1. De onde vieram as igrejas evangélicas?
Quando surgiram no cenário da humanidade as igrejas protestantes? Surgiram a partir de Martinho Lutero, quando ele resolve combater doutrinas erradas dentro da igreja católica apostólica romana, da qual ele mesmo era um membro. Apesar de sua extrema inteligência Martinho Lutero não entendeu, a princípio, que a igreja Romana é irreformável:
"Aquilo que é torto não se pode endireitar; aquilo que falta não se pode calcular" [Eclesiastes 1:15].
Por isso ele não a abandona por decisão própria. Tenta mudar as coisas ali dentro. Mas "aquilo que é torto não se pode endireitar". Nunca haverá espaço dentro da igreja Católica para a verdade! Ali está uma coisa torta que não vai se endireitar até o fim. Ali está a mãe das prostituições da terra. Por isso ele acaba excomungado. É a partir desse Fenômeno que nasce o protestantismo, de onde surgiram igrejas protestantes e as modernas igrejas evangélicas. A igreja Romana não pode ser a verdadeira igreja, porque surgiu em Roma. Ali, dela, surgiram as igrejas protestantes. Geradas no ventre da igreja falsa mãe. Das protestantes surgiram as igrejas evangélicas modernas. Não podem ser a igreja verdadeira, pois a igreja verdadeira já estava estabelecida muito antes de todas elas.
2. Tem duas mães na bíblia.
Cristãos verdadeiros têm uma mãe. Falsos cristãos também têm uma mãe. São dois grupos distintos gerados por duas mães diferentes. Para provar:
"Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós" [Galátas 4:26].
"E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra" [Apocalipse 17:5].
O apóstolo Paulo diz que tem uma personagem que "é mãe todos nós". Todos nós, Paulo quer dizer todos os verdadeiros cristãos. Eles foram gerados por uma mãe que figuradamente Paulo chama de "Jerusalém", cuja origem "é de cima", porque foi estabelecida pelo Pai. Em contrapartida o apóstolo João fala de outra mãe, a qual não é mãe dos verdadeiros cristãos. Mas, "mãe das prostituições e abominações da terra". Está grande prostituta é a igreja Católica Apostólica Romana, de acordo com a profecia do apocalipse. Logo, o que temos? São duas mães, duas igrejas. Uma falsa e uma verdadeira. A verdadeira foi estabelecida pelo Pai em Cristo em Jerusalém. A falsa surgiu montada na besta em Roma mais ou menos no terceiro século.
3. O que pertence ao verdadeiro Deus carrega o seu nome.
Não Sou eu quem digo, mas a história. As igrejas protestantes são geradas pela igreja Católica. As igrejas evangélicas são o resultado do mesmo processo. Elas não pertencem a Deus Pai. Porque, o que pertence a Deus Pai carrega o seu nome. Tome, por exemplo, o significado do nome dos anjos Miguel e Gabriel. Miguel significa "quem é como Deus?". Gabriel significa "mensageiro de Deus". Por quê o nome deles tinham estes significados? Porque eles pertencem a Deus. Assim sendo, se anjos pertencem a Deus devem carregar o seu nome neles. Por isso a bíblia os chama de "anjos de Deus"
"E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela" [Gênesis 28:12];
"Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu" [Mateus 22:30].
Uma coisa não pode pertencer a Deus se não carrega seu nome. Igreja Católica apostólica Romana. Onde está o nome de Deus aí? Não é correto nomear a igreja de igreja Protestante, porque o que pertence a Deus deve carregar o nome dele. Esse é o direito que lhe assiste já que é Senhor e dono daquilo que leva o seu nome. Por isso se a palavra é dele é chamada de "palavra de Deus":
"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" [Hebreus 4:12].
Agora, igreja Batista Não é legítimo! Igreja Presbiteriana? Como pode pertencer a Deus se não leva o nome dele? Igreja evangélica? Não pode ser sustentada pelas Escrituras Sagradas! Tais nomes só podem ser sustentados e aceitos ilegitimamente. O que pertence a Deus carrega seu nome. Os anjos que levam a designação "de Deus" pertencem a ele. A palavra dele também tem a designação "de Deus". Portanto, quando a palavra é de homens a bíblia faz questão de deixar isso bem claro:
"Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes" [1 Tessalonicenses 2:13].
Quando se trata de invenções dos homens a coisa leva o nome dado por eles. Por isso eles inventaram a igreja deles, local onde eles pregam aquilo que Paulo chama de "palavra de homens". Acredito que minha mente está iluminada pelo Espírito da verdade. Por isso seria capaz de escrever um longo texto para provar que o que pertence a Deus leva seu nome, como mencionado á cima; anjos que pertencem a ele são "anjos de Deus", a palavra dele é "palavra de Deus". Mas, vamos resumidamente, a meditação fica por sua conta.
O homem que pertence e serve a Deus é "homem de Deus":
"Esta, porém, é a bênção com que Moisés, homem de Deus, abençoou os filhos de Israel antes da sua morte" [Deuteronômio 33:1].
"E veio um homem de Deus a Eli, e disse-lhe: Assim diz o SENHOR: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, na casa de Faraó?" [1 Samuel 2:27].
"Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão" [1 Timóteo 6.11].
Se ele tem filhos seus filhos são filhos de Deus:
"E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos" [João 11:52].
"Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus" [Galátas 3:26].
Se ele tem uma família essa é a família de Deus:
"Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus" [Efésios 2:19];
O Espírito Santo é o Espírito de Deus:
"Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus" [1 João 4:2];
Até mesmo o Cristo é o Cristo de Deus:
"E vós de Cristo, e Cristo de Deus" [1 Coríntios 3:23].
Percebeu? Tem como negar que tudo que pertence a ele carrega seu nome? O ensinamento das Escrituras é claro. Logo, a igreja verdadeira, a igreja que pertence a ele, também carrega seu nome. Ela se chama "igreja de Deus". Procure pelo nome de qualquer outra instituição que se diz igreja e você não o encontrará na bíblia, porque são igrejas falsas. Igrejas fundadas por pregação de palavra de homens. Não são reconhecidas por Deus nosso Pai. Agora, procure nas Escrituras Sagradas por igreja de Deus. Você irá encontrar porque é legítimo. Porque esse é o nome da verdadeira igreja.
Continua, se Deus quiser...
Irmão Anderson Veloso.
Veja também:
Verdadeira igreja. Parte 1:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2016/03/a-verdadeira-igreja-parte-1.html?m=1
Se você tem alguma dúvida sobre a verdadeira fé escreva sua pergunta para:
Irmoveloso@yahoo.com.br