quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Mandamentos de Deus. Parte 5




Os dez mandamentos são suficientes para salvação?

Não. Esta é a resposta rápida e imediata. Mas, permita-me provar pelas Escrituras Sagradas que este é o ensino dela. Vamos tomar como ponto de partida a história bíblica do encontro de Jesus com um certo homem. Até certo ponto, o tal homem estava interessado no assunto da salvação:

"E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?" [Mateus 19:16].

Este homem estava interessado no assunto da salvação. Ele queria saber o que seria suficiente para obtenção da vida eterna. Por isso ele pergunta: "que bem farei para conseguir a vida eterna?". Jesus Cristo fala com ele a cerca dos dez mandamentos, que ainda estavam em vigor antes da sua morte:

"E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos" [Mateus 19:17].

De acordo com o texto este homem questionado por Jesus afirma guardar os dez mandamentos:

"Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?" [Mateus 19:20].

Qual foi a resposta de Nosso Senhor Jesus Cristo para ele? Será que ele disse que aquilo era suficiente? Jesus lhe respondeu que guardar os dez mandamentos não era suficiente para a salvação. Para provar:

 "E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me" [Lucas 18:22].

"Ainda te falta uma coisa". Aquele homem guardava os dez mandamentos. Não matava, não roubava e honrava os pais:

Mateus 19

18. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
19. Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
20. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?

"Tudo isso tenho guardado", diz o homem. Mas não era suficiente para a salvação que Jesus Cristo veio oferecer. Por isso é que Nosso Senhor Jesus Cristo diz para ele: "ainda te falta uma coisa". 

Agora, por que os dez mandamentos não são suficientes para a salvação?

Continua, se Deus quiser...

Irmão Anderson Veloso.

Veja também:

Mandamentos de Deus. Parte 1
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/09/mandamentos-de-deus-parte-1.html?m=1
Mandamentos de Deus parte 2
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/10/mandamentos-de-deus-parte-2.html?m=1
Mandamentos de Deus parte 3
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/10/mandamentos-de-deus-parte-3.html?m=1
Mandamentos de Deus parte 4
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/11/mandamentos-de-deus-parte-4.html?m=1

Você tem alguma dúvida a cerca da fé?
Nos envie sua pergunta:
Irmoveloso@yahoo.com.br

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Resposta da bíblia para a Irmã Adriana Veloso.



"Irmão gostaria de fazer uma pergunta. Pessoas afirmam que Jesus ressuscita os mortos. Nos dias de hoje é possível que isso aconteça?"

[Adriana Veloso].

Resposta:

Não podemos negar o fato de que os profetas, Jesus Cristo e os apóstolos ressuscitaram pessoas. Na bíblia várias passagens comprovam isso. Alguns exemplos:

O profeta Elizeu.

"E sucedeu que, contando ele ao rei como ressuscitara a um morto, eis que a mulher cujo filho ressuscitara clamou ao rei pela sua casa e pelas suas terras. Então disse Geazi: O rei meu senhor, esta é a mulher, e este o seu filho a quem Eliseu ressuscitou" [2 Reis 8:5].

Jesus Cristo.

João 11

43. E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
44. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.

Apóstolo Pedro.

Atos 9

37. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto.
40. Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.
41. E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva.
42. E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor.

Não podemos negar também que Jesus Cristo deu poder aos seus apóstolos para ressuscitarem os mortos:

Mateus 10

1. E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.
8. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.

Agora, isso significa que mortos devem ser ressuscitados literalmente em nossos dias? Existe alguma lógica em Deus ressuscitar alguém, depois de tal pessoa ter morrido, se ele poderia antes evitar que ela morresse? Não, não existe lógica! Então porque estas coisas aconteceram no passado? Visões, previsões, milagres e ressurreições aconteceram no passado a fim de servir como lição para as coisas futuras, e se transformaram em coisas escritas para que as nações viessem a obediência da fé:

"Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos" [1 Coríntios 10:11];

"Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança" [Romanos 15:4];

"Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé" [Romanos 16:26].

De modo que, as ressurreições que aconteceram no passado são figuras da ressurreição futura, chamada na bíblia de melhor ressurreição.

"As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição" [Hebreus 11:35].

Estas pessoas que alegam ter poder de ressuscitar os mortos são mentirosas. E por quê?

1. A origem do poder para ressurreição é o Pai.

Profetas ressuscitaram literalmente mortos. Enquanto esteve na terra Jesus Cristo ressuscitou literalmente mortos. Os apóstolos ressuscitaram literalmente mortos. Mas o poder para tal coisa não era deles. Estava neles. Mas, não se originava neles. Vinha de uma fonte. A origem do poder que tiveram era o Pai. O Pai é a fonte até mesmo do poder que operava em Jesus Cristo quando estava manisfestado na carne. De modo que, até as ressurreições que realizou tiveram o poder do Pai como origem:

"Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele" [Atos 10:38].

As curas, os milagres e as ressurreições ocorridas no passado, realizadas pelos profetas, por Jesus Cristo e pelo os apóstolos tinham origem no poder do Pai. O poder não era deles, porque o poder pertence ao Pai:

"Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus" [Salmos 62:11].

É muito claro, como a luz do sol. "O poder pertence a Deus". Portanto, qualquer homem que alegue tê-lo é mentiroso. "O poder pertence a Deus". Para não alongar este ponto, você se lembra dos primeiros ensinamentos de Jesus Cristo? Lembra quando ele estava ensinando os discípulos a orarem? O que foi que ele disse? Nosso Senhor Jesus Cristo disse que o poder pertence ao Pai:

"E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém" [Mateus 6:13].

"Porque teu é... o poder"!

2. Porque depois das ressurreições verdadeiras ocorridas no passado veio um mandamento de Deus que estas pessoas mentirosas não conhecem.

Todos os homens estão ordenados a morrerem "uma vez".

"E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo" [Hebreus 9:27].

Alguém pode passar por cima disso? Aos homens está "ordenado", é um mandamento, "morrerem uma só vez". Portanto, qualquer pessoa que alega estar realizando ressurreições é mentirosa. Se em algum lugar houve alguma coisa parecida, pode ter certeza não é sinal vindo de Deus. Vem da parte do diabo:

"A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira" [2 Tessalonicenses 2:9].

Não se esqueça também que no tempo do fim falsos profetas fariam sinais mentirosos, "que se fora possível enganariam até os escolhidos"

"Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos" [Mateus 24:24].

3. A verdadeira ressurreição que cristãos verdadeiros devem acreditar e esperar.

A verdadeira ressurreição que cristãos verdadeiros devem acreditar e esperar é espiritual.

"Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual" [1 Coríntios 15:44].

"Ressuscitará corpo espiritual". Não é uma ressurreição para morrer de novo, como ocorreram com aquelas do passado. É uma ressurreição para nunca mais morrer. As que ocorreram no passado são figuras desta ressurreição espiritual e futura. Esta ressurreição será realizada através de Jesus na vida daqueles que creram nele de forma correta.

"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia" [João 6:44].

A fé em Jesus Cristo, a crença correta nele é garantia que ele ressuscitará aquele que a possui na ressurreição do "último dia".

"Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia" [João 6:40].

Essa ressurreição espiritual "no último dia" é uma ressurreição futura. É esta ressurreição que cristãos verdadeiros devem acreditar e esperar; é chamada de "melhor ressurreição".

"As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição" [Hebreus 11:35].

Espero que tenha ficado claro, Deus abençoe.

[Irmão Anderson Veloso].

Veja também:

Resposta ao irmão Marcelo Rezende:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/10/resposta-ao-irmao-marcelo-rezende.html?m=0

Resposta ao irmão Fabinho Siqueira:
http://irmaoandersonveloso.blogspot.com.br/2015/10/resposta-ao-irmao-fabinho-siqueira.html?m=1