deus criou tudo que há nos "céus" e na "terra". Logo todos os seres que existem e todas as coisas que existem foram criados por ele. Na narrativa do Gênesis encontramos a evidência de que o sistema solar é uma destas grandes coisas que Deus criou:
Gênesis 1
14. E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
15. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
16. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
17. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
Este trecho do Gênesis está se referindo em parte a criação do sistema solar. Note as expressões: "expansão dos Céus", "luminar maior (Sol)", "luminar menor (lua)". Isso é parte do Universo e do sistema solar onde estão os planetas Marte, Júpiter, Saturno, Terra, etc.
3. O objetivo da Criação da Terra.
Sobre qual planeta a narrativa de Gênesis está dando maior atenção? sobre o planeta terra. Por isso é que os luminares "Deus os pôs na expansão dos Céus para iluminar a terra". "para iluminar a terra". Agora, por que a maior atenção está sendo dada ao planeta terra? Porque Deus está Criando a terra com um objetivo. Qual objetivo é esse? Pergunte aos inventores desta mentira de ETs e eles não vão saber, visto que a palavra de Deus não está com eles. Se tivesse não ensinariam estas coisas. Como a nossa conversa é de pessoas que querem a verdade vou revelar a você o motivo da criação da terra. Não é dito na bíblia em nehum lugar que Deus criou algum planeta para ser habitado, ao não ser o planeta terra. Deus criou o planeta terra para ser habitado. Para provar vamos ler:
"Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR e não há outro" [Isaías 45:18].
Quando Deus Nosso Pai criou a terra, ele "a formou para que fosse habitada". Agora, aonde está escrito que Deus criou Júpiter para ser habitado? Ou Marte, ou Vênus, ou Netuno? Em lugar nenhum. O planeta que foi destinado por Deus para habitação de vida inteligente é o planeta terra. Ele criou a terra para a raça dos homens habitar, uma raça inteligente.
"E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação" [Atos 17:26].
"Fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra". Portanto, disco voador vindo de outro planeta é Balela. ETs é uma grande mentira! Deus Nosso Pai só criou dois seres inteligentes: os anjos e os homens. De acordo com a bíblia os anjos são moradores de um mundo espiritual, apesar de virem ao nosso mundo; ao passo que os homens de um mundo físico.
4. Os anjos rebeliados.
Não podemos esquecer, porém, que parte dos anjos criados por Deus Pai se rebelaram contra Ele junto a Satanás:
Apocalipse 12
4. E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.
9. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
Quando estes anjos se rebelaram foram expulsos do Paraíso espiritual de Deus, eles e Satanás:
"Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!" [Isaías 14:12];
Apocalipse 12
7. E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
8. Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. "O dragão (Satanás) e os seus anjos (demônios)" foram expulsos do Paraíso espiritual de Deus. De acordo com apocalipse "o seu lugar não se achou nos céus". Portanto, quem são os verdadeiros ETs? São os demônios enganando as pessoas. Se o lugar deles não se achou mais no céu, morada de Deus, aonde é que eles estão? De acordo com a bíblia "nos lugares celestiais":
"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais" [Efésios 6:12].
Este é o ensinamento da bíblia. Agora, quanto a matéria que você leu, aquilo não vem da bíblia; são mentiras! vou exibir à baixo a matéria e destacar os equívocos.
Eles dizem que "profetas tiveram contato com ETs" que, segundo eles, são seres de outros planetas. Uma mentira absurda! Distorção descarada da verdade das Escrituras Sagradas! Aonde está escrito na bíblia que os profetas tiveram contato com seres de outros planetas? O contato que os servos de Deus tiveram foi com seres de um mundo espiritual e não de planetas físicos. Moisés, por exemplo, teve contato direto com Deus Pai:
"E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda" [Êxodo 33:11].
Gideão e Zacarias foram visitados por anjos:
Juízes 6
11. Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. 12. Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.
Lucas 1
11. E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.
12. E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele.
Em Hipótese alguma estas experiências foram com alienígenas vindo de outros planetas. Tenho pena destas pessoas que se entregam a tão grande mentira. Tal teoria alienígena é fábula! A bíblia diz para você não acreditar nestas coisas:
"Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade" [Tt 1:14].
A matéria diz também que "alguns profetas como Enoque viajaram em discos voadores". Meu Deus do céu! Aonde a bíblia diz isso?
Se houver mais alguma dúvida estou a disposição...
Não. Esta é a resposta rápida e imediata. Mas, permita-me provar pelas Escrituras Sagradas que este é o ensino dela. Vamos tomar como ponto de partida a história bíblica do encontro de Jesus com um certo homem. Até certo ponto, o tal homem estava interessado no assunto da salvação:
"E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?" [Mateus 19:16].
Este homem estava interessado no assunto da salvação. Ele queria saber o que seria suficiente para obtenção da vida eterna. Por isso ele pergunta: "que bem farei para conseguir a vida eterna?". Jesus Cristo fala com ele a cerca dos dez mandamentos, que ainda estavam em vigor antes da sua morte:
"E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos" [Mateus 19:17].
De acordo com o texto este homem questionado por Jesus afirma guardar os dez mandamentos:
"Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?" [Mateus 19:20].
Qual foi a resposta de Nosso Senhor Jesus Cristo para ele? Será que ele disse que aquilo era suficiente? Jesus lhe respondeu que guardar os dez mandamentos não era suficiente para a salvação. Para provar:
"E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me" [Lucas 18:22]. "Ainda te falta uma coisa". Aquele homem guardava os dez mandamentos. Não matava, não roubava e honrava os pais:
Mateus 19
18. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
19. Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
20. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? "Tudo isso tenho guardado", diz o homem. Mas não era suficiente para a salvação que Jesus Cristo veio oferecer. Por isso é que Nosso Senhor Jesus Cristo diz para ele: "ainda te falta uma coisa".
Agora, por que os dez mandamentos não são suficientes para a salvação?
"Irmão gostaria de fazer uma pergunta. Pessoas afirmam que Jesus ressuscita os mortos. Nos dias de hoje é possível que isso aconteça?"
[Adriana Veloso].
Resposta:
Não podemos negar o fato de que os profetas, Jesus Cristo e os apóstolos ressuscitaram pessoas. Na bíblia várias passagens comprovam isso. Alguns exemplos:
O profeta Elizeu.
"E sucedeu que, contando ele ao rei como ressuscitara a um morto, eis que a mulher cujo filho ressuscitara clamou ao rei pela sua casa e pelas suas terras. Então disse Geazi: O rei meu senhor, esta é a mulher, e este o seu filho a quem Eliseu ressuscitou" [2 Reis 8:5].
Jesus Cristo.
João 11
43. E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. 44. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.
Apóstolo Pedro.
Atos 9
37. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto.
40. Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.
41. E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva.
42. E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor.
Não podemos negar também que Jesus Cristo deu poder aos seus apóstolos para ressuscitarem os mortos:
Mateus 10
1. E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.
8. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Agora, isso significa que mortos devem ser ressuscitados literalmente em nossos dias? Existe alguma lógica em Deus ressuscitar alguém, depois de tal pessoa ter morrido, se ele poderia antes evitar que ela morresse? Não, não existe lógica! Então porque estas coisas aconteceram no passado? Visões, previsões, milagres e ressurreições aconteceram no passado a fim de servir como lição para as coisas futuras, e se transformaram em coisas escritas para que as nações viessem a obediência da fé:
"Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos" [1 Coríntios 10:11];
"Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança" [Romanos 15:4];
"Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé" [Romanos 16:26].
De modo que, as ressurreições que aconteceram no passado são figuras da ressurreição futura, chamada na bíblia de melhor ressurreição.
"As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição" [Hebreus 11:35].
Estas pessoas que alegam ter poder de ressuscitar os mortos são mentirosas. E por quê?
1. A origem do poder para ressurreição é o Pai.
Profetas ressuscitaram literalmente mortos. Enquanto esteve na terra Jesus Cristo ressuscitou literalmente mortos. Os apóstolos ressuscitaram literalmente mortos. Mas o poder para tal coisa não era deles. Estava neles. Mas, não se originava neles. Vinha de uma fonte. A origem do poder que tiveram era o Pai. O Pai é a fonte até mesmo do poder que operava em Jesus Cristo quando estava manisfestado na carne. De modo que, até as ressurreições que realizou tiveram o poder do Pai como origem:
"Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele" [Atos 10:38].
As curas, os milagres e as ressurreições ocorridas no passado, realizadas pelos profetas, por Jesus Cristo e pelo os apóstolos tinham origem no poder do Pai. O poder não era deles, porque o poder pertence ao Pai:
"Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus" [Salmos 62:11].
É muito claro, como a luz do sol. "O poder pertence a Deus". Portanto, qualquer homem que alegue tê-lo é mentiroso. "O poder pertence a Deus". Para não alongar este ponto, você se lembra dos primeiros ensinamentos de Jesus Cristo? Lembra quando ele estava ensinando os discípulos a orarem? O que foi que ele disse? Nosso Senhor Jesus Cristo disse que o poder pertence ao Pai:
"E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém" [Mateus 6:13].
"Porque teu é... o poder"!
2. Porque depois das ressurreições verdadeiras ocorridas no passado veio um mandamento de Deus que estas pessoas mentirosas não conhecem.
Todos os homens estão ordenados a morrerem "uma vez".
"E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo" [Hebreus 9:27].
Alguém pode passar por cima disso? Aos homens está "ordenado", é um mandamento, "morrerem uma só vez". Portanto, qualquer pessoa que alega estar realizando ressurreições é mentirosa. Se em algum lugar houve alguma coisa parecida, pode ter certeza não é sinal vindo de Deus. Vem da parte do diabo:
"A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira" [2 Tessalonicenses 2:9].
Não se esqueça também que no tempo do fim falsos profetas fariam sinais mentirosos, "que se fora possível enganariam até os escolhidos"
"Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos" [Mateus 24:24].
3. A verdadeira ressurreição que cristãos verdadeiros devem acreditar e esperar.
A verdadeira ressurreição que cristãos verdadeiros devem acreditar e esperar é espiritual.
"Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual" [1 Coríntios 15:44]. "Ressuscitará corpo espiritual". Não é uma ressurreição para morrer de novo, como ocorreram com aquelas do passado. É uma ressurreição para nunca mais morrer. As que ocorreram no passado são figuras desta ressurreição espiritual e futura. Esta ressurreição será realizada através de Jesus na vida daqueles que creram nele de forma correta.
"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia" [João 6:44].
A fé em Jesus Cristo, a crença correta nele é garantia que ele ressuscitará aquele que a possui na ressurreição do "último dia".
"Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia" [João 6:40].
Essa ressurreição espiritual "no último dia" é uma ressurreição futura. É esta ressurreição que cristãos verdadeiros devem acreditar e esperar; é chamada de "melhor ressurreição".
"As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição" [Hebreus 11:35].
Subir ao monte para buscar a Deus é uma prática correta? Muitos grupos religiosos não conseguem viver sem a prática religiosa de subir montanhas para orar. Á baixo um vídeo que mostra um encontro deles numa montanha.
O que a bíblia pode nos ensinar sobre esta atividade?
Vamos estudar:
Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal [Eclesiastes 5:1].
Ninguém pode negar a sabedoria contida neste versículo, que ensina o fato de que existe "sacrifícios de tolos". Por sacrifício Salomão quer dizer atividade religiosa, mas precisamente uma atividade feita em nome do Deus de Israel. Se uma pessoa não sabe, ou não quer, "chegar-se para ouvir" a verdadeira lei de Deus, seus mandamentos, os sacrifícios de tal pessoa, suas atividades religiosas, são "sacrifícios de tolos". E, isso, porque, tais sacrifícios não estão de acordo com a vontade de Deus; vontade que não é percebida pelos tolos, pois não conseguem parar a fim de ouvir: "porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal". Sem obediência a vontade de Deus, revelada nas Escrituras, atividades religiosas, mesmo feitas em nome de Deus, não valem de nada:
1 Samuel 15
21. Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao SENHOR teu Deus em Gilgal.
22. Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
23. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
24. Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do SENHOR e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz.
Saul e seus seguidores transgrediram "a ordem do Senhor" ao mesmo tempo que pensavam estar realizando tarefas em nome de Deus. Seus sacrifícios eram de tolos. O importante é "que se obedeça a palavra do Senhor", e não que se inventem sacrifícios que não são ensinados nela. Sacrifícios inventados e não ensinados nas palavras de Deus é desobediência. É "rebelião"."Rebelião é como pecado de feitiçaria". Está claro, portanto, que atividades religiosas podem ser inúteis, desnecessárias, tolas e vãs, quando não estão de acordo com a vontade de Deus na bíblia. Uma delas é uma idolatria monstruosa praticada pelos pentecostais e neopentecostais: A IDA AO MONTE. Pensam eles que tal sacrifício é feito a fim de que Deus seja buscado. Sacrifícios de Tolos! Acreditam eles que o monte é um lugar sagrado. Mas, aonde está escrito isso na bíblia? Uns estão lá uma vez por semana, outros durante sete semanas e outros ainda o ano todo. De fato é muito sacrifício subir ladeiras íngremes, mas nada disso é ensinado aos verdadeiros cristãos. De fato é muito sacrifício subir as montanhas, mas é sacrifício de tolos! Atividade religiosa em vão. Deus não pode ser encontrado ali, porque Deus não pode estar ali. Vamos entender alguns ensinamentos nas palavras de Deus.
1. Não existe lugar físico sagrado no novo testamento.
Antigamente um lugar físico chegou a ser considerado sagrado, não pelo lugar em si, mas por causa da manifestação da presença de Deus ali. Um bom exemplo disso é o encontro entre Deus e Moisés no monte Sinai.
"E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa" [Êxodo 3:5].
Não era o lugar em si, mas a manifestação da presença de Deus que tornara aquele lugar numa "terra santa". Deus havia descido ali:
"E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo... Portanto desci..." [Êxodo 3:7-8].
No novo testamento, contudo, a coisa é diferente. Não existe lugar físico sagrado. Seja um monte ou um templo de alvenaria, Deus e o seu reino não estão nestes lugares:
Lucas 17
20. E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. 21. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.
O vinte é muito claro, quando diz: "O reino de Deus não vem com aparência exterior...". O vinte e um mais claro ainda, quando diz: "Nem dirão: Ei-lo aqui". Não é um lugar físico. Portanto, o hábito de ir ao monte é uma idolatria, porque uma montanha não é sagrada. Porque "o reino de Deus não vem com aparência exterior". Tampouco, se poderá dizer: "Ei-lo aqui". Nem mesmo um templo de tijolos e cimento feito supostamente para Deus pode ser considerado sagrado, visto que Deus não está ali:
"Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta" [Atos 7:48].
Sinto pena destas pessoas que, entregues a este fanatismo, espalhados pelos pentecostais, sobem e descem dias e noites grandes montanhas fazendo sacrifícios de tolos. Buscando o Deus verdadeiro aonde ele não está. Será que não percebem que mesmo depois de anos nesta atividade não obtiveram nenhum êxito na busca a Deus?
2. O lugar verdadeiro onde Deus deve ser buscado.
Deus deve ser buscado em tempo oportuno:
"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" [Isaías 55:6].
A profecia de Isaías diz que Deus pode ser achado. E para isso o tempo oportuno não deve ser desperdiçado. Ele deve ser invocado "enquanto está perto". Mas aonde ele deve ser buscado? O lugar certo é um templo de pedra? Não, com toda certeza. É numa montanha? Não, absolutamente. Deus não pode ser procurado em lugares físicos. Por isso é tolice buscá-lo no monte. Se Deus for buscado no lugar errado e da maneira errada não será encontrado.
"Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão" [Provérbios 1:28].
Nesta declaração está claro que tem pessoas buscando a Deus. "Porém não me acharão", diz o Senhor. E por quê? Porque estão buscando de maneira errada; rejeitando o conselho do Senhor. "Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão" [Provérbios 1:25].
Agora pense: Deus tem um conselho, correto? Neste conselho aonde foi que ele disse que o lugar para buscá-lo é no monte? Em lugar nenhum! Esta é uma das formas erradas para buscá-lo, porém observada pelos pentecostais e neopentecostais. Não vem do conselho do Senhor esta prática. É por isso que eles buscam, mas não acham. Vão de dia, a noite e de madrugada para os montes, mas "não me acharão", o Senhor garante. Tem a forma correta de se buscar a Deus. Se esta maneira for respeitada, então Deus será encontrado.
"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração" [Jeremias 29:13].
Me achareis, quando. Tem uma condição. "Quando" expressa uma condição. Se a condição for observada, então Deus diz: "me achareis". Este é o lugar onde Deus deve ser buscado: na condição estabelecida por ele. E que condição é essa? Na condição estabelecida por Deus é o lugar onde ele deve ser buscado. Se é uma condição, portanto, não é num lugar físico que Deus deve ser buscado. A busca é espiritual e envolve o íntimo do ser humano. É por isso que é dito que ele será achado "quando me buscardes de todo vosso coração". Ora, Deus é Espírito: "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade" [João 4:24].
Logo, o lugar para buscá-lo também é espiritual. Com o seu interior, "de todo vosso coração", neste lugar você irá encontrá-lo. Este lugar é a sua lei. Como ele "é Espírito", sua lei também é espiritual: "Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado" [Romanos 7:14].
"A lei é espiritual". Este é o lugar. As doutrinas, os mandamentos, as palavras de Deus é o lugar onde o homem pode buscá-lo, conhecê-lo e encontrá-lo.
3. Nem toda atividade religiosa praticada por vários grupos foi ordenada por Deus.
Tem coisas que Jesus fez, mas não deu tais coisas como mandamentos áqueles que desejam fazer a vontade de Deus. Ele amaldiçoou uma figueira, quando não encontrou fruto nela.
"E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente" [Mateus 21:19].
Isso significa que cristãos verdadeiros devem amaldiçoar as árvores se não encontrarem frutos nelas? Não, porque isso não é mandamento. Ele cuspiu no chão, fez lodo e passou na nas vistas de um cego.
"Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego" [João 9:6]
Agora, devemos cuspir na areia e fazer lama para passar nos olhos dos cegos só porque Jesus fez isso? Não, isso não nos foi mandado. Jesus e seus apóstolos oraram no monte. Contudo, em nenhum lugar foi mandado aos cristãos verdadeiros que, se quiserem buscar a Deus devem ir no monte orar. Isso não foi ordenado por Deus em lugar nenhum das Escrituras Sagradas. Logo, é uma atividade religiosa errada, "sacrifícios de tolos". O que servos de Deus verdadeiros devem fazer, observar e praticar são as coisas ordenadas por Deus. Aquilo que está revelado no seu conselho.
"Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão" [Provérbios 1:30].
É no conselho de Deus onde está revelado suas instruções, permissões, proibições e mandamentos. Este conselho é encontrado em sua palavra:
"Porque, quem esteve no conselho do SENHOR, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu?" [Jeremias 33:18].
A palavra de Deus no singular é a soma de suas palavras no plural, reveladas nas Escrituras Sagradas, onde o conselho dele é encontrado. Não é mandado em lugar nenhum de suas palavras a prática de subir montanhas para buscá-lo. Isso é uma atividade religiosa que os pentecostais herdaram dos pregadores avivalistas e a transmitiu aos neopentecostais. Não vem de nosso Senhor Jesus e de seus apóstolos.
4. Subir ao monte como forma de prática religiosa é proibido por Deus.
Nas palavras de Deus nas Escrituras Sagradas não é mandamento a prática religiosa de ir ao monte para buscá-lo. Pelo contrário, é mandamento de Deus não fazer tal coisa. Em outras palavras, Deus proíbe e condena tal prática. Com a ascenção do evangelho nosso Senhor Jesus Cristo condenou a prática religiosa que torna uma montanha um lugar sagrado e um lugar onde Deus deve ser buscado.
João 4
20. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
21. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Aqui se tem duas figuras adoradissimas pelos falsos religiosos. A montanha, ou o monte e o templo feito por mãos humanas. Nos dias de Jesus na terra a mulher samaritana lhe perguntou se devia continuar sendo mantida a atividade religiosa dos samaritanos de buscar e adorar a Deus no monte, no caso deles o Monte Gerezim. Já os Judeus buscavam no templo em Jerusalém. Nosso Senhor Jesus Cristo deixou bem claro que a hora havia chegado que não seria em mais nenhum destes lugares. Mas, os verdadeiros adoradores buscariam e adorariam a Deus em espírito e em verdade:
João 4
23. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Conheço muitas pessoas que insistem neste hábito religioso chamado pela bíblia de "sacrifícios de tolos". Anos se passaram e nada mudou na vida delas. Não há respostas as suas supostas buscas. A ignorância a cerca do verdadeiro caminho de Deus ainda as domina. São perturbados, frustrados emocionalmente e profundamente insatisfeitos. Nosso Senhor Jesus Cristo diz que pessoas assim estão adorando o que não sabem:
João 4
21. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.